Área Restrita:
PORTAL DO ALUNO
PORTAL DO PROFESSOR
Telefone Geral:
Curso de Medicina da Univale doará bonecos para o Instituto Nosso Lar em Valadares
05/12/2018 - 10h30
São cerca de 50 bonecos que variam entre Barbies e super-heróis que foram usados durante as aulas de anatomia desse semestre.
Foto: Mayara Gama/ASCORG

Pode até parecer brincadeira ter que identificar o fêmur do Homem-Aranha ou o bíceps do Superman, mas foi assim que, durante o segundo semestre de 2018, os alunos do 1º período do curso de Medicina da Univale participaram das aulas de Anatomia. E agora, os bonecos utilizados para o aprendizado terão outra função: alegrar o Natal das crianças do Instituto Nosso Lar, em Valadares.

Cerca de 50 bonecos serão entregues no dia 6 de dezembro, às 16h30, na sede da instituição, que fica situada na rua Mogno, nº 10, bairro Turmalina. Durante a ação, ainda haverá um momento lúdico com os pequenos, promovido pelos alunos do curso de Medicina, com contação de histórias sobre os personagens dos brinquedos doados.

O uso de bonecos é uma metodologia ativa e acontece da seguinte forma: no início das aulas os alunos compram os bonecos e, de acordo com a matéria estudada na disciplina, eles marcam pontos anatômicos, como ossos ou músculos, no corpo dos brinquedos, para, posteriormente, ministrarem uma aula sobre aqueles pontos.

A aluna Viviane Marinho destaca que a técnica permitiu que os alunos construíssem o conhecimento de forma diversificada e interessante, o que resultou na fácil compreensão dos conteúdos. “Ainda temos esse ganho que é a aproximação com as crianças, em um momento tão sensível que é o Natal. O ato de doar os bonecos traz mais ganhos à nossa formação profissional e humana, principalmente”, comentou a estudante.

Na Univale, a ação foi organizada pelos professores da disciplina, Eduardo Martins e Isaías Cabral. E o Instituto Nosso Lar foi escolhido para doação pelos próprios alunos, após votação em sala. De acordo com o professor Eduardo, essa metodologia se torna diferencial na disciplina, já que, por exemplo, o ponto marcado nos bonecos é de fácil memorização e se torna mais difícil de ser esquecido.

“O aluno quando está no primeiro período tem pouco contato com o paciente, são matérias básicas. E se você já começa a voltar o olhar do aluno para a comunidade aonde ele vive, você já começa a conectar esse aluno com o verdadeiro objetivo dele, que é cuidar dos pacientes. Ele já começa a se doar”, explicou o professor.

O estudante Vittor Guidoni Marianelli, acredita que são momentos como estes que marcam a vida de uma criança. Para ele, essa pequena ação vale muito para as crianças, até mesmo mais do que se pode compreender.

“Os bonecos foram algo que nos ajudou a entender a matéria de uma forma diferente, abrindo nossos olhos para ângulos e métodos diferentes, onde aprendemos dos pequenos aos grandes detalhes. Agora, com essa ação, creio que os bonecos poderão ajudar as crianças de formas alternativas, proporcionando-as lazer e diversão, coisas que nós também sentimos, apenas com práticas e meios diferentes, mas utilizando o mesmo objeto”, concluiu Vittor.

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 - Bairro Vila Bretas - CEP: 35030-260
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5200
Rua Israel Pinheiro, 2000 - Bairro Universitário - CEP: 35020-220
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5500

®Copyright 2018 Universidade Vale do Rio Doce - Univale.