Área Restrita:
PORTAL DO ALUNO
PORTAL DO PROFESSOR
Telefone Geral:
50 anos da Fundação Percival Farquhar é comemorado com homenagem na Câmara Municipal de Valadares
23/06/2017 - 18h49
Foto: Leandro Silva/ASCORG

O presidente do Conselho Diretor da Fundação Percival Farquhar, Rômulo César Leite Coelho, representou a instituição e recebeu das mãos da vereadora Iracy de Matos uma placa em homenagem aos 50 anos da FPF.
Nesta quinta-feira (22), a Fundação Percival Farquhar (FPF) recebeu uma homenagem especial da Câmara Municipal de Governador Valadares pelo seu aniversário de 50 anos. O requerimento foi uma iniciativa da vereadora Iracy de Matos.

A cerimônia foi presidida pelo vereador Dr. Marcilio. Além da proponente Iracy, os vereadores Enes Candido e Marcion Ferreira da Silva também estavam presentes. Secretários municipais, dirigentes de entidades de classe e outras autoridades também prestigiaram o evento.

A solenidade foi iniciada com um breve histórico da instituição. A Fundação Percival Farquhar (FPF) foi criada no dia 7 de junho de 1967, por iniciativa de um grupo de cidadãos preocupados com o desenvolvimento da educação de nível superior na região. A FPF é entidade civil sem fins lucrativos e, atualmente, é mantenedora da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), da ETEIT, escola profissionalizante de nível técnico e da TV UNIVALE, um canal educativo e de interlocução com a comunidade. Professores, funcionários e gestores das instituições mantidas prestigiaram o evento.

A vereadora Iracy de Matos usou a tribuna para homenagear a FPF. Agradeceu a presença de todos e ressaltou a relevância dos serviços prestados pela Fundação à comunidade, por meio de suas mantidas, especialmente a Univale.

Na sequência, o Prof. Armando Gobira também fez uso da palavra em nome dos docentes da Univale. Visivelmente emocionado, o educador declarou seu amor pela instituição, na qual trabalha há mais de 40 anos. Ele contou os detalhes do início de sua trajetória no ensino superior e ressaltou como o empenho de alguns pioneiros foi fundamental para o sucesso obtido até aqui.

A magnífica reitora da Univale, Profa. Lissandra Lopes Coelho Rocha parabenizou a FPF pela sua história de conquistas. Explicou que a universidade, desde o seu embrião, sempre buscou o caminho da excelência e assim o faz, dia-a-dia, por meio da pesquisa, do ensino e da extensão.

O secretário de Educação de Valadares, José Geraldo Lemos Prata, representou o prefeito André Merlo na solenidade. Em suas palavras, demonstrou grande carinho pela instituição onde se formou como cirurgião dentista, foi professor e até reitor, cargo que deixou de ocupar em dezembro de 2016.

O presidente do Conselho Diretor da FPF, Rômulo César Leite Coelho, recebeu a homenagem em nome da instituição que foi entregue pela vereadora Iracy. Na oportunidade, também recebeu placa de homenagem das mantidas e da regional Rio Doce da FIEMG. A alegria compartilhada com Castor Amaral Filho, Presidente do Conselho de Curadores da FPF e Antônio Rodrigues Coelho Júnior, presidente Assembleia Geral FPF, ambos compuseram a mesa de honra.

Após a exibição de um vídeo institucional, foi realizada uma divertida apresentação do grupo teatral Anjos da Alegria, criado em 2016 com o objetivo de melhorar o ambiente hospitalar, trazendo alegria e proporcionando uma recuperação da saúde dos pacientes do Hospital Municipal de Governador Valadares. Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Pedagogia elaboraram o Projeto Anjos da Alegria. Em 2017, o curso de Medicina também passará a integrar a trupe.

Rua Juiz de Paz José Lemos, 279 - Bairro Vila Bretas - CEP: 35030-260
Cx. Postal 695 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5200