PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
Menu

Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (NIESD)

Linha de pesquisa: Educação, Saúde, Ambiente e Direito Território, Migração e Cultura

Coordenadora: Profa. Dra. Fernanda Cristina de Paula
E-mai: fernanda.paula@univale.br

O Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (NIESD) foi criado em 2014 e como laboratório do GI, tem como objetivo proporcionar ao corpo docente e discente dos cursos de graduação e pós-graduação da UNIVALE e de outras instituições, a implementação de pesquisas e projetos de extensão relacionados às temáticas estruturantes Educação, Saúde-Doença, Vulnerabilidade e violência. O laboratório busca, a partir dessas temáticas propor projetos de pesquisa e extensão, manter articulação com a educação básica e movimentos sociais, organizar eventos acadêmicos e científicos, cursos e seminários relacionados a essas temáticas.

Cadastrado como grupo de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, ao longo dos anos, o NIESD conta com projetos que recebem apoio de agências de fomento (CAPES, CNPq e FAPEMIG) e estabelece parcerias outros laboratórios do Programa, cursos de graduação da Univale, escolas de educação básica, associações de catadores de materiais recicláveis (ASCANAVI e ASCARF), Coletivo Abayomi, Centro Agroecológico Tamanduá, dentre outros. 

 

Conheça mais sobre os projetos de pesquisa (NIESD)

Campo Temático: Migração
Linhas de Pesquisa 01: Território, Migrações e Cultura
Início: 31/01/2022
Descrição: Uma formação acadêmica humanizada e de qualidade, com igualdade de direitos e inclusão de valores culturais e sociais, é o que desejam os estudantes do ensino superior que compõem grupos sociais que, historicamente, foram excluídos dos processos educacionais, tais como: população negra; indígenas; pessoas com deficiência; grupos de identidades de gênero e diversidades sexuais, assim como a população com adoecimento mental. Aspectos relativos ao acesso e permanência no Ensino Superior destes segmentos sociais apontam para a existência de especificidades e demandas distintas, o que exige das Instituições de Ensino Superior uma série de adequações para o cumprimento das normativas legais e para a garantia de uma
prestação do serviço de ensino que possibilite a formação integral dos estudantes de forma equânime. A pesquisa tem por objetivo, conhecer as práticas de execução das políticas afirmativas de Instituições de Ensino Superior de Governador Valadares, o que favorecem o acesso e a equidade entre os segmentos da população historicamente excluídas do processo educacional. Trata-se deum estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa.

Será realizada a análise documental e bibliográfica da temática. Além disto, em seu corpus prático, os sujeitos da pesquisa serão estudantes que compõem grupos sociais historicamente excluídos do processo educacional e que se encontram no Ensino Superior durante o período da pesquisa em quatro Instituições de Ensino Superior de Governador Valadares, sendo duas instituições públicas e duas privadas. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas, conduzidas com base em um roteiro semiestruturado. Além de uma breve caracterização sociodemográfica dos entrevistados, serão abordados temas, tais como: os processos de identificação pessoal e coletiva; vivências anteriores ao acesso ao ensino superior; as experiências vivenciadas para o acesso; a percepção sobre as práticas que garantam a equidade para fins de permanência no ensino superior e as propostas de
melhorias das ações afirmativas nas instituições de ensino superior pesquisadas. A apuração dos dados será realizada segundo a técnica da “Análise de Conteúdo” de Bardin.

Apoio financeiro: UNIVALE/ FPF
Coordenação: Edmarcius Carvalho Novaes
Colaboradores(as): Adriana de Oliveira Leite Coelho, Adriana Mara Pimentel Maia Portugal e Sara Edwirgens Barros Silva
Alunos de Iniciação Científica vinculados: Simon Lucas Alves Rodrigues - Psicologia, Tiago de Castro Silva - Psicologia e Yasmin Coelho Coutinho Duarte - Psicologia

Conversando com a cidade: cartografia de territórios educativos em três bairros de Governador Valadares

Campo Temático: Migração
Linhas de Pesquisa 01: Território, Migrações e Cultura
Início: 01/02/2019
Descrição: Este estudo se insere no debate sobre Educação Integral revitalizado no Brasil na última década, e que convoca a uma maior abertura da escola para a cidade. O objetivo cartografar territórios educativos em três bairros da cidade de Governador Valadares. Esse município universalizou o tempo integral, a partir do ano de 2009, com a permanência de crianças e adolescentes na escola, por 8 horas diárias, estabelecendo pouco diálogo com o entorno. O referencial teórico assume uma perspectiva interdisciplinar, construído com o aporte da geografia cultural, por meio das contribuições de Paul Claval, ao reconhecer os territórios constituídos pela identidade, cultura, significações, e gestos cotidianos dos atores; das contribuições de Henri Lefebvre que nos apresenta a cidade como um direito dos seus usuários; e Michel de Certeau e colaboradores que nos permitem refletir o bairro que se constrói no movimento cotidiano de seus praticantes ordinários.

Para o diálogo com esses autores, buscamos outros que tematizam a Educação Integral, na perspectiva da cidade educadora. A pesquisa será realizada em uma abordagem qualitativa, envolvendo colaborativamente estudantes de 04 escolas da rede pública, dos bairros selecionados para estudo. Para a produção do material empírico serão buscados documentos sobre cada um dos bairros, e realizadas caminhadas pelas ruas do bairro inspiradas nas contribuições de Michel de Certeau e colaboradores. Nessas caminhadas, feitas pela equipe de pesquisa e pelos estudantes será objeto de observação os equipamentos urbanos e as práticas cotidianas nos bairros. A socialização dessas caminhadas em rodas de conversa com os estudantes permitirá
identificar os possíveis territórios educativos nos bairros, traçando-se, pois, uma cartografia em processo. Espera-se contribuir para a construção de subsídios para a educação integral no município, e para políticas públicas com vistas à consolidação de experiências de tempo integral que conversem com a cidade.

Apoio financeiro: UNIVALE/FPF/FAPEMIG
Coordenação: Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
Colaboradores(as):Karla Nascimento de Almeida, Maria Terezinha Bretas Vilarino, Renata Bernardes Faria Campos e Thiago Martins Santos
Alunos de Iniciação Científica vinculados: Ana Paula Gomes Miranda - Pedagogia e Jhonathan Hwang Gonçalves da Silva - Psicologia

Direito, literatura e reinvenções simbólicas do território: diálogos em tempos neoliberais

Campo temático: Migração
Linhas de Pesquisa 01: Território, Migrações e Cultura
Início: 31/03/2023
Descrição: O projeto de pesquisa intitulado “Direito, literatura e reinvenções simbólicas do território: diálogos em tempos neoliberais” atua de forma interdisciplinar a captar e conhecer dimensões veladas das e nas relações sociais, a partir do trânsito metodológico do movimento direito e literatura e, na mesma direção pretende elaborar uma proposta de construção teórica entre território e literatura. Para o alcance do intento foram escolhidas três obras literárias, a saber: “Torto Arado” de Itamar Vieira Júnior; “Nas terras do rio sem dono” de Carlos Olavo da Cunha Pereira e “Quarto de despejo” de Carolina Maria de Jesus.

As obras em comento serão perscrutadas desde a metodologia do direito na literatura com vistas a vislumbrar as
facetas de narrativas invisibilizadas e esquecidas pelo direito contemporâneo, que se sustenta por uma perspectiva de racionalidade neoliberal. Na mesma senda, propõe-se a pesquisa, vislumbrar as territorialidades construídas e constituídas a partir das obras escolhidas, abrindo assim um flanco teórico-metodológico crítico de análises territoriais sustentadas pelas narrativas literárias, assumindo o território como prenhe de camadas e camadas que por vezes a ciência geográfica não alcançaria. Daí, portanto, a reinvenção simbólica mencionada como título.

