Linha de pesquisa: Educação, Saúde, Ambiente e Direito e Território, Migração e Cultura
Coordenadora: Profa. Dra. Fernanda Cristina de Paula
E-mai: fernanda.paula@univale.br
O Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (NIESD) foi criado em 2014 e como laboratório do GIT, tem como objetivo proporcionar ao corpo docente e discente dos cursos de graduação e pós-graduação da UNIVALE e de outras instituições, a implementação de pesquisas e projetos de extensão relacionados às temáticas estruturantes Educação, Saúde-Doença, Vulnerabilidade e violência. O laboratório busca, a partir dessas temáticas propor projetos de pesquisa e extensão, manter articulação com a educação básica e movimentos sociais, organizar eventos acadêmicos e científicos, cursos e seminários relacionados a essas temáticas.
Cadastrado como grupo de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, ao longo dos anos, o NIESD conta com projetos que recebem apoio de agências de fomento (CAPES, CNPq e FAPEMIG) e estabelece parcerias outros laboratórios do Programa, cursos de graduação da Univale, escolas de educação básica, associações de catadores de materiais recicláveis (ASCANAVI e ASCARF), Coletivo Abayomi, Centro Agroecológico Tamanduá, dentre outros.
Integram o NIESD docentes das áreas de Ciências Sociais, Direito, Educação, Geografia e Psicologia, mestrandas/ bolsistas (extensão, iniciação cientifica, mestrado) mestrandos/as e egressos/as do GIT.
Os principais projetos em andamento do NIESD são:
No campo da extensão, o NIESD desenvolve o Projeto Rede Solidária Natureza Viva, de educação ambiental, que envolve a UNIVALE, as escolas públicas de Governador Valadares, a Associação de Catadores Natureza Viva (ASCANAVI) e a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje Por Um Futuro Melhor (ASCARF). As atividades e trabalhos executads dentro do Rede Solidária envolvendo professores, alunos e são articulados com o auxílio de outras parcerias, como o aglomerado de exclusão do Morro do Carapina e a Rede Municipal de Ensino.
“Territorialidades, Vulnerabilidades e Resiliências" busca investigar diferentes dinâmicas territoriais, a partir da transversalidade presente no território. Fundamenta-se no contexto regional e toma como premissa a presença:
a) de múltiplas vulnerabilidades que configuram as dinâmicas socioterritoriais;
b) de sujeitos/atores que afirmam seu protagonismo e configuram modos de vida nos territórios, engendrando práticas e resiliências constitutivas de territorialidades.
Assim, o projeto estruturante do NIESD se interessa pelas dimensões socioespaciais, socioculturais, socioeconômicas e socioambientais do território relacionadas às temáticas da educação, saúde e direitos. Na transversalidade considera os ciclos de vida, diferenças de gênero, étnicas, raciais, culturais, religiosas e de classe; a cidade e campo; e as comunidades tradicionais. Como decorrência do exercício investigativo tem o propósito de fornecer elementos para a Gestão Integrada do Território, subsidiando atores e políticas públicas; e realizar a interlocução com a educação básica, movimentos sociais, comunidades e grupos tradicionais, da cidade e do campo, por meio da produção do conhecimento, via ciência cidadã, comunicação científica e ações extensionistas.
Descrição: Vinculado ao projeto estruturante “Territorialidades, Vulnerabilidades e Resiliências" a pesquisa se pauta em uma formação acadêmica humanizada e de qualidade, com igualdade de direitos e inclusão de valores culturais e sociais, como que desejam estudantes do ensino superior que compõem grupos sociais historicamente excluídos dos processos educacionais: população negra, indígenas, pessoas com deficiência, grupos de identidades de gênero e diversidades sexuais, assim como a população com adoecimento mental. A pesquisa tem por objetivo conhecer as práticas de execução das políticas afirmativas de Instituições de Ensino Superior de Governador Valadares, o que favorece o acesso e a equidade entre os segmentos da população historicamente excluídas do processo educacional. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Será realizada a análise documental e bibliográfica da temática. Além disto, em seu corpus prático, os sujeitos da pesquisa são estudantes que compõem grupos sociais historicamente excluídos do processo educacional e que se encontram no Ensino Superior durante o período da pesquisa em quatro Instituições de Ensino Superior de Governador Valadares, sendo duas instituições públicas e duas privadas. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas conduzidas com base em um roteiro semiestruturado. Espera-se contribuir para garantia do acesso e permanência no Ensino Superior destes segmentos sociais, com atenção para especificidades e demandas distintas, o que exige das Instituições de Ensino Superior uma série de adequações para o cumprimento das normativas legais e para a garantia de uma prestação do serviço de ensino que possibilite a formação integral dos estudantes de forma equânime.
