Área Restrita:
PORTAL DO ALUNO
PORTAL DO PROFESSOR
Telefone Geral:
Fundação Percival Farquhar será homenageada na Câmara Municipal de Valadares pelos 50 anos de existência
20/06/2017 - 15h27
A proposta faz parte de um requerimento apresentado pela vereadora Iracy de Matos.

Em 2017, a Fundação Percival Farquhar (FPF), comemora 50 anos de existência atuando em prol do desenvolvimento de Governador Valadares e região. Nesta quinta-feira (22), às 18h30, a instituição será homenageada da Câmara Municipal de Governador Valadares pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

“É o cinquentenário de uma instituição que mantém um dos maiores projetos educacionais de Governador Valadares e região. É imensurável a contribuição da Fundação Percival Farquhar no crescimento e desenvolvimento de nossa cidade”, disse a vereadora Iracy de Matos, ressaltando a importância da FPF.

A Fundação Percival Farquhar é mantenedora da TV Univale, um canal educativo e de interlocução com a comunidade, da ETEIT, escola técnica de nível profissionalizante e da Universidade Vale do Rio Doce – Univale.

Moradores de Valadares e região têm se beneficiado com uma variedade de serviços gratuitos oferecidos pela Univale, que conferem à instituição o seu caráter comunitário. Entre eles, podemos destacar as Clínicas Odontológicas, o Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (PAOPE), Ambulatório de Lesões, Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), Clínica de Fisioterapia, Ambulatório de Lesões Dermatológicas, Escritório de Assistência Judiciária (EAJ), Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUS), dentre outros.

As Clínicas Odontológicas atendem à comunidade através de programas de atenção específica a idosos, gestantes e bebês. É considerada referência nacional em atendimento a pacientes especiais e conta com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, no Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (PAOPE).

O Ambulatório de Lesões Dermatológicas também transformou-se em unidade de referência para toda a região oferece atendimento à comunidade no diagnóstico, acompanhamento, tratamento e prevenção de feridas. No serviço de Psicologia Aplicada (SPA) são realizados atendimentos de baixo custo a adultos, crianças e famílias, além de orientação vocacional, psicologia escolar e jurídica.

O Escritório de Assistência Judiciária (EAJ), os núcleos do Juizado de Conciliação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUS) são espaços em que a comunidade encontra apoio e esclarecimento para conduzir questões legais, dentre outros.

Sobre a Fundação Percival Farquhar

A FPF foi criada em 7 de junho de 1967 por um grupo de cidadãos, formado por pessoas físicas e jurídicas com o objetivo de implantar a primeira instituição de ensino e pesquisa do município, o Minas Instituto de Tecnologia – MIT, se posicionando como pioneira no ensino superior de Governador Valadares.

Em seguida, vieram a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), a Faculdade de Odontologia (FOG) e a Escola Técnica do Instituto de Tecnologia (ETEIT). Nos anos seguintes, novos cursos foram incluídos e, em 1992, o complexo educacional mantido pela FPF se transformou na Universidade Vale do Rio Doce (Univale), reconhecida pela portaria 1037/92 do Ministério da Educação.

Rua Juiz de Paz José Lemos, 279 - Bairro Vila Bretas - CEP: 35030-260
Cx. Postal 695 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5200