Sumário
A primeira edição do Simpósio de Fonoaudiologia presencial busca aproximar o curso com o conselho regional da profissão
Por: Natalia Lima Amaral
O II Simpósio de Fonoaudiologia começou ontem (25), às 19h, no auditório A do edifício ED2, e contou com a presença da vice-presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono) — 6ª Região, Danielle Dias Vilela Lima Oscar. É a primeira vez que o evento acontece presencialmente, unindo os alunos do 2º ao 4º período com o Conselho, e enaltecendo a importância do profissional trabalhar junto à ele.
A professora e coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Luciana Silveira e Silva Castro, acredita que essa foi uma ótima oportunidade para que o Conselho passasse a conhecer o curso da UNIVALE e suas diversas ações.
“A ideia é aproximar o Conselho do curso, mantendo esse contato ao longo de toda a graduação dos alunos. E fazer com que eles entendam, através do Conselho, a dimensão e a importância do trabalho do fonoaudiólogo. De quantos nós somos aqui na região, das demandas para áreas específicas e de como nós divulgamos a fonoaudiologia. Fico feliz do Conselho ter aceitado prontamente o nosso convite”
Saiba mais sobre o Conselho
O Crefono tem como principal função orientar e fiscalizar os profissionais da fonoaudiologia. A 6ª Região desse Conselho é responsável pelo estado de Minas Gerais e pelo Espírito Santo, sendo suas leis e suas normativas criadas pelo Conselho Federal. Os regionais têm a responsabilidade de manter-se perto dos profissionais de fonoaudiologia, além de planejar ações junto às Instituições de Ensino Superior (IES).
Danielle explicou um pouco mais sobre essa função importantíssima do Conselho.
“O papel do Conselho para os profissionais da área é relativo a essa orientação e fiscalização do exercício da profissão. Ele protege a sociedade de profissionais não habilitados ou com algum tipo de problema e, com isso, ele acaba favorecendo os profissionais que estão seguindo todas as normas. Acho que o principal é orientar”.
Segundo Danielle, há uma comissão de educação responsável por fazer e manter a proximidade com as IES, proporcionando palestras e outras atividades. Devido à pandemia nesses dois últimos anos, não foi possível realizar algumas ações, mas agora elas estão sendo retomadas, dentro das medidas de segurança.
Crefono e alunos de graduação
O Conselho possui um canal aberto para que os alunos possam acompanhar as palestras e os eventos oferecidos por ele. Danielle falou com mais detalhes sobre as ações promovidas pelo Crefono em parceria com as IES, além de contar um pouco mais sobre a sua participação no Simpósio de Fonoaudiologia da UNIVALE.
“O Crefono oferece palestras nas IES explicando o papel do Conselho e na abertura do Simpósio eu pude falar um pouco sobre as áreas de especialidade da fonoaudiologia reconhecidas pelo Conselho Federal. Expliquei a função do Conselho Regional, sobre a diferença do federal, regional, sindicato e as sociedades de classe. Além disso, também pude tirar r as dúvidas dos estudantes e professores”
Continue acompanhando o Simpósio de Fonoaudiologia e fique por dentro das novidades.