Apoio financeiro: UNIVALE
Coordenação: Edmarcius Carvalho Novaes
Integrantes: Adriana de Oliveira Leite Coelho, Adriana Mara Pimentel Maia Portugal, Lenício Dutra Marinho Júnior, Maria Gabriela Parenti Bicalho, Sandra Dias Pereira da Costa, Sara Edwirgens Barros Silva, Tiago de Castro Silva
Campo temático: Educação
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 31/01/2022
Descrição: Vinculado ao projeto estruturante “Territorialidades, Vulnerabilidades e Resiliências" o estudo se insere nos debates da educação integral/tempo integral instigadores de diálogos entre escola e territórios. O objetivo é cartografar territórios educativos em bairros da cidade de Governador Valadares a partir do olhar de estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e/ou ensino médio. O referencial teórico assume uma perspectiva interdisciplinar, colocando em diálogo autores do campo da educação como Paulo Freire; autores que assumem o território em uma abordagem cultural; Henri Lefebvre; Michel de Certeau e colaboradores; autores e estudos dos campos da arte, ambiente, história, saúde, tecnologia. A pesquisa realizada em uma abordagem qualitativa, adota a cartografia como direcionamento da produção do material empírico, rodas de conversa e caminhada transversal. Envolve colaborativamente estudantes de escolas da rede pública e profissionais das escolas, dos bairros que vão sendo gradativamente selecionados para o estudo. Para a produção do material empírico envolve estudantes do curso de Pedagogia, enfermagem, medicina, egressos do GIT, docentes do GIT de outros laboratórios, docentes do curso de Pedagogia, profissionais do Núcleo de Educação à distância da Univale. Como resultados das cartografia produzidas são elaborados fascículos, reunindo mapas, textos e outras formas de expressão referentes ao território. A cartografia é, pois, potencializadora da construção de elos entre escola, bairro, cidade – escola e território se relacionam dialeticamente
Apoio financeiro: UNIVALE/FPF; Fapemig
Coordenação: Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
Integrantes: Karla Nascimento de Almeida, Maria Terezinha B. Vilarino, Renata B. F. Campos e Thiago Martins Santos
Colaboradores(as) Externos(as): Daniel Rômulo de Carvalho Rocha (Smed/GV), Cristiana M. O. Guimarães (IFMG/GV) e Roosvany Beltrame Rocha (Smed/GV)
Campo temático: Educação
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 31/01/2022
Descrição: O presente projeto do NIESD se propõe analisar de forma integrada a evasão na EaD, com o objetivo de desenvolver um sistema que realize automaticamente as análises de interpretabilidade – indicando quais as principais características relacionadas à evasão nos cursos de graduação na EaD. O número de ingressante nesta modalidade ampliou e representa, pelo Censo da Educação Superior 2020, 53,4% do total em cursos de graduação no Brasil, conforme o INEP, em 2022.
Entretanto, quando se trata do total de alunos concluintes na EaD, tem-se uma maior taxa de evasão. Na metodologia utiliza a pesquisa bibliográfica, análise documental e o desenvolvimento de um protótipo de sistema que por meio de algoritmos de inteligência artificial realize análises de interpretabilidade e predição relacionadas à evasão nos cursos de graduação na EaD. A avaliação do sistema ocorrerá com estudo de caso realizado com dados da Universidade Vale do Rio Doce, que oferta cursos de graduação em EaD desde 2018.
Espera-se com os resultados da pesquisa contribuir para uma maior compreensão dos aspectos relacionados à evasão na EaD, assim como proporcionar uma solução tecnológica que possa auxiliar a implementação de ações estratégicas para melhoria da oferta de educação na modalidade EaD, bem como auxilie na implantação de estratégias para reduzir os índices de abandono do Ensino Superior. O projeto promove conhecimento sobre acesso e evasão e EaD, desenvolvendo a tecnologia com recursos inovadores para análise de dados.
Apoio financeiro: UNIVALE/FPF
Coordenação: Cristiane Mendes Netto
Pesquisador(a):
Maria Gabriela Parenti Bicalho
Campo temático: Vulnerabilidades e Violências
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 31/01/2022
Descrição: O projeto de pesquisa intitulado Direito, literatura e reinvenções simbólicas território: diálogos em tempos neoliberais, vinculado ao "Projeto Estruturante Territorialidades, Vulnerabilidades e Resiliências" atua de forma interdisciplinar a captar e conhecer dimensões veladas das e nas relações sociais, a partir do trânsito metodológico do movimento direito e literatura e, na mesma direcão pretende elaborar uma proposta de construção teórica entre território e literatura. Para o alcance do intento foram escolhidas três obras literárias, a saber: Torto Arado de Itamar Vieira Junior: Nas terras do rio sem dono de Carlos Olavo da Cunha Pereira e Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus. As obras em comento serão prescrutadas desde a metodologia do direito na vislumbrar literatura com vistas as facetas de narrativas invisibilizadas e esquecidas pelo direito contemporâneo, que se sustenta por uma perspectiva de racionalidade neoliberal. Na mesma senda, propõe-se a pesquisa, vislumbrar as territorialidades construídas e constituídas a partir das obras escolhidas, abrindo assim um flanco teórico-metodologico crítico de análises territoriais sustentadas pelas narrativas assumindo o território como prenhe de camadas e camadas que por vezes a ciência geográfica não alcançaria. Daí, portanto, a reinvenção simbólica mencionada como título.
