Área Restrita:
10/08/2017 - 09h04
Egressa da Univale publica artigo em revista jurídica
Foto: Arquivo Pessoal

Professor Roberto Apolinário de Castro, juntamente com a aluna Renata Apolinário de Castro Lima.

A ex-aluna do curso de Direito, Renata Apolinário de Castro Lima, teve seu artigo “A responsabilidade civil pela perda de uma chance: interfaces do instituto frente aos avanços doutrinários e jurisprudenciais” publicado na Revista Jurídica Síntese, edição de maio de 2017.

O trabalho foi escrito sob orientação do professor Roberto Apolinário de Castro, em 2013, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e discute a aceitação da Teoria da responsabilidade civil pela perda de uma chance, adotada pela doutrina e jurisprudência brasileira, ou seja, confere os direitos e as garantias fundamentais à pessoa que vê seu direito violado, por meio da perda de uma oportunidade.

O processo para publicação se deu através de análise curricular da autora e análise do conteúdo do artigo, que possui poucas publicações acerca do tema até o presente momento. Essa já é a terceira vez que o trabalho foi publicado, sendo veiculado também nas revistas jurídicas Consulex e Amagis Jurídica.

De acordo com Renata, enquanto profissional, essas publicações são diferencias para a carreira. “A publicação do mesmo artigo em três das revistas jurídicas mais conceituadas apresenta reconhecimento do meu trabalho, sendo que tais publicações são, inclusive, excelentes para minha situação curricular”, comentou.

O professor e orientador Roberto Apolinário acredita que essa é a porta de entrada para quem almeja continuar a carreira de pesquisa. “Toda e qualquer publicação é interessante, principalmente partindo de uma orientação de TCC, para quem pretende iniciar em produção científica”, concluiu o docente.

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 - Bairro Vila Bretas - CEP: 35030-260
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5200