Linha de pesquisa: Território, Sociedade e Saúde
Coordenadora: Profa. Dra. Fernanda Cristina de Paula
E-mai: fernanda.paula@univale.br
O Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (NIESD) foi criado em 2014 e como laboratório do GI, tem como objetivo proporcionar ao corpo docente e discente dos cursos de graduação e pós-graduação da UNIVALE e de outras instituições, a implementação de pesquisas e projetos de extensão relacionados às temáticas estruturantes Educação, Saúde-Doença, Vulnerabilidade e violência. O laboratório busca, a partir dessas temáticas propor projetos de pesquisa e extensão, manter articulação com a educação básica e movimentos sociais, organizar eventos acadêmicos e científicos, cursos e seminários relacionados a essas temáticas.
Cadastrado como grupo de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, ao longo dos anos, o NIESD conta com projetos que recebem apoio de agências de fomento (CAPES, CNPq e FAPEMIG) e estabelece parcerias outros laboratórios do Programa, cursos de graduação da Univale, escolas de educação básica, associações de catadores de materiais recicláveis (ASCANAVI e ASCARF), Coletivo Abayomi, Centro Agroecológico Tamanduá, dentre outros.
Campo Temático: Migração
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 31/01/2022
Descrição: Uma formação acadêmica humanizada e de qualidade, com igualdade de direitos e inclusão de valores culturais e sociais, é o que desejam os estudantes do ensino superior que compõem grupos sociais que, historicamente, foram excluídos dos processos educacionais, tais como: população negra; indígenas; pessoas com deficiência; grupos de identidades de gênero e diversidades sexuais, assim como a população com adoecimento mental. Aspectos relativos ao acesso e permanência no Ensino Superior destes segmentos sociais apontam para a existência de especificidades e demandas distintas, o que exige das Instituições de Ensino Superior uma série de adequações para o cumprimento das normativas legais e para a garantia de uma
prestação do serviço de ensino que possibilite a formação integral dos estudantes de forma equânime. A pesquisa tem por objetivo, conhecer as práticas de execução das políticas afirmativas de Instituições de Ensino Superior de Governador Valadares, o que favorecem o acesso e a equidade entre os segmentos da população historicamente excluídas do processo educacional. Trata-se deum estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa.
Será realizada a análise documental e bibliográfica da temática. Além disto, em seu corpus prático, os sujeitos da pesquisa serão estudantes que compõem grupos sociais historicamente excluídos do processo educacional e que se encontram no Ensino Superior durante o período da pesquisa em quatro Instituições de Ensino Superior de Governador Valadares, sendo duas instituições públicas e duas privadas. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas, conduzidas com base em um roteiro semiestruturado. Além de uma breve caracterização sociodemográfica dos entrevistados, serão abordados temas, tais como: os processos de identificação pessoal e coletiva; vivências anteriores ao acesso ao ensino superior; as experiências vivenciadas para o acesso; a percepção sobre as práticas que garantam a equidade para fins de permanência no ensino superior e as propostas de
melhorias das ações afirmativas nas instituições de ensino superior pesquisadas. A apuração dos dados será realizada segundo a técnica da “Análise de Conteúdo” de Bardin.
Apoio financeiro: UNIVALE/ FPF
Coordenação: Edmarcius Carvalho Novaes
Colaboradores(as): Adriana de Oliveira Leite Coelho, Adriana Mara Pimentel Maia Portugal e Sara Edwirgens Barros Silva
Alunos de Iniciação Científica vinculados: Simon Lucas Alves Rodrigues - Psicologia, Tiago de Castro Silva - Psicologia e Yasmin Coelho Coutinho Duarte - Psicologia
Campo Temático: Migração
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 31/01/2022
Descrição: Uma formação acadêmica humanizada e de qualidade, com igualdade de direitos e inclusão de valores culturais e sociais, é o que desejam os estudantes do ensino superior que compõem grupos sociais que, historicamente, foram excluídos dos processos educacionais, tais como: população negra; indígenas; pessoas com deficiência; grupos de identidades de gênero e diversidades sexuais, assim como a população com adoecimento mental. Aspectos relativos ao acesso e permanência no Ensino Superior destes segmentos sociais apontam para a existência de especificidades e demandas distintas, o que exige das Instituições de Ensino Superior uma série de adequações para o cumprimento das normativas legais e para a garantia de uma
prestação do serviço de ensino que possibilite a formação integral dos estudantes de forma equânime. A pesquisa tem por objetivo, conhecer as práticas de execução das políticas afirmativas de Instituições de Ensino Superior de Governador Valadares, o que favorecem o acesso e a equidade entre os segmentos da população historicamente excluídas do processo educacional. Trata-se deum estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa.
Será realizada a análise documental e bibliográfica da temática. Além disto, em seu corpus prático, os sujeitos da pesquisa serão estudantes que compõem grupos sociais historicamente excluídos do processo educacional e que se encontram no Ensino Superior durante o período da pesquisa em quatro Instituições de Ensino Superior de Governador Valadares, sendo duas instituições públicas e duas privadas. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas, conduzidas com base em um roteiro semiestruturado. Além de uma breve caracterização sociodemográfica dos entrevistados, serão abordados temas, tais como: os processos de identificação pessoal e coletiva; vivências anteriores ao acesso ao ensino superior; as experiências vivenciadas para o acesso; a percepção sobre as práticas que garantam a equidade para fins de permanência no ensino superior e as propostas de
melhorias das ações afirmativas nas instituições de ensino superior pesquisadas. A apuração dos dados será realizada segundo a técnica da “Análise de Conteúdo” de Bardin.