Apoio financeiro: UNIVALE/FPF
Coordenação: Bernardo Gomes Barbosa Nogueira
Integrantes: André Rodrigues e Diego Jeangregório
Campo temático: Vulnerabilidades e Violências
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 31/01/2022
Descrição: O núcleo busca analisar as questão das relações étnico-raciais, que têm ganhado espaço junto da sociedade, Universidade e poder público. Elas são marcadas, notadamente, por diversos tipos de discriminações que, ao fazerem parte da própria estrutura da sociedade, são fontes contínuas de desigualdade, racismo, preconceito, violência e injustiças.
Atentando, portanto, ao contexto de discriminações e opressões interssecionais de raça e gênero, que atravessam o quadro de desigualdade de nossa sociedade, esta pesquisa envereda por dois caminhos (que se entrecruzam): por um lado, busca construir de uma abordagem interdisciplinar da questão da identidade étnico-racial e de gênero e, por outro, intenta identificar particularidades do território e territorialidades de Governador Valadares-MG e a interseccionalidade de raça e gênero no que tange vulnerabilidades e violências de mulheres negras e outras identidades de gênero.
Apoio financeiro: UNIVALE/ FPF
Coordenação: Fernanda Cristina de Paula
Pesquisadoras:
Marileny Boechat F. Brandão
Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
Campo temático: Vulnerabilidades e Violências
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde
Início: 31/01/2022
Descrição: O presente projeto do núcleo busca compreender de que forma a pauta dos Direitos Humanos tem sido abordada pelos veículos midiáticos das regiões: Regiões Geográficas Intermediárias de Governador Valadares. Espera-se desenvolver um observatório de crítica de mídia regional, cujo objetivo será o monitoramento e análise da produção midiática em um recorte territorialmente localizado, a partir de uma perspectiva interdisciplinar entre os campos do Direito e da Comunicação.
Nas sociedades democráticas contemporâneas, a mídia ocupa lugar central e estruturante dos mais variados processos sociais. Ou seja, o modo como nos orientamos em relação à realidade, nos organizamos no mundo e agimos uns com os outros passa, cada vez mais, por processos de conversação, representação e midiatização, os quais ocorrem cotidianamente entre sujeitos e suas interações mediadas por redes sociais e outros veículos midiáticos. Neste contexto, particularmente, nos chama atenção a abordagem dos direitos humanos: apesar de em tese poderem contar com o poder de difusão midiática para sua promoção e visibilidade, muitas vezes acabam sendo silenciados, distorcidos ou até mesmo violados pela própria mídia.
Apoio financeiro: UNIVALE/FPF
Coordenação: Franco Dani Araújo e Pinto
Pesquisador: Bernardo Gomes Barbosa Nogueira
Campos temáticos: Educação, Vulnerabilidade e Violência
Linhas de Pesquisa 02: Território, Sociedade e Saúde.
Início: 31/01/2022
Descrição: Vinculado ao projeto estruturante “Territorialidades, Vulnerabilidades e Resiliências" o projeto de pesquisa se inscreve como parte de uma trajetória de esforços de pesquisadoras do Niesd de pesquisadoras do Observatório da Juventude (UFMG) que têm se se constituindo como uma rede de debates e estudos, com vistas à promoção do acesso aos direitos, dentre eles, o direito à educação para jovens, com atenção para as vulnerabilidades e as violências que permeiam processos educativos de jovens em situação de conflito escolar e de privação de liberdade. A educação como direito se fortaleceu a partir da democratização do ensino público, balizada pelos princípios de igualdade de condições de acesso e permanência na escola. Entretanto, a garantia da efetividade desse direito, nos espaços escolares se defronta com conflitos, tensões e antagonismos presentes na convivência coletiva. Este estudo insere-se no contexto desses debates e tem como objetivo compreender as relações com o saber e a escola estabelecidas por jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto atendidos por Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS de dois municípios de Minas Gerais. O campo de pesquisa são três CREAS, dois situados em Belo Horizonte e um em Governador Valadares –, e os participantes do estudo são jovens assistidos pelos CREAS na condição de medidas socioeducativas em meio aberto. Adota-se como referencial teórico os estudos da Sociologia da Educação, especificamente com a teoria da relação com o saber de Bernard Charlot, e estudos da Sociologia da Juventude. O estudo assume uma abordagem qualitativa, descritiva, com os procedimentos de coleta de dados propostos por Bernard Charlot para a realização de pesquisas sobre a relação com o saber: balanço de saberes e entrevista. Espera-se contribuir para a elaboração de novos subsídios teóricos no campo da educação, e sociologia da juventude que colaborem para compreensão da relação do jovem em situação de medida socioeducativa com o saber, bem como subsidiar políticas públicas voltadas para os jovens com potencial para construir redes de atenção, com vistas a uma gestão mais integrada dos territórios considerando-se as dinâmicas territoriais relacionadas a vulnerabilidade e violência juvenis.
Apoio financeiro: Fapemig, UNIVALE/ FPF
Coordenação: Fernanda Cristina de Paula
Integrantes: Maria Gabriela P. Bicalho, Maria Celeste R. F. de Souza, Licinia Maria Correa (UFMG) e Andrea Cecília Moreno (egressa, voluntária, NEaD/UNIVALE).