Sumário
Trabalho constante de formação feito pela UNIVALE entrega mais um fruto à comunidade
Por Bob Villela | UNIVALE Editora
A missão de educar está, por óbvio, no cerne da atuação de qualquer organização dedicada à formação, em todos os níveis. Entretanto, em um setor heterogêneo como o da educação no Brasil, este trabalho apresenta inúmeros matizes. No ensino superior, atmosfera na qual habitam as faculdades, os centros universitários e as universidades — cada qual com suas naturezas, estatutos e regulações —, a profusão de informações tende a fazer o senso comum pressupor que tudo é uma coisa só. E a diferença só é percebida quando se observa, na prática, a realização da missão de uma instituição cujo compromisso com a comunidade é um ponto inegociável, que se cristaliza, no ensino, na pesquisa e na extensão, em cursos, debates e na democratização do conhecimento produzido.

É o caso do mais recente livro publicado pela UNIVALE Editora. Intitulada “Educação Pública em Foco: Inovações e Práticas dos Servidores de Minas Gerais”, a obra tem a organização da professora Marlene Temponi e é formada por 17 artigos produzidos por egressos de cinco cursos de pós-graduação Lato Sensu ofertados pela UNIVALE. Trata-se de uma iniciativa da universidade com o intuito de colaborar com o Projeto de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional dos Servidores da Educação (Programa Trilhas de Futuro), do Governo do Estado de Minas Gerais, nas temáticas: Gestão Pedagógica; Educação Especial; Gestão e Avaliação da Educação Pública; Projetos e Inovação na Educação e Secretariado e Administração Escolar.
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Nessa via de mão dupla e múltiplos instrumentos, tantos são os atores e os desafios que não é tarefa simples determinar um foco. Por isso há vários. Nas páginas da publicação, conteúdos diversos transitam pela estrada do aprimoramento, em um diálogo aparentemente improvável. Mas tudo logo se mostra bem orquestrado sob uma batuta já tradicional na UNIVALE, que consiste em trabalhar pelo estímulo a melhorias na educação básica, no ritmo da formação e da capacitação de profissionais, bem como no implemento de pesquisas e projetos de extensão que promovam uma aproximação com a atuação do ensino superior. Ressalte-se que tal esforço jamais se dá em vão, tendo em vista que a formação e o aprimoramento desses profissionais, a fim de garantir o atendimento às exigências específicas de sua atuação, faz da educação básica um afluente especial que deságua com mais volume e qualidade nos níveis superiores de ensino.
Some-se a tudo isso o fato de os desafios da educação serem mais rigorosos em uma sociedade marcada pelo excesso de informações de toda natureza. Isso impõe um nível de envolvimento e esclarecimento que ultrapasse a técnica e a tecnologia, e tenha a estrutura para promover uma formação orientada para competências e habilidades que envolvam a análise de ambientes e cenários; a tomada de decisões fundamentadas no conhecimento científico; a atitude empreendedora; e a postura ética e criativa no manuseio das novas mídias. Todas as peças desse jogo foram apresentadas aos alunos, que souberam encontrar alguns encaixes convencionais e outros mais inovadores, a fim de entregar à comunidade resultados de riqueza singular sobre vivências, comportamentos e aspectos da gestão em uma atuação essencial para Minas Gerais e para o Brasil.
Baixe gratuitamente o livro sobre educação pública:
“Educação Pública em Foco: Inovações e Práticas dos Servidores de Minas Gerais”