Seminário na UNIVALE discute saúde mental de profissionais de saúde

26 abril, 2024

O seminário “Escutando quem cuida: saúde mental dos profissionais de saúde” foi realizado nesta sexta-feira (26) no campus II da UNIVALE, para promover reflexão e conscientização sobre impactos da rotina de trabalho em aspectos emocionais de profissionais da saúde. Ao longo do dia, as discussões trataram de avanços, desafios, possibilidades de assistência e dados epidemiológicos relacionados ao tema, permitindo uma atuação de forma saudável e eficaz.

A organização do seminário foi de professores do curso de Psicologia e do laboratório de pesquisa em Saúde, Indivíduo e Sociedade (Sais), vinculado ao mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), em parceria com o Espaço de Apoio ao Aluno (Espaço A3). Aberto à comunidade externa, o “Escutando quem cuida” reuniu estudantes e egressos de cursos do Núcleo da Saúde, docentes do GIT e de cursos de graduação, e profissionais da rede de saúde.

Professora Suely Rodrigues no Seminário "Escutando quem cuida", com discussões sobre saúde mental de profissionais de saúde
Suely Rodrigues

Coordenadora do Sais, a professora Suely Rodrigues destacou a necessidade de discutir a saúde mental de quem tem a preocupação de cuidar de outras pessoas, mas também precisa cuidar de si própria. “O objetivo do seminário é escutar quem cuida. Os estudos comprovam que as pessoas que estão no cuidado diário são pessoas que muitas vezes se descuidam [de si próprias]. Principalmente em relação à saúde mental, com excesso de trabalho. E isso tem causado principalmente a síndrome de burnout. Esse seminário é justamente para alertar os profissionais da área de saúde quanto ao cuidado que precisam ter consigo mesmos”, disse Suely.

Professora Marina Soares no Seminário "Escutando quem cuida", com discussões sobre saúde mental de profissionais de saúde
Marina Soares

Idealizadora do seminário e professora do curso de Psicologia, Marina Soares lembra que a saúde mental dessas categorias profissionais é frequentemente impactada por morte, adoecimentos graves, carga horária excessiva e relações interpessoais com pacientes e com outros profissionais. “Esse tema é muito importante principalmente após a pandemia de covid-19, em que os profissionais de saúde estiveram na linha de frente de enfrentamento, com sobrecarga de trabalho que pode levar ao esgotamento emocional”, afirmou Marina.

Avanços e desafios na saúde mental dos profissionais de saúde

Professora Sara Edwirgens no Seminário "Escutando quem cuida", com discussões sobre saúde mental de profissionais de saúde
Sara Edwirgens

A primeira roda de conversa do dia abordou os avanços e desafios nas relações entre adoecimento mental e o trabalho na área de saúde. A professora Sara Edwirgens trouxe discussões da tese defendida no Doutorado Interinstitucional, que ela concluiu na parceria entre a UNIVALE e a Universidade Federal de Santa Catarina – em seus estudos, a docente pesquisou as políticas públicas voltadas a profissionais da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

“A preocupação é ouvir esses profissionais. Quem está falando sobre eles? Quem está pensando nesses profissionais? Como é o cotidiano deles? Na pesquisa, as investigações mostraram que existe uma brecha que precisa ser sanada. Esses profissionais vivenciam, no seu dia a dia, a presença de pessoas que lidam com alto índice de estresse, e elas também são impactadas por isso. A gente está atuando para solucionar, ou diminuir significativamente e urgentemente, essa realidade de violência. Mas a gente tem que pensar nessa pessoa que está na linha de frente e vivencia também um cotidiano de violência”, declarou Sara.