Linha de pesquisa: Território, Sociedade e Saúde
Coordenadora: Profa. Dra. Fernanda Cristina de Paula
E-mai: [email protected]
O Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (NIESD) foi criado em 2014 e como laboratório do GI, tem como objetivo proporcionar ao corpo docente e discente dos cursos de graduação e pós-graduação da UNIVALE e de outras instituições, a implementação de pesquisas e projetos de extensão relacionados às temáticas estruturantes Educação, Saúde-Doença, Vulnerabilidade e violência. O laboratório busca, a partir dessas temáticas propor projetos de pesquisa e extensão, manter articulação com a educação básica e movimentos sociais, organizar eventos acadêmicos e científicos, cursos e seminários relacionados a essas temáticas.
Cadastrado como grupo de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, ao longo dos anos, o NIESD conta com projetos que recebem apoio de agências de fomento (CAPES, CNPq e FAPEMIG) e estabelece parcerias outros laboratórios do Programa, cursos de graduação da Univale, escolas de educação básica, associações de catadores de materiais recicláveis (ASCANAVI e ASCARF), Coletivo Abayomi, Centro Agroecológico Tamanduá, dentre outros.
Campo Temático: Migração
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 31/01/2022
Descrição: Uma formação acadêmica humanizada e de qualidade, com igualdade de direitos e inclusão de valores culturais e sociais, é o que desejam os estudantes do ensino superior que compõem grupos sociais que, historicamente, foram excluídos dos processos educacionais, tais como: população negra; indígenas; pessoas com deficiência; grupos de identidades de gênero e diversidades sexuais, assim como a população com adoecimento mental. Aspectos relativos ao acesso e permanência no Ensino Superior destes segmentos sociais apontam para a existência de especificidades e demandas distintas, o que exige das Instituições de Ensino Superior uma série de adequações para o cumprimento das normativas legais e para a garantia de uma
prestação do serviço de ensino que possibilite a formação integral dos estudantes de forma equânime. A pesquisa tem por objetivo, conhecer as práticas de execução das políticas afirmativas de Instituições de Ensino Superior de Governador Valadares, o que favorecem o acesso e a equidade entre os segmentos da população historicamente excluídas do processo educacional. Trata-se deum estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa.
Será realizada a análise documental e bibliográfica da temática. Além disto, em seu corpus prático, os sujeitos da pesquisa serão estudantes que compõem grupos sociais historicamente excluídos do processo educacional e que se encontram no Ensino Superior durante o período da pesquisa em quatro Instituições de Ensino Superior de Governador Valadares, sendo duas instituições públicas e duas privadas. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas, conduzidas com base em um roteiro semiestruturado. Além de uma breve caracterização sociodemográfica dos entrevistados, serão abordados temas, tais como: os processos de identificação pessoal e coletiva; vivências anteriores ao acesso ao ensino superior; as experiências vivenciadas para o acesso; a percepção sobre as práticas que garantam a equidade para fins de permanência no ensino superior e as propostas de
melhorias das ações afirmativas nas instituições de ensino superior pesquisadas. A apuração dos dados será realizada segundo a técnica da “Análise de Conteúdo” de Bardin.
Apoio financeiro: UNIVALE/ FPF
Coordenação: Edmarcius Carvalho Novaes
Colaboradores(as): Adriana de Oliveira Leite Coelho, Adriana Mara Pimentel Maia Portugal e Sara Edwirgens Barros Silva
Alunos de Iniciação Científica vinculados: Simon Lucas Alves Rodrigues - Psicologia, Tiago de Castro Silva - Psicologia e Yasmin Coelho Coutinho Duarte - Psicologia
Campo Temático: Migração
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 31/01/2022
Descrição: Uma formação acadêmica humanizada e de qualidade, com igualdade de direitos e inclusão de valores culturais e sociais, é o que desejam os estudantes do ensino superior que compõem grupos sociais que, historicamente, foram excluídos dos processos educacionais, tais como: população negra; indígenas; pessoas com deficiência; grupos de identidades de gênero e diversidades sexuais, assim como a população com adoecimento mental. Aspectos relativos ao acesso e permanência no Ensino Superior destes segmentos sociais apontam para a existência de especificidades e demandas distintas, o que exige das Instituições de Ensino Superior uma série de adequações para o cumprimento das normativas legais e para a garantia de uma
prestação do serviço de ensino que possibilite a formação integral dos estudantes de forma equânime. A pesquisa tem por objetivo, conhecer as práticas de execução das políticas afirmativas de Instituições de Ensino Superior de Governador Valadares, o que favorecem o acesso e a equidade entre os segmentos da população historicamente excluídas do processo educacional. Trata-se deum estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa.
