Mesa da solenidade do Seminário do Tribunal Regional do Trabalho

Tribunal do Trabalho realiza seminário na UNIVALE para discutir prestação de serviços por plataformas

01 junho, 2023

O Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) escolheu a UNIVALE para realizar seu 1º Seminário Formativo do Leste Mineiro, discutindo o trabalho mediante plataformas e novos formatos de prestação de serviço. Durante o encontro, ocorrido na noite de quinta-feira (31), profissionais e estudantes de Direito acompanharam debates sobre temas como vínculo empregatício, direitos trabalhistas e saúde mental de trabalhadores que se cadastram em aplicativos para oferecer seus serviços.

Ao discursar na solenidade de abertura do Seminário, a reitora da UNIVALE, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, destacou que foi a primeira vez que o TRT-MG organizou esse evento no interior do Estado. Ainda na abertura do evento, a universidade homenageou seus 35 alunos de Direito aprovados no mais recente exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Alguns dos alunos da UNIVALE aprovados no exame da OAB, em homenagem durante seminário do Tribunal Regional do Trabalho

“Para nós é uma honra que o TRT tenha nos selecionado para este importante evento, que traz informações e reflexões importantes para esta região. Toda a Justiça do Trabalho está envolvida neste evento, e também os alunos do curso de Direito. É importante para nós discutir e sempre se atualizar nessas informações”, comentou a reitora.

Para o juiz coordenador acadêmico da Escola Judicial do TRT-MG, Vítor Salino de Moura Eça, o debate sobre esses temas é importante para a formação de novos juízes. “A nossa tarefa tem a ver com a formação de juízes e servidores para a Justiça. E são pessoas que lidam com o público, lidam com muita gente de interesses e culturas diferentes, e o diálogo com a universidade e a comunidade como um todo é fundamental para nós. A gente vem aqui para aprender e para ensinar”, afirmou.

Palestras sobre trabalho

A primeira palestra da noite teve como tema “Trabalho e subordinação algorítmica: elementos para aferição do vínculo de emprego em trabalhadores por aplicativo”, e foi proferida pelo juiz do TRT-MG e professor da UNIVALE, no curso de Direito e no mestrado em Gestão Integrada do Território, Alexandre Pimenta Batista Pereira. Ele reconhece que a garantia de vínculo empregatício e direitos trabalhistas a esses prestadores de serviço é um tema polêmico e que divide o Judiciário.

“Esse trabalho tem crescido na sociedade e desperta profundos estudos doutrinários e repercussões jurisprudenciais quanto a esse tema. Nossa reflexão é falar da precarização desse tipo de trabalho prestado na sociedade contemporânea, no sentido de não se reconhecer direitos trabalhistas básicos para esse tipo de trabalho, como férias, 13º salário e registro em carteira. Devemos sim ampliar as oportunidades na sociedade, mas não podemos esquecer de proteger a dignidade humana e o valor social que o trabalho representa. Para crescer, mas com qualidade e protegendo os direitos de todos os trabalhadores, se assim forem devidos”, observou o professor Alexandre.

Público sentado nas cadeiras do auditório da Univale para o seminário formativo do Tribunal Regional do Trabalho

O outro debate da noite foi sobre “Saúde mental no trabalho em plataformas digitais”, tendo como palestrante a psicóloga Mariana Sarro Pereira de Oliveira, que também é professora no campus do IFMG em Governador Valadares. Em sua fala, ela destacou que a falta de garantias e a precarização do trabalho podem levar ao adoecimento mental.

“O estresse não é de todo ruim, faz parte da nossa vida. A gente pode ter um estresse que a gente chama de criativo, que é aquele que nos impulsiona e nos motiva a mudar. Como quando não estou satisfeita com meu trabalho e vou estudar mais, ou procurar outra empresa ou outro cargo. É motivador, até certo limite. O problema é quando a gente excede esse limite e o sofrimento fica patológico, a gente pode adoecer mentalmente. Por isso a gente sempre precisa ficar alerta. E o estresse no trabalho pode advir de condições inerentes ao trabalho. Mas, geralmente, são as condições de organização do trabalho que nos causam estresse, como a relação com a chefia ou gestão”, declarou Mariana.