Data: 14/5/2025
Veículo: Estado de S. Paulo
Editoria: Internacional
Você pode se interessar por:
- 4º Work Engagement: comemoração na UNIVALE pelo Dia do Trabalhador tem atividades voltadas ao bem-estar físico, mental e emocional
- Construir casas e ter uma fazenda: por que os mineiros ainda emigram para os EUA?
- Pint Of Science promove debates científicos de forma descontraída em bar na próxima semana
Título: Com a promessa de deportação em massa de Trump, é o fim do sonho americano em Governador Valadares?
Em 24 de janeiro, pousou em Manaus o primeiro avião trazendo brasileiros deportados dos Estados Unidos sob a segunda administração de Donald Trump. O voo foi um marco, primeiro por ocorrer em meio às promessas de Trump de deportação em massa, segundo por ter sido o estopim para que o Brasil finalmente rascunhasse uma política de acolhimento a deportados.
A cidade de Governador Valadares também anunciou a criação de Serviço de Apoio ao Valadarense em Situação de Deportação. Em uma sala na secretaria de Assistência Social, funciona um call center, onde pessoas que chegam dos EUA podem ligar e buscar apoio, seja em busca de um emprego, de atendimento psicológico ou outra demanda, segundo a prefeitura.
Especialistas em migração celebram as iniciativas, mas ressaltam que são apenas emergenciais. “São bem vindas essas políticas sim, mas elas precisam se tornar políticas de atendimento mais amplo”, observa a professora Sueli Siqueira, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional da Univale.