Será realizada a análise documental e bibliográfica da temática. Além disto, em seu corpus prático, os sujeitos da pesquisa serão estudantes que compõem grupos sociais historicamente excluídos do processo educacional e que se encontram no Ensino Superior durante o período da pesquisa em quatro Instituições de Ensino Superior de Governador Valadares, sendo duas instituições públicas e duas privadas. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas, conduzidas com base em um roteiro semiestruturado. Além de uma breve caracterização sociodemográfica dos entrevistados, serão abordados temas, tais como: os processos de identificação pessoal e coletiva; vivências anteriores ao acesso ao ensino superior; as experiências vivenciadas para o acesso; a percepção sobre as práticas que garantam a equidade para fins de permanência no ensino superior e as propostas de
melhorias das ações afirmativas nas instituições de ensino superior pesquisadas. A apuração dos dados será realizada segundo a técnica da “Análise de Conteúdo” de Bardin.
Apoio financeiro: UNIVALE/ FPF
Coordenação: Edmarcius Carvalho Novaes
Colaboradores(as): Adriana de Oliveira Leite Coelho, Adriana Mara Pimentel Maia Portugal e Sara Edwirgens Barros Silva
Alunos de Iniciação Científica vinculados: Simon Lucas Alves Rodrigues - Psicologia, Tiago de Castro Silva - Psicologia e Yasmin Coelho Coutinho Duarte - Psicologia
Campo temático: Migração
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 31/03/2023
Descrição: O projeto de pesquisa intitulado “Direito, literatura e reinvenções simbólicas do território: diálogos em tempos neoliberais” atua de forma interdisciplinar a captar e conhecer dimensões veladas das e nas relações sociais, a partir do trânsito metodológico do movimento direito e literatura e, na mesma direção pretende elaborar uma proposta de construção teórica entre território e literatura. Para o alcance do intento foram escolhidas três obras literárias, a saber: “Torto Arado” de Itamar Vieira Júnior; “Nas terras do rio sem dono” de Carlos Olavo da Cunha Pereira e “Quarto de despejo” de Carolina Maria de Jesus.
As obras em comento serão perscrutadas desde a metodologia do direito na literatura com vistas a vislumbrar as
facetas de narrativas invisibilizadas e esquecidas pelo direito contemporâneo, que se sustenta por uma perspectiva de racionalidade neoliberal. Na mesma senda, propõe-se a pesquisa, vislumbrar as territorialidades construídas e constituídas a partir das obras escolhidas, abrindo assim um flanco teórico-metodológico crítico de análises territoriais sustentadas pelas narrativas literárias, assumindo o território como prenhe de camadas e camadas que por vezes a ciência geográfica não alcançaria. Daí, portanto, a reinvenção simbólica mencionada como título.
Apoio financeiro: UNIVALE/FPF
Coordenação: Bernardo Gomes Barbosa Nogueira
Colaboradores(as): André Rodrigues Santos, Diego Jeangregório Martins Guimarães e Fernanda Cristina de Paula
Alunos de Iniciação Científica vinculados: Samuel Mascarenhas Barros Gusmão - Direito, Lucas Campos Ferreira - Direito e Lucas Andrade de Oliveira - Direito
Campo temático: Migração
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 31/01/2024
Descrição: Este projeto de pesquisa se inscreve como parte de uma trajetória de esforços que alguns pesquisadores (as) têm empreendido nos últimos anos, no curso de Pedagogia da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado Gestão Integrada do Território; desta mesma Instituição, e vem se constituindo em uma rede para promoção do acesso aos direitos, dentre eles à educação de jovens e de adultos em situação de privação de liberdade (NONATO, 2009, 2011, 2013,2015-2018) (CORREA, BICALHO e SOUZA, 2003a; 2003b;) (SOUZA, 2006- 2018;) (CORREA, 2011; 2013,2017) (BICALHO, 2011-2017; ALVARENGA e SOUZA, 2004;) (ALVARENGA, CORREA e SOUZA, 2006; SOUZA, 2008). A educação como direito se fortaleceu a partir da redemocratização do ensino público, balizada pelos princípios de igualdade de condições de acesso e permanência na escola. Entretanto, a garantia da efetividade desse direito, nos espaços escolares se defronta com conflitos, tensões e antagonismos presentes na convivência coletiva. Este estudo insere-se no contexto destes debates e se volta para os conflitos escolares, identificados a partir da visão positiva proposta por Charlot.
