Área Restrita:
13/12/2018 - 13h37
Egressas e professores da Pedagogia publicam artigo qualis A2
Foto: Arquivo Pessoal

As egressas do curso de Pedagogia, Ariádine Soares Oliveira e Simone Monteiro Mendonça, tiveram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aprovado publicado em uma revista classificada como Qualis A2, o segundo mais alto nível de qualidade em produções científicas. As alunas contaram com a orientação dos professores Edmarcius Carvalho e Dra. Maria Vilarino, para transformá-lo em um artigo.

O artigo denominado “A pedagogia hospitalar como campo de formação e atuação profissional” foi publicado na edição volume 10, número 20, da Revista Práxis online, uma publicação científica semestral, que busca a discussão ampliada da prática pedagógica e dos saberes do Ensino de Ciências, Saúde e Meio Ambiente por educadores e pesquisadores do ensino formal e não-formal.

Para o professor Edmarcius Carvalho Novaes, que lecionou a disciplina de Educação Social no curso de Pedagogia e orientou as alunas na produção do TCC, a publicação significa um marco no ensino, prática e da pesquisa.

“A publicação é fruto do estágio de Educação Social do curso de Pedagogia, realizado pelas alunas no segundo semestre de 2015, em um hospital municipal, com o objetivo de se pensar a formação e atuação pedagógica naquele espaço na condição de educadoras sociais, uma área nova para profissionais pedagogos, e neste sentido, poder levar as alunas agora para a produção científica foi um prazer”, comentou Edmarcius.

Já a professora Maria Terezinha Bretas Vilarino destaca que “o trabalho das alunas é uma discussão da interdisciplinaridade ao propor o diálogo entre as áreas da educação e da saúde, pois destaca que a atuação de pedagogas na função de educadores sociais no contexto da Pedagogia Hospitalar é uma demanda existente para atender os direitos à educação de crianças e jovens que se encontram hospitalizados”.

Leia o artigo completo no link: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/index

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 - Bairro Vila Bretas - CEP: 35030-260
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5200
Rua Israel Pinheiro, 2000 - Bairro Universitário - CEP: 35020-220
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5500

®Copyright 2019 Universidade Vale do Rio Doce - Univale.