Área Restrita:
PORTAL DO ALUNO
PORTAL DO PROFESSOR
Telefone Geral:
(33) 3279-5500
Projeto “Direito e Saúde na Escola” leva orientações a estudantes do Ensino Médio
14/05/2019 - 18h45
Projeto “Direito e Saúde na Escola” leva orientações a estudantes do Ensino Médio
Foto: Leandro Silva

A Escola Estadual Israel Pinheiro recebeu mais uma edição do projeto "Direito e Saúde na Escola", com os cursos de Enfermagem e Direito.
Os cursos de Direito e Enfermagem promoveram uma atividade voltada a alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Israel Pinheiro, com o projeto “Direito e Saúde na Escola”. Por meio de uma apresentação teatral, os discentes trabalharam temas como: Liberdade de Expressão e Bullying, Drogadição, Menor Idade e Abuso Sexual. 

Do curso de Direito, participaram acadêmicos do 2º período, sob orientação das professoras Sara Edwirgens Barros Silva, Kamila Soyer Guimarães e Elizabete Carvalho. As atividades educativas foram desenvolvidas com base nos direitos fundamentais, estudados na disciplina Direito Constitucional I, com apoio da Antropologia, do mesmo curso. 

Pelo curso de Enfermagem, se apresentaram alunos do 5º período, orientados pelo professor Micael Alves dos Santos. De acordo com a Disciplina Integração Educação em Saúde I, os estudantes abordaram as implicações, na área da saúde, dos temas trabalhados no teatro. 

Para que o teatro fosse realizado, a movimentação de ambos os cursos envolvidos no projeto “
Direito e Saúde na Escola” começou bem antes; nos meses de março e abril. “As duas turmas foram divididas em três grupos: Docência, responsável por ministrar uma aula de forma dinâmica e com metodologias ativas de ensino-aprendizagem; arte, que promoveu a encenação, envolvendo os temas; e comunicação, responsável pela divulgação e produção dos relatórios das atividades”, explica o professor Micael Alves. 

Segundo o docente, os alunos desenvolveram perfis nas redes socias para a divulgação do projeto e sortearam brindes durante o evento. Para ele, a importância da ação está em aperfeiçoar e integrar a formação dos discentes por meio trabalho articulado entre os cursos. 

“É um espaço onde o aluno torna-se protagonista e possui autonomia em seu processo de formação. Também de grande relevância está a realização de projetos de extensão na comunidade e as parcerias entre universidade e serviços da rede pública de ensino. A relevância desta parceria também se encontra na realização de um trabalho multi e interdisciplinar, bem como permitir aos nossos alunos estabelecerem uma relação empírica e científica ao mesmo tempo. Além de contribuir com a conscientização de adolescentes do ensino médio em Governador Valadares”, complementa ele. 

O projeto foi desenvolvido, inicialmente, pelo professor e coordenador de Direito, André Rodrigues dos Santos, para atividades relacionadas ao curso. Com a inserção do curso de Enfermagem, evoluiu e passou a se chamar “Direito e Saúde na Escola”, oferecendo mais possibilidades de discussão com a comunidade. 


Colaboração: professor Micael Alves


Campus Armando Vieira
Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 - Bairro Vila Bretas - CEP: 35030-260
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho
Rua Israel Pinheiro, 2000 - Bairro Universitário - CEP: 35020-220
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5500

®Copyright 2019 Universidade Vale do Rio Doce - Univale.