Área Restrita:
10/10/2018 - 19h15
Ciências Contábeis abre Semana do Contador com palestra
Foto: Leandro Silva/ ASCORG

O evento de abertura foi realizado no auditório do Campus Armando Vieira (Campus I da Univale)
No ano em que comemora 26 anos, o curso de Ciências Contábeis da Univale realiza a tradicional Semana do Contador. A programação extensa conta com oficinas e minicursos, além de palestra magna, realizada na primeira noite do evento.

A abertura oficial do evento foi feita pela Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Profª. Kíssila Zacché Lopes de Andrade, que representou a magnífica reitora da Universidade Vale do Rio Doce, Profª. Lissandra Lopes Coelho Rocha.

“Para nós, é um imenso prazer receber profissionais de mercado para um intercâmbio e troca de saberes. Troca que é extremamente produtiva e traz novas pespectivas de mercado para nossos estudantes, promovendo integração entre a universidade e a comunidade. Comunidade que já tem um estreito relacionamento com o curso por meio dos atendimentos do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábeil, o NAF”, ressaltou a docente durante sua fala.

Na sequência, o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Prof. Marcelo Lopes Bello Coelho fez uso da palavra. Na oportunidade, ele destacou o trabalho dos alunos que integram do CRC Jovem na organização do evento.

O Conselho Regional de Contabilidade se fez presente por meio do delegado regional João Marcio Luiz de Almeida. Ele, como egresso dos cursos de Ciências Contábeis e Direito, demonstrou profunda alegria em retornar, mais uma vez, à Univale. E estimulou os acadêmicos a investirem na educação continuada.

O tema da palestra foi “Sped – eSocial”, proferida pela contadora, perita e consultora nas áreas contábeis e tributária, Andrezza Célia Moreira. “É importante que os alunos se atualizem em relação a isso, porque eles estão saindo para o mercado de trabalho e já serão formados dentre desse novo ambiente. Esse sistema é novidade não só para aqueles que terão contato com ele agora, mas para todo o Brasil, pois está sendo implantado neste momento, explicou a palestrante.

O eSocial é um Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas instituído pelo Decreto nº 8373/2014. Segundo o Governo Federal, por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

Ao final da palestra, o coordenador entregou para a palestrante o certificado de participação e fez sorteio de brindes para os presentes. No encerramento, foi realizado um momento de confraternização.

O evento contou com o apoio e patrocínio das seguintes empresas e instituições: Balaio De Manga Bistro, Dream Modas, Conselho Regional de Contabilidade de MG, Consol - Contabilidade Souza Lima Ltda; Contabilidade Central; Contatore - Assessoria Contábil, Editora Intersaberes, Loja Poshmen, Sindcont - Sindicato Dos Contabili

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 - Bairro Vila Bretas - CEP: 35030-260
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5200
Rua Israel Pinheiro, 2000 - Bairro Universitário - CEP: 35020-220
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5500

®Copyright 2018 Universidade Vale do Rio Doce - Univale.