Sumário
A primeira pesquisa a ser trabalhada pela parceria UNIVALE e Unimed terá como temática o uso racional de antibióticos
Por: Natalia Lima Amaral
Em março deste ano, foi firmada, por meio de um termo de cooperação técnico-científico, uma parceria entre a UNIVALE e a Unimed, para a realização de atividades relacionadas à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico dentro da área de abrangência das duas instituições. Na última sexta-feira (10/12) uma reunião foi realizada com o propósito de discutirem os alinhamentos da parceria, Na ocasião, as primeiras temáticas de pesquisa começaram a surgir e ficou definido que a primeira a ser abordada, será as consequências do uso racional de antibióticos.
A colaboração entre essas duas instituições busca o desenvolvimento tecnológico e científico na área do cuidado com o ser humano. A coordenadora de enfermagem do Hospital da Unimed, Juscelia Aparecida Mardones, que é egressa da Instituição, será uma das colaboradoras nos projetos de pesquisa a serem desenvolvidos, onde a Universidade dará todo o suporte acadêmico necessário.
“Espero aprimorar o meu conhecimento, pois acredito que a pesquisa é de grande importância tanto para o profissional quanto para a instituição. Enquanto coordenadora de enfermagem na educação continuada hoje no Hospital Unimed, neste ano de 2021 nós temos trabalhado uma versão diferente, um formato diferente. E nós vemos que a educação contínua ela é tudo para o profissional. Tenho um carinho muito especial pela UNIVALE, sou egressa da turma de 2005 de Enfermagem.”
Universidade Vale do Rio Doce e a pesquisa
A universidade tem como base o tripé ensino, pesquisa e extensão. Portanto, essa parceria com a Unimed promete render frutos de excelência. A Instituição disponibilizou os seus laboratórios e toda a tecnologia e orientação necessárias para as pesquisas científicas. A professora e doutora do programa de mestrado Gestão Integrada do Território (GIT), Suely Maria Rodrigues, é uma das pesquisadoras à frente nos projetos que serão desenvolvidos e acredita que a soma de esforços será proveitosa.
“Essa parceria é importante porque ela vai possibilitar um campo de estágio, de pesquisa e extensão e vai colaborar na formação profissional dos nossos acadêmicos. Tanto no nível da graduação quanto da pós-graduação lato sensu e stricto sensu.”
A relevância dessa parceria
Com temáticas atuais e extremamente relevantes, principalmente durante esse momento de pandemia, a parceria Universidade e Unimed busca unificar a prática médica com as pesquisas científicas. Os usuários do hospital também são beneficiados com essa união, tendo em vista que os resultados obtidos nas pesquisas trazem melhora no atendimento. O doutor Carlos Eduardo de Miranda Pimentel, assessor hospitalar, acredita que além da notoriedade acadêmica o Hospital Unimed também auxiliará na formação prática dos alunos da Instituição.
“Para o hospital Unimed é muito importante termos a presença da Instituição aqui dentro, porque ela vai nos ajudar a ter uma visão acadêmica da assistência médica. Poderemos ajudar na formação prática dos alunos, porque eles verão na prática o que estão estudando na teoria. E o nosso corpo clínico será instigado a se manter atualizado, pois o aluno sempre é questionador. Essa parceria é fantástica porque tanto o hospital quanto a academia serão beneficiados, além de podermos levar uma mudança de atitude na sociedade. E é o que a Unimed quer: a presença da Universidade aqui dentro para causar essa transformação”