Área Restrita:
PORTAL DO ALUNO
PORTAL DO PROFESSOR
Telefone Geral:
(33) 3279-5500
Curso de Odontologia nos cenários de práticas do SUS
11/09/2017 - 15h36
Curso de Odontologia nos cenários de práticas do SUS
Na ocasião, foi discutido o Plano de Atividades com os cirurgiões dentistas das equipes de Saúde da Família
Foto: Arquivo pessoal

Segundo a professora Ayla Matos, coordenadora de Estágio na Estratégia de Saúde da Família (ESF), as atividades contribuirão para a atenção à saúde de qualidade à comunidade assistida, bem como para a formação de profissionais preparados para atuar no SUS.
Com o intuito de ampliar a integração entre o ensino, serviços de saúde e a comunidade em cada semestre letivo, o curso de Odontologia iniciou suas atividades de Estágio Curricular Supervisionado nos cenários de práticas do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O encontro realizado no último mês teve como finalidade discutir e definir, juntamente com os profissionais de Odontologia que serão campos destas práticas, o Plano de Atividades que será desenvolvido no decorrer do segundo semestre de 2017.   

Segundo a Professora Ayla Matos, coordenadora do Estágio na Estratégia de Saúde da Família (ESF), esse é um momento de suma importância, pois cria-se a oportunidade de buscar integrar o planejamento da Unidade de Saúde com a chegada do Professor e dos acadêmicos do 8º período da Universidade. 

“Essa busca por articular as agendas é fator fundamental, com vistas a aumentar os esforços para melhorar a qualidade da atenção prestada à comunidade assistida e também, para contribuir com a formação”, disse. 

As Unidades do Saúde da Família que serão cenários das práticas são: Altinópolis 3 e 4, Carapina 2, Esperança, Jardim do Trevo, Mãe de Deus 2, Santa Helena 2, São Pedro 2, Santos Dumont 1, Turmalina 2, Ubuntu. 

São Unidades situadas nas regiões indicadas pelo Núcleo de Integração Ensino Serviço (NIES), Núcleo Gestor de Inovação em Saúde (NGEIS) para atuação da Univale, após o processo de regionalização dos cenários de prática das Instituições de Ensino Superior (IES), que atuam no município de Governador Valadares.

Ainda de acordo com a professora Ayla Matos, aproximadamente 80 acadêmicos terão a oportunidade de participar destas práticas e vivências que fazem parte do cotidiano dos serviços de saúde das Unidades Saúde da Família em Governador Valadares.

“Isso tudo em prol de contribuir para uma atenção à saúde de qualidade à comunidade assistida, bem como, para a formação de profissional preparado para atuar no SUS. Ao final do semestre letivo, temos uma nova oportunidade de avaliar o processo, com vistas ao aprimoramento do mesmo”, finalizou a docente.

Campus Armando Vieira
Rua Juiz de Paz José Lemos, 279 - Bairro Vila Bretas - CEP: 35030-260
Cx. Postal 695 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho
Rua Israel Pinheiro, 2000 - Bairro Universitário - CEP: 35020-220
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5500

®Copyright 2017 Universidade Vale do Rio Doce - Univale