Área Restrita:
PORTAL DO ALUNO
PORTAL DO PROFESSOR
Telefone Geral:
(33) 3279-5500
Docentes da Univale apresentam trabalhos no 5º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações
09/10/2018 - 19h58
Docentes da Univale apresentam trabalhos no 5º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações
Foto: Arquivo pessoal
Os professores da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) seguem representando a instituição durante o “5º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações”, realizado entre os dias 8 e 10 de outubro em Florianópolis, Santa Catarina. 

Nesta terça-feira, 9 de outubro, o simpósio temático (ST) 7 foi sobre “Desastres ambientais e políticas públicas”, sob coordenação do professor Haruf Salmen Espindola. No auditório do Centro de Filosofias e Ciências Humanas (CFH), a Universidade Vale do Rio Doce contribuiu com artigos apresentados pelas professoras da instituição e doutorandas do Doutorado Interinstitucional (Dinter/UFSC/Univale), Lissandra Lopes Coelho Rocha, Reitora da Univale, Jacqueline Vasconcelos, Gestora de Qualidade, e Adriana de Oliveira Leite Coelho, Pró-reitora de Graduação. 

A apresentação contou com a participação do professor do Mestrado em Gestão Integrada do Território, Haruf Salmen e o docente do curso de Direito, Diego Jeangregório. Os temas explorados foram:

Tema 1: O Desastre Ambiental de Mariana: as violências ambientais visíveis e as silenciosas em Governador Valadares à luz do Direito Ambiental
Autoras: Lissandra Lopes Coelho Rocha e Adriana de Oliveira Leite Coelho;

Tema 2: Desastre Socioambiental da Samarco/Vale/BHP: busca por ferramentas analíticas
Autor: Haruf Salmen Espindola;

Tema 3: Uso sustentável dos rejeitos do Rio Doce para inovação na construção civil e bem-estar social
Autoras: Adriana de Oliveira Leite Coelho e Lissandra Lopes Coelho Rocha;
 
Tema 4: Fios d’água: Representações sociais de crianças ribeirinhas no percurso da onda de rejeitos da Barragem de Fundão
Autora: Jacqueline Martins de Carvalho Vasconcelos;

Tema 5: Desastre de Mariana/MG: um monitoramento da perpetuação dos conflitos decorrentes do desastre
Autor: Diego Jeangregório Martins Guimarães 



Ainda na terça-feira (9), a Univale também esteve em peso nos demais simpósios temáticos.  No ST 1, sobre “Migrações: flora, fauna e humanos em movimento” participou com o artigo “As Migrações na Formação Histórica e Ambiental do Território de Itueta”, feito pelo professor Thiago Martins Santos e pela professora Sueli Siqueira. 

O professor Haruf Salmen foi responsável pelo ST 2, sobre “Agricultura, pecuária e impactos ambientais”, no qual foi apresentado o trabalho “Reforma agrária em terras degradadas: um desafio para os assentados no Vale do Rio Doce”, escrito pelas professoras da instituição, Patrícia Falco Genovez e Maria Terezinha Bretas Vilarino, em parceria com Denis Boaventura da Silva e Arthur Minelli Araújo Gomes.  

No primeiro dia, a instituição participou com apresentação de banner sobre o tema: “Emigração, retorno e Saúde dos emigrantes portadores de hanseníase, elaborado pelas alunas Mariana Guimarães Pereira, Sânia Mayara Lopes Braz e Sandra Nicoli e pela professora Sueli Siqueira. O professor Haruf Salmen Espindola, do Mestrado em Gestão Integrada do Território, coordenou o Simpósio Temático (ST) 7, sobre Desastres ambientais e políticas públicas, realizado no mini auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). 

O evento segue até esta quarta-feira (10), onde o professor Haruf Salmen continuará coordenando mais um simpósio temático. Na oportunidade, foi selecionado para apresentação o artigo “A propensão à migração a partir do crime ambiental da Samarco”, escrito pelo aluno do Mestrado em Gestão Integrada do Território, Ricardo Alves. 

Campus Armando Vieira
Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 - Bairro Vila Bretas - CEP: 35030-260
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho
Rua Israel Pinheiro, 2000 - Bairro Universitário - CEP: 35020-220
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5500

®Copyright 2018 Universidade Vale do Rio Doce - Univale.