O objetivo é compreender a relação que jovens em situação de conflito escolar estabelecem com o saber e a escola, a partir das vivências nas áreas urbanas do interior e da capital mineira. O campo de pesquisa são seis escolas da rede pública estadual de educação – três delas estão situadas em Belo Horizonte e as demais em Governador Valadares –, e os sujeitos são estudantes dessas escolas que vivenciam situação de conflito escolar no contexto local de suas realidades. O referencial teórico adotado são os estudos de Bernard Charlot, sobre a relação com o saber. O instrumento de coleta de dados é o inventário de saber, instrumento proposto por Charlot. Espera-se contribuir para a elaboração de novos subsídios teóricos no campo da sociologia da juventude que colaborem para compreensão da relação do jovem em situação de conflito escolar com o saber.
Apoio financeiro: UNIVALE/FPF/FAPEMIG
Coordenação:Fernanda Cristina de Paula
Campo Temático: Educação
Linha de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 11/2024
Descrição: O silenciamento de relações entre gênero, raça e matemática impede que interdição, discriminação e violência sejam identificadas, compreendidas e enfrentadas. Por isso, propomos compor uma rede de grupos de meninas que cursam o 8º ou o 9º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de 5 cidades de Minas Gerais (Belo Horizonte, Governador Valadares, Ouro Preto/distrito de Lavras Novas, São João Del Rei, Uberaba) para que elas, desenvolvendo pesquisas de opinião e lidando com ferramentas de tratamento da informação, assumam o protagonismo da produção de conhecimento sobre tais relações. Professoras das áreas de Matemática e Química do Ensino Médio de escolas públicas dessas cidades e graduandas em Matemática e Computação das universidades envolvidas acompanharão e orientarão, como bolsistas, e junto com docentes das Universidades, os grupos de meninas pesquisadoras. Também desenvolverão uma investigação sobre como as meninas se apropriam das discussões sobre relações entre gênero, raça e matemática e se constituem como produtoras de conhecimento sobre o tema. Essa investigação assume o gênero como categoria de análise numa perspectiva interseccional com estudos sobre raça, e inclui a discussão da vivência daquelas relações por meninas surdas (que comporão um dos grupos). As atividades serão registradas em áudio, vídeo e relatos de campo; e a trajetória escolar das meninas será acompanhada por três anos, mantendo seu vínculo com o grupo e realizando periodicamente o “balanço de saberes”. Interações com e entre participantes serão submetidas a análise social do discurso visando compreender sua constituição como produtoras de conhecimento nos posicionamentos discursivos que assumem. Espera-se aprofundar a discussão das relações entre gênero, raça e matemática, na perspectiva das meninas que as vivenciam, e ampliar o repertório de estratégias por meio das quais professoras/es da Educação Básica e do Ensino Superior possam fomentar o protagonismo de suas estudantes nos modos de compreender essas relações e transformá-las.
Apoio financeiro: CNPq/MCTI/Mulheres – Chamada nº 31/2023
Coordenação: Maria Celeste Reis Fernandes de Souza (UNIVALE)
Equipe de pesquisadoras/es: Adrielly Antônia Santos Gomes (UFMG- Belo Horizonte - Doutoranda), Carla Cristina Pompeu (UFTM- Uberaba), Cristiane Mendes Netto (UNIVALE- Gov. Valadares), Erika Benigna Nascimento (SEE/MG; Coletivo Abayomi- Governador Valadares), Fernanda Cristina de Paula (UNIVALE/ Coletivo Abayomi- Gov. Valadares), Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi (UFSJ - São João del Rei), Luciana Caixeta Barbosa – (UFTM - Uberaba), Jacqueline Françoa (Coletivo Abayomi/ Mestranda GIT), Jéssica Rodrigues (UFMG - Doutoranda), Jonson Ney Dias da Silva (UESB - Vitória da Conquista), Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (UFMG - Belo Horizonte), Rodrigo Carlos Pinheiro (UEMG/ Belo Horizonte - UFOP - Ouro Preto.
