Área Restrita:
III Seminário do Rio Doce irá discutir desastre ambiental
09/11/2018 - 09h46
III Seminário do Rio Doce irá discutir desastre ambiental
O evento é marcado pelos 3 anos do maior desastre ambiental de Minas Gerais, o rompimento da barragem da Samarco.

Três anos após a maior tragédia ambiental do país, o rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Samarco, em novembro de 2015, o III Seminário do Rio Doce vem discutir questões socioambientais e as consequências para os ecossistemas e comunidades humanas. O evento acontece no dia 20 de novembro, com a participação de professores, pesquisadores, alunos de doutorado, mestrado e graduação, agentes públicos, entidades da sociedade civil, representantes de atingidos, movimentos sociais e povos tradicionais, em parceria com o Fórum Permanente da Bacia do Rio Doce (MG).

O Seminário é uma iniciativa conjunta do curso de Direito da Univale, do Observatório Interdisciplinar do Território (OBIT), órgão vinculado ao mestrado em Gestão Integrada do Território da Univale, e do Fórum Permanente da Bacia do Rio Doce/MG, e visa unir as instituições de ensino superior para que, juntas, possam trabalhar em projetos de pesquisa e extensão em busca de soluções e alternativas para as questões socioambientais que surgiram após o desastre de 2015.

Durante esta edição, segundo o professor Haruf Salmen Espindola, um dos organizadores, o Seminário do Rio Doce constará de três momentos: propor a formação de um grupo de trabalho para a criação da Rede Interinstitucional de Pesquisa Socioambiental de Governador Valadares (RIPS-GV), além da definição de uma agenda para a iniciar o processo de comunicação dos atingidos do médio rio Doce, com apoio do Jornal A Sirene, e publicar a segunda Carta de Governador Valadares, com a posição dos participantes sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) –Governança.

Pela manhã, antes das discussões ainda acontecerá uma exposição sobre o Painel Independe do Rio Doce, organizado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), ministrada pelo professor Dr. Francisco Barbosa (UFMG). E, à tarde, acontecerá uma roda de conversa com os representantes do Jornal A Sirene, de Mariana/MG, com a participação do Fórum Permanente do Rio Doce, de movimentos sociais e dos atingidos.

Comissão Organizadora:

André Rodrigues Santos - Direito da Univale:

Braulio Magalhães Santos - Direito da UFJF/GV

Claudio Guerra - Consultor Ambiental

Cristiana Maria de Oliveira Guimarães - IFMG/GV:

Diego Jeangregório Martins Guimarães - OBIT/Univale

Haruf Salmen Espindola - GIT/Univale

Wellington Moreira de Azevedo - Fórum Permanente do Rio Doce

8h às 12h – Encontro de Pesquisadores

Local: Campus II, Bloco PVA, Sala 12.

Coordenação: Prof. Dr. Haruf Salmen Espindola

Apresentação do Painel Independente do Rio Doce (IUCN) e do 1º Relatório Temático Francisco Barbosa (UFMG).

Contribuições de diferentes experiências:

·  Rede Terra Água: Relato da experiência do trabalho em rede, com Carlos Frankl Sperber (UFV) e Sérvio Pontes Ribeiro (UFOP);

·  PELD – importância dos projetos de pesquisa de longa duração, com Francisco Barbosa e Sónia Maria Carvalho Ribeiro (UFMG);

·  Relação entre pesquisa e atingidos, com Cacique Toninho de Comboios (Povo Tupiniquim/Guarani – Espírito Santo)

Discussão para constituição do grupo de trabalho (GT) de construção de uma Rede Interinstitucional de Pesquisa Socioambiental de Governador Valadares – RIPS-GV.

Tarde (14h às 17h)

Roda de Conversa com o jornal “A Sirene”

Local: Salão Metrópoles da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

Coordenação: Wellington Azevedo (Fórum Permanente da Bacia do Rio Doce)

1)  Apresentação do jornal “A Sirene” em Mariana (MG);

2)  A importância da voz dos atingidos;

3)  Constituição de um coletivo de comunicação do Fórum da Bacia do Rio Doce.

Noite (18h30 às 22h)

Discussão: TAC-Governança

Local: Auditório do Campus I, no bairro Vila Bretas

Coordenação: André Rodrigues (Coordenador do Curso de Direito da Univale)

Painel da situação atual do Rio Doce (Cláudio Guerra)

Leonardo Castro Maia (MPMG):  Análise do TAC-Governança

Mesa Redonda para debater o TAC-Governança

Moderador: Cláudio Guerra

Debatedores:

Diego Jeangregório Martins Guimarães (Univale);

Fábio Monteiro Cruz (IFMG-GV);

Luciana Tasse Ferreira (UFJF-GV);

Tayara Talita Lemos (UFJF-GV);

Toninho de Comboios (Povo Tupiniquim/Guarani).

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 - Bairro Vila Bretas - CEP: 35030-260
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5200
Rua Israel Pinheiro, 2000 - Bairro Universitário - CEP: 35020-220
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5500

®Copyright 2019 Universidade Vale do Rio Doce - Univale.