Apoio financeiro: UNIVALE/FPF
Coordenação: Bernardo Gomes Barbosa Nogueira
Colaboradores(as): André Rodrigues Santos, Diego Jeangregório Martins Guimarães e Fernanda Cristina de Paula
Alunos de Iniciação Científica vinculados: Samuel Mascarenhas Barros Gusmão - Direito, Lucas Campos Ferreira - Direito e Lucas Andrade de Oliveira - Direito

Relação com saber e a escola: Um estudo com jovens em situação de conflito escolar

Campo temático: Migração
Linhas de Pesquisa 01: Território, Migrações e Cultura
Início: 31/01/2024
Descrição: Este projeto de pesquisa se inscreve como parte de uma trajetória de esforços que alguns pesquisadores (as) têm empreendido nos últimos anos, no curso de Pedagogia da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado Gestão Integrada do Território; desta mesma Instituição, e vem se constituindo em uma rede para promoção do acesso aos direitos, dentre eles à educação de jovens e de adultos em situação de privação de liberdade (NONATO, 2009, 2011, 2013,2015-2018) (CORREA, BICALHO e SOUZA, 2003a; 2003b;) (SOUZA, 2006- 2018;) (CORREA, 2011; 2013,2017) (BICALHO, 2011-2017; ALVARENGA e SOUZA, 2004;) (ALVARENGA, CORREA e SOUZA, 2006; SOUZA, 2008). A educação como direito se fortaleceu a partir da redemocratização do ensino público, balizada pelos princípios de igualdade de condições de acesso e permanência na escola. Entretanto, a garantia da efetividade desse direito, nos espaços escolares se defronta com conflitos, tensões e antagonismos presentes na convivência coletiva. Este estudo insere-se no contexto destes debates e se volta para os conflitos escolares, identificados a partir da visão positiva proposta por Charlot.

O objetivo é compreender a relação que jovens em situação de conflito escolar estabelecem com o saber e a escola, a partir das vivências nas áreas urbanas do interior e da capital mineira. O campo de pesquisa são seis escolas da rede pública estadual de educação – três delas estão situadas em Belo Horizonte e as demais em Governador Valadares –, e os sujeitos são estudantes dessas escolas que vivenciam situação de conflito escolar no contexto local de suas realidades. O referencial teórico adotado são os estudos de Bernard Charlot, sobre a relação com o saber. O instrumento de coleta de dados é o inventário de saber, instrumento proposto por Charlot. Espera-se contribuir para a elaboração de novos subsídios teóricos no campo da sociologia da juventude que colaborem para compreensão da relação do jovem em situação de conflito escolar com o saber. 

Apoio financeiro: UNIVALE/FPF/FAPEMIG
Coordenação:Fernanda Cristina de Paula

Membros do NIESD

Integram o NIESD docentes das áreas de Ciências Sociais, Direito, Educação, Geografia e Psicologia, mestrandas/ bolsistas (extensão, iniciação cientifica, mestrado) mestrandos/as e egressos/as do GIT
Coordenadora: Fernanda Cristina de Paula (GIT/UNIVALE)

Docentes Permanentes
● Bernardo Gomes Barbosa Nogueira (UNIVALE)
● Fernanda Cristina de Paula (UNIVALE)
● Maria Celeste Reis Fernandes de Souza (UNIVALE)
● Maria Terezinha Bretas Vilarino (UNIVALE)
● Mauro Augusto dos Santos (UNIVALE)

Professor(es) Colaboradores(es)
● Maria Gabriela Parenti Bicalho (UFJF-GV)

Professor(es) da Graduação integrante(s) do laboratório
● Rosilene Conceição Maciel (Design Gráfico/Univale)

Discentes do Mestrado GIT
● Gisela Oliveira Silva Costa – Bolsa CAPES
● Jacqueline Françoá R. Silva – Bolsa FPF/UNIVALE
● Juliana Maria Souza Xavier – Bolsa FAPEMIG
● Letícia Vasconcelos – Bolsa CAPES
● Mayke Douglas M. Souza – Bolsa FAPEMIG
● Maria do Carmo Silva – Bolsa FPF/UNIVALE – Comunidades Tradicionais
● Sabrina Olegário Santana – Bolsa CAPES

