Nesta última sexta-feira (03/06), a reunião da gestão pedagógica dos professores de Odontologia trataram sobre a nova grade curricular com base nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)
Por: Natalia Lima Amaral
O corpo docente do curso de Odontologia, junto com a Gestão Pedagógica (Gepe) da UNIVALE, reuniram nesta última sexta-feira (03/06) para tratar de novas alterações com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) publicada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2021. O encontro foi decisivo para o curso, visto que novas disciplinas foram sugeridas junto ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) após um grande estudo das diretrizes.
O professor e coordenador do curso de Odonto, Cláudio Machado, explicou que a maior diferença notável entre a DCN antiga e nova é que a proposta de implementação agora é de um curso mais prático e com um maior número de horas de assistência odontológica. Um dos principais objetivos da reunião foi de buscar soluções para não perder a qualidade e a base sólida que a UNIVALE garante na formação dos seus alunos, pautando os conteúdos de forma que sua ordem lógica de complexidade e conhecimento seja mantida.
Além da apresentação das propostas para a nova matriz curricular, os professores tiveram um momento de café e suas sugestões foram propostas de forma dinâmica. O corpo docente foi dividido em equipes de acordo com a especialização e atuação, na qual as propostas e alterações foram anotadas.
“Esse momento com os professores é fundamental, pois dialogamos sobre o curso e sobre as nossas necessidades. Conseguimos realizar uma construção conjunta de tudo aquilo que precisamos para tornar o curso de qualidade e com as adequações necessárias para cumprir as novas DCNs”, explica o professor Cláudio.
As sugestões que surgiram com o decorrer da reunião serão avaliadas e discutidas novamente, realizando as alterações necessárias.