Por: Natalia Lima Amaral
A professora Adriana Coelho é a mais nova doutora da UNIVALE: na última segunda-feira, 18 de abril, ela teve sua tese de doutorado aprovada no programa de Doutorado Interinstitucional da Universidade Federal de Santa Catarina com a UNIVALE — Dinter. O trabalho abordou as possibilidades de uso do lodo proveniente da estação de tratamento de água (ETA) de Governador Valadares para a construção de pavimentação na Universidade. O foco está na utilização do lodo acumulado na estação, que contém rejeitos de mineração e destino inadequado, em obras destinadas a aumentar a acessibilidade aos espaços da UNIVALE para pessoas com deficiência, configurando-se como tecnologia em prol da transformação social e na proteção ao meio ambiente.
A pró-reitora conta que a tese nasceu da necessidade de promover a melhoria de condições de vida em relação a duas adversidades concomitantes: 1) minimizar o impacto ambiental causado pelo rompimento da barragem em Mariana (MG) na Bacia do rio Doce e; 2) contribuir com o direito de ir e vir da pessoa com deficiência física na UNIVALE. Ela conta que a ideia surgiu durante o seu estágio doutoral, em Florianópolis.
“Em conversa com a minha orientadora, professora Eunice Nodari, decidimos alterar a proposta inicial da pesquisa. A pergunta foi: ‘seria possível agrupar essas duas adversidades e propor tecnologias sociais a favor da inclusão social, bem como da preservação dos recursos hídricos?’. A trajetória passou por muitas pesquisas bibliográficas e documentais, de dados secundários do Censo Brasileiro de 2000 e 2010 e do banco de dados da UNIVALE. Também realizamos uma pesquisa experimental para estudo dos materiais coletados (lodo e solos), ensaios de laboratório e aplicação de normas e avaliação da viabilidade técnica e ambiental do lodo e suas misturas. E, por último, a proposição do projeto-piloto de intervenção para acessibilidade com uso da tecnologia social.”
A nova titulação, na área interdisciplinar, desempenha um papel relevante para Adriana, como professora em uma instituição de ensino superior que se caracteriza pela indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a formação permite que ela contribua para o recebimento de recursos e bolsas para o desenvolvimento de pesquisas importantes para esta comunidade em áreas diversas.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios