Por: Natalia Lima Amaral
A campanha “SOS Buracão: um natal mais feliz” busca arrecadar doações para as famílias que moram na comunidade do Buracão, no bairro Carapina. A iniciativa surgiu após os alunos do 1º e 2º período dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNIVALE realizarem um trabalho prático no local. Sensibilizados com a realidade dos moradores, eles reuniram suas ideias e formaram essa força tarefa, que recebeu o slogan “A felicidade tem urgência”, e já conta com o apoio da Hausmalte e Papel de Seda.
Na disciplina de Linguagem Cinematográfica, o professor Roberto Villela Filho trabalhou a prática junto com o professor João Paulo de Oliveira Xavier, orientador do Projeto Integrador dos cursos de comunicação. Eles realizaram visitas ao Buracão, onde a tarefa era produzir mini documentários, de aproximadamente dois minutos, que mostrassem a visão que os alunos tiveram do local.
O ponto de partida, para os alunos, foi visitar todo o conteúdo já produzido pela UNIVALE sobre a comunidade do Buracão. O professor Roberto ressalta que a intenção é manter esse material vivo e para consulta de todos que têm interesse no projeto. O SOS Buracão já existe desde 2016 e recentemente ele busca ganhar mais suporte dos outros cursos da UNIVALE.
O aluno Pedro Cláudio Campos, do 2º período de Publicidade, contou que o objetivo da ação é trazer mais alegria aos moradores da comunidade.
“Desenvolver essa campanha está sendo incrível! Lembro que a sala estava reunida após a visita no Buracão e nos perguntamos ‘Vamos acabar por aqui?’. Isso partiu de nós, alunos. E saber que podemos fazer as pessoas mais felizes do que elas já são é gratificante”
Glenda Neves Costa, também do 2º período de Publicidade, é uma das alunas à frente da campanha e conta com muito amor sobre o engajamento das pessoas com as arrecadações.
“É muito gratificante. Já participei de outros projetos sociais na igreja e ver o apoio de outros colaboradores assim é maravilhoso. Fizemos reuniões com a Lissandra, reitora da UNIVALE, e conseguir engajar a todos é incrível”
A professora Eunice Maria Nazarethe Nonato, líder do projeto SOS Buracão, disponibilizou um relatório para os alunos que estão à frente no projeto, indicando que são mais de 100 famílias beneficiadas pela campanha, envolvendo 75 crianças. As arrecadações começam dia 16 de novembro e terminam dia 10 de dezembro, aceitando alimentos, artigos de papelaria, roupas, fraldas adulta e infantil e livros.
Após a coleta das doações com a campanha do SOS Buracão, os alunos envolvidos diretamente no projeto farão uma triagem dos produtos arrecadados, distribuindo-os entre as famílias beneficiadas. A data de entrega ainda não está definida, mas será um evento preparado especialmente para a comunidade.
Os pontos de coleta são:
Entre também para a causa do SOS Buracão. Faça sua doação!
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios