PortugueseSpanishEnglish
Marca da Univale azul em fundo branco
Menu
Seminário "Escutando quem cuida", com discussões sobre saúde mental de profissionais de saúde

Seminário na UNIVALE discute saúde mental de profissionais de saúde

26 abril, 2024

O seminário “Escutando quem cuida: saúde mental dos profissionais de saúde” foi realizado nesta sexta-feira (26) no campus II da UNIVALE, para promover reflexão e conscientização sobre impactos da rotina de trabalho em aspectos emocionais de profissionais da saúde. Ao longo do dia, as discussões trataram de avanços, desafios, possibilidades de assistência e dados epidemiológicos relacionados ao tema, permitindo uma atuação de forma saudável e eficaz.

A organização do seminário foi de professores do curso de Psicologia e do laboratório de pesquisa em Saúde, Indivíduo e Sociedade (Sais), vinculado ao mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), em parceria com o Espaço de Apoio ao Aluno (Espaço A3). Aberto à comunidade externa, o “Escutando quem cuida” reuniu estudantes e egressos de cursos do Núcleo da Saúde, docentes do GIT e de cursos de graduação, e profissionais da rede de saúde.

Professora Suely Rodrigues no Seminário "Escutando quem cuida", com discussões sobre saúde mental de profissionais de saúde
Suely Rodrigues

Coordenadora do Sais, a professora Suely Rodrigues destacou a necessidade de discutir a saúde mental de quem tem a preocupação de cuidar de outras pessoas, mas também precisa cuidar de si própria. “O objetivo do seminário é escutar quem cuida. Os estudos comprovam que as pessoas que estão no cuidado diário são pessoas que muitas vezes se descuidam [