O Departamento de Desenvolvimento Humano foi criado para promover a valorização dos colaboradores FPF e de suas mantidas. A iniciativa foi implantada em 2020 e além de ações voltadas para os diversos profissionais da instituição, o setor realiza recrutamento e seleção de candidatos para novos cargos.
Em uma instituição com cerca de 700 funcionários, o DDH atua com um papel importante para melhorar o bem-estar físico e emocional no ambiente corporativo. O objetivo é proporcionar um local de trabalho agradável, acolhedor e de qualidade.
Além disso, o setor é responsável por realizar treinamentos e capacitações dos colaboradores para atender demandas internas, trabalhando os valores e objetivos institucionais e a melhoria do clima organizacional.
Responsável:
Sabrina Kellim Silva Hermes
Funções:
Funções:
Funções:
Funções:
Responsável:
Sabrina Kellim Silva Hermes
Funções:
O Programa de Recrutamento e Seleção tem por objetivo recrutar, avaliar, selecionar,
contratar, acolher e integrar novos colaboradores.
Confira as vagas disponíveis em univale.br/trabalhe-conosco/
O Programa do Núcleo de Formação, regido por regulamento próprio, possui o seguinte objetivo: articular e organizar as formações para todos os colaboradores da Univale junto com os setores: Gestão Pedagógica e Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH).
O Programa do ‘’Orgulho em Pertencer’’, é regido por regulamento próprio e possui os
seguintes objetivos:
I. Preparar os colaboradores para terem sensibilidade e empatia para atender com humanismo as comunidades internas e externas da FPF/ Univale
II. Fortalecer a autoestima dos colaboradores, para que estejam preparados para lidar com situações adversas ligadas tanto ao atendimento ao público em geral quanto às situações pessoais e de relacionamento com os colegas.
III. Estabelecer um formato de formação mais humanizada, que se diferencie dos antigos modelos mais formais e que, justamente pela mecânica mais leve e interativa, promova uma maior apreensão dos conhecimentos desenvolvidos.
IV. Aumentar o nível de satisfação dos colaboradores, para que se sintam mais incluídos na universidade e na equipe da qual fazem parte, tendo orgulho em pertencer a ela.
Saiba mais sobre o programa Orgulho em Pertencer:
O processo de desligamento, seja de forma ativa ou passiva, tem por objetivo realizar uma entrevista de desligamento de uma maneira mais empática, buscando entender a experiência do colaborador durante a sua jornada na Instituição.
É um projeto que visa o acolhimento e acompanhamento dos colaboradores, colocando à disposição destes um espaço de escuta. Não deve ser considerado como psicoterapia, mas como um acolhimento que busca evitar a permanência de uma dificuldade psicológica circunstancial, auxiliando o colaborador para que possa lidar na superação das questões que causam sofrimento. É um acolhimento individual, único e de procura espontânea pelo colaborador.
Quais os objetivos?
Acolher e ouvir os colaboradores técnicos administrativos e docentes em suas demandas individuais e/ou grupais, propondo-lhes uma reflexão sobre estratégias para enfrentamento de situações adversas, encaminhando para o Serviço de Psicologia Aplicado (SPA) e/ou outras possibilidades dentro da área psicologia.
O projeto visa proporcionar um espaço de reflexão sobre várias temáticas e vivências, levando o colaborador a avaliar seu estilo de vida e atrelar práticas saudáveis, principalmente nesse contexto de intensas mudanças. Estimulando o diálogo, a interação e a reflexão crítica.
Quais os objetivos?
Contribuir para a saúde e o bem-estar dos colaboradores, por meio da criação de atividades vivenciais, gerando na equipe um momento para a troca de experiências, de opiniões, ideias e de informações. O encontro ocorre por meio de roda de conversa, consistindo em um espaço que valoriza a troca de saberes e experiências entre os colaboradores.
Os guardiões são os responsáveis por acompanhar e observar os ambientes da instituição, resultado da aplicação de pesquisa de clima, e engajar os colaboradores. Além disso, servem de inspiração e, junto com os demais colaboradores, têm a missão de construir um ambiente cada vez melhor para se trabalhar. A ideia é implementar uma nova onda de cultura organizacional positiva na instituição.
A Universidade é feita de pessoas e é justamente por isso que precisamos cuidar dela com afinco e responsabilidade. Entretanto, considerando a dimensão da nossa Univale (física, humana, estrutural), sabemos que, enquanto gestão, precisamos da ajuda de quem quer fazer daqui um lugar cada vez melhor.
Ação realizada em setores para avaliar o clima organizacional. É uma ação específica do programa Orgulho em Pertencer.
A proposta do projeto é realizar formação compartilhada e agregadora, dividida em três módulos, que privilegia a autoestima, o autoconhecimento, a autoeficácia e o desenvolvimento de relações interpessoais entre os colaboradores.
Em conjunto, realizamos:
Foram realizadas pela equipe do programa a ação do Dia Internacional da Mulher, comparecendo mais de 150 mulheres, com o objetivo de ter um momento especial para as mulheres da Univale. Representando a luta e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história. Preparando um momento de lazer, cuidado e conscientização.
Ação voltada para o Dia da Consciência Negra, comparecendo mais de 100 funcionários e alunos com o objetivo de tornar ainda mais presente a cultura e a história afro-latina, dentro e fora da universidade.
A Cerimônia de Natal é destinada a todos os colaboradores da Universidade, um momento de união, reflexão, confraternização e comemoração pelas conquistas durante o ano.
Currículo
Contatos:
desenvolvimentohumano@univale.br / sabrina.hermes@univale.br
Currículo
Contato:
Currículo
Responsável pelo Núcleo de Formação Profissional
Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE, 2015). Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Censupeg. Pós-graduanda em Pedagogia Empresarial e Dinâmica de Grupo pela Faculdade Prominas. Responsável pelo Serviço de Apoio Pedagógico do Departamento de Desenvolvimento Humano, Recrutamento e Seleção da FPF.
Contato:
Currículo
Técnica em Enfermagem pela Escola Técnica José Rodrigues da Silva (2019).
Currículo
Formada em técnico em enfermagem pela Escola Técnica da Univale. Ano de formação: 2021.
Currículo
Formada em Enfermagem pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), em 2019