Bolsistas de Iniciação Científica
● Ana Luiza Martins – Design Gráfico (Bolsista de 
Desenvolvimento Científico e Tecnológico/FAPEMIG)
● Ana Paula Gomes Miranda (Pedagogia, BIC/FAPEMIG)
● Jhonathan Hawang G. da Silva (Psicologia PIBIC/UNIVALE FAPEMIG)
● Laura Gomes da Silva Freitas (Psicologia, BIC/FAPEMIG)
● Maria Isabelle Nogueira de Souza (Psicologia, BIC/FAPEMIG)
● Lucas Campos Ferreira (Direito, BIC/FAPEMIG)
● Lucas Andrade de Oliveira (Direito, BIC/FAPEMIG)
● Samuel Mascarenhas Barros Gusmão (Direito, PIBIC UNIVALE)

Bolsista(s) de Extensão
● Keila Alves da Rocha (Pedagogia, PSV/UNIVALE)

Egressos(as) participantes
● Andrea Cecília Moreno
● Érika Benigna do Nascimento
● Karla Nascimento Almeida
● Eloisa Ferreira Almeida
● Thiago Martins Santos
● Wildma Mesquita Silva

Projeto estruturante

O projeto estruturante “Vulnerabilidades, Resiliências e Territorialidades” busca investigar diferentes dinâmicas territoriais, a partir da transversalidade presente no território. Fundamenta-se no contexto regional e toma como premissa a presença: a) de múltiplas vulnerabilidades que configuram as dinâmicas socioterritoriais; b) de sujeitos/atores que afirmam seu protagonismo e configuram modos de vida nos territórios, engendrando resiliências constitutivas de territorialidades. o projeto estruturante se interessa pelas dimensões socioespaciais, socioculturais, socioeconômicas e socioambientais do território relacionadas às temáticas da educação, saúde e direitos. Na transversalidade considera os ciclos de vida, diferenças de gênero, étnicas, raciais, culturais, religiosas e de classe; a cidade e campo; e as comunidades tradicionais.

Extensão

rede-solidaria-capa

Programa Rede Solidária Natureza Viva

No campo da extensão, o NIESD desenvolve o Programa Rede Solidária Natureza Viva, de educação ambiental e de educação popular em saúde, que envolve a UNIVALE, as escolas públicas de Governador Valadares, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (ASCANAVI) e a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje Por Um Futuro Melhor (ASCARF). As atividades e trabalhos desenvolvidos pelo Rede Solidária envolvem professores e estudantes dos cursos de graduação da Univale e são articulados com o auxílio de outras parcerias, especialmente com escolas de educação básica com vistas a desencadear processos educativos em educação ambiental.

Biomedicina, Estética e Cosmética, Engenharia Civil e Ambiental, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Mestrado GIT.

Coordenação: Prof. Ms Thiago Martins Santos (Docente do curso de Pedagogia/Niesd - Doutorando em Educação/UFJF)

Programa Roda de Saberes

A “Roda de Saberes” é um programa do curso de Pedagogia, veiculado pela Univale TV, criado em 2009. Atualmente é organizado pelo curso de Pedagogia e pelo mestrado em Gestão Integrada do Território da Univale. Visa pautar temas educativos em roda de conversas, estabelecendo interlocução entre escolas da educação básica, movimentos sociais e universidade, inspirando-se em uma pedagogia do diálogo, como nos ensina o educador Paulo Freire. As rodas visam a disseminação do conhecimento científico e contam, também, com participação de egressos do GIT/NIESD.


As rodas estão disponíveis em: tv.univale.br/roda-de-saberes

Programa Questão De Direito

Programa do curso de Direito em parceria com o Niesd, apresentado pelo professor e doutor Bernardo Nogueira, traz debates que ultrapassam os muros da universidade e trata de temáticas ligadas ao campo do Direito, e ao aliar-se ao projeto estruturante do Niesd aborda temas complexos como violências, vulnerabilidades, questões raciais, de direitos humanos, ambiente, educação, saúde, dentre outros. O programa estabelece um fértil diálogo entre o apresentador e pessoas convidadas (docentes dos cursos de graduação da Univale, do GIT, egressos/as, dentre outros).

Os programas podem ser conferidos em: tv.univale.br/questao-de-direito/

Galeria de Fotos

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down