Sumário
As provas de redação são as mais temidas pelos vestibulandos. Isso porque, diferente das avaliações objetivas, elas não têm uma única resposta certa. Então, como fazer uma boa redação? É preciso que o candidato entenda o comando, organize suas ideias e use toda a sua base de conhecimentos para elaborar o texto dentro do que foi pedido.
Além disso, a redação avalia diferentes habilidades do vestibulando: o domínio da norma culta da língua portuguesa, conhecimento dos tipos textuais, interpretação de texto, atualidades, literatura e qualquer outra área do conhecimento que se relacione com o tipo ou tema da prova.
Entretanto, justamente por se tratar de uma prova multidisciplinar, é possível, sim, fazer uma boa redação sem ser expert no assunto. É claro que melhorar a escrita é algo que leva tempo e muita prática, mas um pouco de atenção e algumas técnicas básicas já podem aumentar bastante a sua pontuação.
Quer saber como fazer uma boa redação no vestibular? A primeira dica é: leitura! Começando por este post aqui. ?
Falamos em tom de brincadeira ali em cima, porém, a dica é muito séria. Ler é uma excelente forma de aprender a escrever melhor, porque você vai se familiarizando com a escrita correta das palavras, além de aprender naturalmente sobre coesão e coerência (vamos falar mais sobre isso depois).
Agora sim, vamos para as dicas práticas que você pode usar durante a prova para melhorar o seu texto!
O primeiro passo para fazer uma boa redação é entender o que o comando está dizendo. No vestibular, normalmente, a prova trará o tipo de texto que você precisa fazer, o tema e às vezes alguns textos de apoio, como acontece no Enem.
O tipo mais comum é a redação dissertativa, ou dissertativa-argumentativa (novamente, é o caso do Enem). No entanto, também podem ser cobrados outros tipos textuais, como crônicas, contos, notícias e resumos. Você pode conferir antes no edital da sua prova, e estudar um pouco sobre os tipos que podem ser cobrados.
Além disso, também é preciso ler bem o comando para entender o tema que sua redação deverá abordar. Se precisar, leia várias vezes, até ter certeza de que não vai escrever sobre o assunto errado. Na hora de escrever, é preciso ter atenção para seguir o padrão do texto e o tema que foi proposto!
Por mais que você não seja um gênio da filosofia, certamente você tem vários outros conhecimentos sobre o mundo que podem ser usados a seu favor na redação.
Sua bagagem cultural pode e deve ser usada como repertório de texto. Aquele filme que você viu, um livro que leu, um desenho ou uma série que você gosta, e até mesmo uma música — tudo isso pode complementar. Antes de se desesperar porque não sabe nada sobre o tema da prova, tente relacioná-lo com algo que faz parte do seu cotidiano. Garantimos que assim vai ficar bem mais fácil!
Na hora de escrever, é comum cometer alguns erros por simples falta de atenção. Na pressa para colocar as ideias no papel, podemos acabar pulando uma letra, colocando uma vírgula no lugar errado ou mesmo errando a concordância de uma frase.
Para evitar perder pontos por coisas que você sabe ou pode perceber intuitivamente, é fundamental fazer ao menos uma revisão depois que terminar de escrever.
Na hora da revisão, além da gramática, você também precisa conferir a coesão e a coerência da sua redação. Resumidamente, isso significa se certificar de que seu texto não se contradiz — que você não está afirmando algo no primeiro parágrafo, e depois argumentando o contrário no segundo.
Além disso, você precisa conferir se o texto tem começo, meio e fim; se as ideias estão claras e bem organizadas.
Quer entrar na faculdade, mas não sabe nada sobre vestibular? Agora que você já aprendeu tudo sobre como fazer uma boa redação, vem saber mais sobre como funciona o processo seletivo para entrar em um curso superior!
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios