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Foto de pesquisadores ligados ao projeto Fala Jovem

Professores, mestrandos e graduandos do projeto de pesquisa “Fala Jovem” têm trabalhos aprovados para XIV Congresso Internacional Interdisciplinar

01 outubro, 2025

Os professores e mestrandos do programa de pós-graduação em Gestão Integrada do Território (GIT) da UNIVALE e alunos de graduação vinculados ao Projeto de Pesquisa “Fala Jovem” tiveram trabalhos aprovados no XIV Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Coninter), o maior evento científico da área interdisciplinar realizado no Brasil pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O evento acontece entre os dias 27 a 31 de outubro de 2025 na Universidade de Vila Velha, na cidade de Vila Velha, no estado do Espírito Santo, e tem como tema “Tecnologias Sociais e Práticas Interdisciplinares do Desenvolvimento da Ciência". O evento é organizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Aninter-SH), à qual o GIT é associado por meio de seu, o professor Haruf Salmen Espíndola.

As produções aprovadas foram:

NomeAutoresTipo*
01A implementação da resolução nº 4.701/2022 nas escolas estaduais de Governador Valadares: a atuação de assistentes sociais e psicólogos na rede de ensinoSimon Lucas Alves Rodrigues; Bernardo Gomes Barbosa Nogueira; Edmarcius Carvalho Novaes; Linda Carten Estevan LopesResumo expandido
02Atravessamentos de gênero no “Fala Jovem”: desafios para a educação escolarRenata Greco de Oliveira; Aquila Mendes Pinto; Linda Carten Estevan Lopes; Edmarcius Carvalho Novaes Trabalho completo 
03Juventudes e violências raciais: percepções de estudantes de uma escola pública em um município mineiroThiago Patrikson Moreira Cunha; Suely Maria Rodrigues; Maria Terezinha Bretas Vilarino; Ana Cristina Marques de Oliveira  Trabalho completo 
04Entre o silêncio e a resistência: o projeto fala jovem e o enfrentamento das violências de gênero, raça e sexualidadeLinda Carten Estevan Lopes; Edmarcius Carvalho Novaes; Ana Cristina Marques OliveiraResumo expandido 
05Regras não escritas: um estudo sobre a naturalização da violência entre estudantes participantes de uma pesquisaTiago de Castro Silva; Jhonathan Hwang Gonçalves da Silva; Maria Terezinha Bretas Vilarino; Edmarcius Carvalho NovaesResumo expandido

O projeto de pesquisa “Fala Jovem”

As produções decorrem do projeto "Fala Jovem: diálogos sobre violências e formas de resistências vivenciadas por estudantes do ensino médio em uma escola estadual de Governador Valadares", aprovado em edital de fomento externo como Pesquisa para Inovação na Educação Básica, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), do governo de Minas Gerais, com apoio da Fundação Percival Farquhar, pela Resolução Consuni: 011/2024 (UNIVALE).

Foto de pesquisadores ligados ao projeto Fala Jovem
O projeto de pesquisa Fala Jovem promove encontros na Escola Estadual Israel Pinheiro

O objetivo deste projeto de pesquisa científica é investigar como estudantes do 1° ano do ensino médio de uma escola pública estadual em Governador Valadares vivenciam situações de violências reais e potenciais no contexto escolar. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem quantiqualitativa.

Os sujeitos da pesquisa “Fala Jovem” serão em torno de 190 estudantes que compõem cinco turmas do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual Israel Pinheiro, instituição da educação básica da rede de ensino estadual de Minas Gerais, parceira da pesquisa.

Em seu corpus prático, planejado para acontecer durante 36 meses, a pesquisa “Fala Jovem” se divide em três fases: no primeiro ano, serão organizados espaços de estudos e diálogos coletivos, em momentos formativos; no segundo ano, será realizada a coleta de dados, por meio de um questionário sobre as diversas formas de violências vivenciadas, bem como a análise dos resultados encontrados. Também será organizado um grupo focal, com estudantes que se destacarem durante a primeira fase; e, no terceiro ano, será realizada a produção de material audiovisual (uma série de dez videocasts) pelos estudantes que irão compor o grupo focal.

Foto dos mestrandos Tiago de Castro Silva e Linda Carten Estevan Lopes
Tiago e Linda, mestrandos do GIT e participantes da pesquisa

Assim, com a pesquisa “Fala Jovem”, espera-se identificar situações de violências reais e potenciais a partir dos diálogos feitos pelos estudantes durante todas as fases do projeto, permitindo também mapear as formas de resistências por eles agenciadas, em vivências escolares que sejam territorializadas por práticas de violências. De igual forma, espera-se que a produção audiovisual resultante do projeto sirva como material de apoio à organização de políticas educacionais estaduais no contexto escolar para estudantes do ensino médio.

Para a mestranda do GIT, Linda Carten Estevan Lopes, que é bolsista pela Fapemig, a participação no Coninter é relevante, pois “é o maior evento internacional da área interdisciplinar que acontece no Brasil, uma oportunidade de conhecer outros pesquisadores que discutem a temática da violência no contexto da educação, podendo fazer trocas teóricas e metodológicas, além da participação nas mesas redondas e palestras do evento”. Já para Tiago de Castro Silva, mestrando do GIT e também bolsista Fapemig, participar do evento é uma “oportunidade de apresentar no contexto científico os resultados encontrados no campo de pesquisa neste primeiro ano do projeto, o que ajudará na escrita das produções do projeto, como artigo e dissertação”.

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