Apoio financeiro: UNIVALE/ FPF
Coordenação: Edmarcius Carvalho Novaes
Colaboradores(as): Adriana de Oliveira Leite Coelho, Adriana Mara Pimentel Maia Portugal e Sara Edwirgens Barros Silva
Alunos de Iniciação Científica vinculados: Simon Lucas Alves Rodrigues - Psicologia, Tiago de Castro Silva - Psicologia e Yasmin Coelho Coutinho Duarte - Psicologia
Campo temático: Migração
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 31/03/2023
Descrição: O projeto de pesquisa intitulado “Direito, literatura e reinvenções simbólicas do território: diálogos em tempos neoliberais” atua de forma interdisciplinar a captar e conhecer dimensões veladas das e nas relações sociais, a partir do trânsito metodológico do movimento direito e literatura e, na mesma direção pretende elaborar uma proposta de construção teórica entre território e literatura. Para o alcance do intento foram escolhidas três obras literárias, a saber: “Torto Arado” de Itamar Vieira Júnior; “Nas terras do rio sem dono” de Carlos Olavo da Cunha Pereira e “Quarto de despejo” de Carolina Maria de Jesus.
As obras em comento serão perscrutadas desde a metodologia do direito na literatura com vistas a vislumbrar as
facetas de narrativas invisibilizadas e esquecidas pelo direito contemporâneo, que se sustenta por uma perspectiva de racionalidade neoliberal. Na mesma senda, propõe-se a pesquisa, vislumbrar as territorialidades construídas e constituídas a partir das obras escolhidas, abrindo assim um flanco teórico-metodológico crítico de análises territoriais sustentadas pelas narrativas literárias, assumindo o território como prenhe de camadas e camadas que por vezes a ciência geográfica não alcançaria. Daí, portanto, a reinvenção simbólica mencionada como título.
Apoio financeiro: UNIVALE/FPF
Coordenação: Bernardo Gomes Barbosa Nogueira
Colaboradores(as): André Rodrigues Santos, Diego Jeangregório Martins Guimarães e Fernanda Cristina de Paula
Alunos de Iniciação Científica vinculados: Samuel Mascarenhas Barros Gusmão - Direito, Lucas Campos Ferreira - Direito e Lucas Andrade de Oliveira - Direito
Campo temático: Migração
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 31/01/2024
Descrição: Este projeto de pesquisa se inscreve como parte de uma trajetória de esforços que alguns pesquisadores (as) têm empreendido nos últimos anos, no curso de Pedagogia da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado Gestão Integrada do Território; desta mesma Instituição, e vem se constituindo em uma rede para promoção do acesso aos direitos, dentre eles à educação de jovens e de adultos em situação de privação de liberdade (NONATO, 2009, 2011, 2013,2015-2018) (CORREA, BICALHO e SOUZA, 2003a; 2003b;) (SOUZA, 2006- 2018;) (CORREA, 2011; 2013,2017) (BICALHO, 2011-2017; ALVARENGA e SOUZA, 2004;) (ALVARENGA, CORREA e SOUZA, 2006; SOUZA, 2008). A educação como direito se fortaleceu a partir da redemocratização do ensino público, balizada pelos princípios de igualdade de condições de acesso e permanência na escola. Entretanto, a garantia da efetividade desse direito, nos espaços escolares se defronta com conflitos, tensões e antagonismos presentes na convivência coletiva. Este estudo insere-se no contexto destes debates e se volta para os conflitos escolares, identificados a partir da visão positiva proposta por Charlot.
O objetivo é compreender a relação que jovens em situação de conflito escolar estabelecem com o saber e a escola, a partir das vivências nas áreas urbanas do interior e da capital mineira. O campo de pesquisa são seis escolas da rede pública estadual de educação – três delas estão situadas em Belo Horizonte e as demais em Governador Valadares –, e os sujeitos são estudantes dessas escolas que vivenciam situação de conflito escolar no contexto local de suas realidades. O referencial teórico adotado são os estudos de Bernard Charlot, sobre a relação com o saber. O instrumento de coleta de dados é o inventário de saber, instrumento proposto por Charlot. Espera-se contribuir para a elaboração de novos subsídios teóricos no campo da sociologia da juventude que colaborem para compreensão da relação do jovem em situação de conflito escolar com o saber.
Apoio financeiro: UNIVALE/FPF/FAPEMIG
Coordenação:Fernanda Cristina de Paula
O projeto estruturante “Vulnerabilidades, Resiliências e Territorialidades” busca investigar diferentes dinâmicas territoriais, a partir da transversalidade presente no território. Fundamenta-se no contexto regional e toma como premissa a presença: a) de múltiplas vulnerabilidades que configuram as dinâmicas socioterritoriais; b) de sujeitos/atores que afirmam seu protagonismo e configuram modos de vida nos territórios, engendrando resiliências constitutivas de territorialidades. o projeto estruturante se interessa pelas dimensões socioespaciais, socioculturais, socioeconômicas e socioambientais do território relacionadas às temáticas da educação, saúde e direitos. Na transversalidade considera os ciclos de vida, diferenças de gênero, étnicas, raciais, culturais, religiosas e de classe; a cidade e campo; e as comunidades tradicionais.