Bolsistas de Apoio Técnico: Eliane de Souza Honorato (E. E. Abílio Rodrigues Patto/ GV), Jéssica Nascimento dos Santos (E. E. Professor Iago Pimentel/ São João Del Rei), Jussara das Dores Moreira Marcelino (Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa/ São João Del Rei), Roberta Costa (Uberaba), Marcia Madalena Meneses Bicalho (E. E. Quintino Bocaiuva/ Gov. Valadares), Maria de Fátima Silva Ramos (Escola Municipal de Lavras Novas), Melissa Campos Alves (IFMG).
Bolsista de Iniciação Científica: Bruna Gabriela Alves Maia (UFTM), Nathalie Cristine Souza Ferreira (UEMG), Marcia Gabriella Ferreira Coelho (UNIVALE), Nayra Lúcia da Silva Gonçalves (UFSJ).
Campo Temático: Educação, Vulnerabilidades e Violências
Linha de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 01/2025
Objetivos do Projeto:
Desenvolver e fortalecer um espaço de discussão, reflexão, formação, extensão e produção de conhecimento sobre a atuação dos meios de comunicação em interface com os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável, em uma perspectiva interdisciplinar que envolva os campos da mídia, direito, humanidades e sustentabilidade.
O projeto visa compreender como a comunicação pode promover e defender os direitos humanos enquanto contribui para a conscientização e disseminação dos princípios do desenvolvimento sustentável, conforme a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Oferecer subsídios para promover a comunicação como um direito humano fundamental, destacando sua interface com os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável;
Observar e documentar práticas de descumprimento do direito à comunicação e à informação, especialmente em relação aos princípios do desenvolvimento sustentável;
Analisar o impacto da mídia, em âmbito local e, se necessário, nacional, nas discussões sobre desenvolvimento sustentável, com foco nos desdobramentos jurídicos e de direitos humanos;
Examinar criticamente as violações de direitos humanos veiculadas pela mídia, especialmente aquelas relacionadas à sustentabilidade, identificando como a comunicação pode apoiar ou enfraquecer os princípios da Agenda 2030;
Construir um arcabouço teórico-metodológico interdisciplinar que aborde a complexa interação entre mídia, desenvolvimento sustentável e direitos humanos;
Analisar as interfaces entre as abordagens sobre desenvolvimento sustentável e o direito, particularmente no contexto das comunicações, e avaliar os impactos dessas interfaces em nível local e regional;
Promover atividades de leitura crítica da mídia que incentivem reflexões sobre a cobertura de temas ligados aos direitos humanos e ao desenvolvimento sustentável, dentro e fora dos espaços da UNIVALE;
Fomentar uma cultura de pesquisa interdisciplinar que explore de maneira integrada os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável como objeto de estudo nos cursos de graduação e pós-graduação da UNIVALE.
Apoio Financeiro: FPF|UNIVALE
Coordenação: Franco Dani Araújo e Pinto
Colaboradores (as): Diego Jeangregorio Martins Guimarães e Rosilene da Conceição Maciel
Discente (s) de Iniciação Científica: Ana Luísa Horta Andrade Pires - PIBIC FAPEMIG - Medicina
O projeto estruturante “Vulnerabilidades, Resiliências e Territorialidades” busca investigar diferentes dinâmicas territoriais, a partir da transversalidade presente no território. Fundamenta-se no contexto regional e toma como premissa a presença: a) de múltiplas vulnerabilidades que configuram as dinâmicas socioterritoriais; b) de sujeitos/atores que afirmam seu protagonismo e configuram modos de vida nos territórios, engendrando resiliências constitutivas de territorialidades. o projeto estruturante se interessa pelas dimensões socioespaciais, socioculturais, socioeconômicas e socioambientais do território relacionadas às temáticas da educação, saúde e direitos. Na transversalidade considera os ciclos de vida, diferenças de gênero, étnicas, raciais, culturais, religiosas e de classe; a cidade e campo; e as comunidades tradicionais.