Área Restrita:
05/12/2018 - 09h46
1° Seminário Flash-talk de fisiologia neuroendócrina
Foto: Arquivo Pessoal

Nos dias 28 e 29 de novembro os alunos do 2º período do curso de Educação Física - Bacharelado promoveu o 1° Seminário Flash-talk de Fisiologia Neuroendócrina, como parte das atividades da disciplina de Fisiologia Geral, ministrada pelo professor Marcus Vinícius. Participaram também os alunos do 2° período do curso de Psicologia. A atividade foi realizada na sala de estudos do PAOPE, e no auditório do Centro Esportivo.

De acordo com o professor Marcus, o evento teve dois objetivos principais: o primeiro foi discutir os fundamentos biológicos que explicam as variações dos níveis de hormônios e de neurotransmissores no organismo humano em cinco condições: stress, ansiedade, sono, humor, e oscilação do peso corporal, com ênfase em obesidade e anorexia. A fundamentação teórica para esta discussão foi proporcionada pelos alunos do curso de Psicologia. O segundo objetivo foi discutir os mecanismos neuroendócrinos que explicam como a prática de atividade física pode contribuir para a evolução positiva do indivíduo acometido de quadros patológicos envolvendo estas cinco condições. Esta discussão foi gerada nas apresentações dos alunos do curso de Educação Física.

Marcus explica que diferente de uma palestra convencional em que o palestrante tem entre 10 e 20-25 minutos para sua apresentação, uma palestra flash-talk é realizada com 1 a 5 minutos, o que requer um extenso exercício para priorizar a exposição do que é absolutamente trivial.

“No 1° Seminário Flash-talk de Fisiologia Neuroendócrina, os alunos realizaram a apresentação dos trabalhos com tempo máximo de 5 minutos. Uma atividade que requereu poder de síntese, e ao mesmo tempo, demonstrou que é possível explanar temas complexos de forma clara e eficiente em pouco tempo. Uma necessidade imperativa no mercado de trabalho atual, independente da área do conhecimento”, comentou.

Para os estudantes de Psicologia, que lidam de forma aprofundada com as condições abordadas no evento (stress, humor, sono, ansiedade e transtornos alimentares), a discussão contribuiu para mostrar como estes campos do conhecimento humano criam pontes entre si, especialmente considerando que a saúde é caracterizada como bem-estar biológico, psicológico e social. O evento ainda ampliou aos alunos a visão de que, na prática profissional, poderão orientar seus pacientes à busca de um profissional de Educação Física para a realização de atividade física supervisionada, de modo a somar esforços com eventuais intervenções psicoterapêuticas e contribuir para a evolução clínica do paciente.

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 - Bairro Vila Bretas - CEP: 35030-260
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5200
Rua Israel Pinheiro, 2000 - Bairro Universitário - CEP: 35020-220
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5500

®Copyright 2018 Universidade Vale do Rio Doce - Univale.