bate-papo com a UNIVALE Editora

UNIVALE Editora promove bate-papo com alunos do mestrado

29 novembro, 2023

Conversa levou aos mestrandos informações sobre possibilidades de publicação na UNIVALE Editora

Por Deborah Vieira e Natalia Lima Amaral

Na última sexta-feira (24/11) a UNIVALE Editora promoveu um bate-papo para tratar das possibilidades de publicação junto com as turmas do Programa de Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT/UNIVALE). A diretora da Editora, Deborah Vieira, e a bibliotecária do Sistema de Bibliotecas - SiBi, Isis Bispo, apresentaram a Editora como um espaço de divulgação científica para os mestrandos, detalhando um pouco sobre os processos e trâmites internos.

Professora Deborah Vieira, líder do Grupo de Pesquisa e diretora da UNIVALE Editora
Professora Deborah Vieira, diretora da UNIVALE Editora

“Estabelecer e estreitar laços com o programa de pós-graduação stricto sensu é uma forma de promover a ciência e sua divulgação. Em especial, para levar à comunidade externa e acadêmica o conhecimento que é produzido na UNIVALE”, aponta Deborah. O bate-papo foi promovido na disciplina “Fundamentos da Ciência”, ministrada pelos professores Dra. Cristiane Netto e Dr. Bruno Capilé, com a presença de 14 alunos do Programa. Para Bruno, a divulgação científica foi vista como uma ponte entre mundos por muito tempo, onde o conhecimento já respaldado pela comunidade científica era traduzido para um público ainda não alfabetizado cientificamente.

Mas, mudanças ocorreram nas últimas décadas, de maneira que ela se mostrou muito mais do que uma explicação para leigos. “A divulgação científica não é apenas uma ponte, mas um movimento de democratização do conhecimento científico. Destas primeiras impressões sobre um dado tema, o leitor não tem que, de fato, aprender sobre algo, num sentido escolar. Mas ele precisa sair mais interessado do que antes, para buscar outras fontes de conhecimento”, destaca o professor. Desse modo, a conexão dos mestrandos com a UNIVALE Editora se mostra crucial e um excelente caminho para a divulgação científica.

professor bruno capile fala sobre a importancia da univale editora
Professor Bruno Capilé, do Mestrado GIT

“Os alunos conhecerem os processos editoriais os prepara para elaborar uma escrita que seja includente, além de não gastar os jargões de suas respectivas disciplinas de maneira imprudente. E percebemos nestes processos que escrever, comunicar, é um gesto de amor. Estamos compartilhando conhecimentos e experiências, das quais as pessoas vão aprender e se conectar sobre este determinado assunto. Conhecer o processo da elaboração de produtos de divulgação científica é inspirador para futuros trabalhos derivados das pesquisas dos próprios alunos do GIT”, ressalta Bruno.

Deborah também destaca que o momento de troca de saberes e de conhecimentos sobre o papel de uma editora universitária é de suma importância para compreender sua relevância e impacto positivo na comunidade acadêmica. “Os alunos e alunas do GIT foram convidados a pensar em produtos e projetos de publicação a partir das pesquisas realizadas, a serem submetidos aos fluxos de publicação. E para além desse momento, a UNIVALE Editora estará presente no IV ComGIT, no dia 2 de dezembro de 2023, com uma feira de livros e a participação em uma mesa sobre publicação”, comenta.

UNIVALE Editora

A UNIVALE Editora, editora universitária da Universidade Vale do Rio Doce, tem como objetivo publicar obras de caráter trans-interdisciplinar, com natureza acadêmica, as quais possuem valor técnico, científico, informativo, didático e cultural. A Editora também é reconhecida pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) e possui seus livros divulgados por ela.

Mais informações: editora.univale.br/
E-mail: editora@univale.br