As abordagens dos trabalhos avaliaram edificações em alvenaria portante, que é um dos tipos de processos construtivos da engenharia civil
Os estudantes do 7º período do curso de Engenharia Civil, da modalidade híbrida, tiveram a oportunidade de vivenciar uma imersão nos estudos sobre edificações em alvenaria portante. Na prática, esse tipo de processo construtivo da engenharia civil corresponde a projetos onde não há pilares ou vigas, como acontece nas construções convencionais.
Dentro dessa pauta, os alunos tiveram como ponto principal de estudos e apresentação as manifestações patológicas identificadas nos casos analisados por eles. As conclusões dos trabalhos foram apresentadas no Projeto Integrador XIII, que aconteceu no último dia 27 de abril.
Para se ter ideia da soma dessa experiência e conhecimentos para os futuros engenheiros civis, o professor e coordenador da graduação, Rondinelly Pereira, pontua que “os projetos integradores são importantes componentes do curso para efetivação da aprendizagem, pois partem de uma temática relevante da engenharia e buscam a integração, de forma interdisciplinar, com outras disciplinas do curso. Por meio da resolução de problemas os alunos apontam soluções de engenharia, articulando também oportunidades para pesquisa e extensão universitária”.
Esse propósito é também a percepção dos alunos, como o Matheus Contim. Ele acredita que “além da associação prática e teórica dos conteúdos abordados pelos professores ao longo dos semestres, os Projetos Integradores são uma oportunidade para treinar a escrita de artigos científicos.”
Enriquecendo a discussão do Projeto Integrador, os professores Ádames Assunção e João Fernando Martins colaboraram participando da banca de avaliação.
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