Sumário
A voz é um importante instrumento de comunicação. Ela ajuda as pessoas a se expressarem melhor, tanto nas reações de momento, quanto na expressão da personalidade. Por isso a saúde vocal é tão importante. Hoje (9), no Dia do Fonoaudiólogo, vamos listar alguns cuidados que devemos ter com a voz.
Antes de tudo, se você está enfrentando problemas com a voz, como dores, inflamação, rouquidão, ou outros sintomas, é importante que busque ajuda profissional. O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela voz e poderá encaminhar você para o tratamento de alguma patologia ou fazer um acompanhamento para a mudança para hábitos de cuidado mais saudáveis.
Parece besteira de tão simples, mas manter as cordas vocais hidratadas é uma das melhores dicas para manter a saúde vocal. Durante a fala, beba pequenos goles de água em temperatura ambiente e sinta a diferença na qualidade de sua voz.
Não é novidade que o hábito de fumar e consumir outras drogas é nocivo para a saúde. Quando alguém faz referência à famosa “voz de fumante” já vem aquela voz rouca na sua cabeça, não é? Isso acontece porque essas substâncias irritam a mucosa das pregas vocais, podendo causar até patologias mais graves como o câncer de laringe ou boca.
É importante fazer repouso vocal após longos períodos usando a voz. Essas pausas evitam que ocorra um estresse das cordas vocais, e, consequentemente, aquele incômodo que fica após falar sem intervalos.
Mas e se o uso da voz por um período maior é inevitável? Aí não tem jeito mesmo. Mas fazer uma preparação dos músculos para a produção da voz pode reduzir danos. Além disso, o aquecimento vocal deve ser rotina, pois além de ser um hábito saudável para a voz, ajuda a articular a fala melhor.
Como qualquer outro exercício que exige esforço muscular, o desaquecimento para os músculos vocais também é muito importante. Relaxar os músculos após longos períodos de utilização da voz é importante para evitar dores e manter uma melhor qualidade vocal.
Ao contrário do que se criou no imaginário popular, pigarros são nocivos para a voz e devem ser evitados, pois o atrito causado por eles irrita as cordas vocais. Procure substituir pigarros por uma aguinha, sua voz e todo o seu corpo hidratado vão agradecer.
Eu sei que parece engraçado, mas a maçã tem propriedades adstringentes, ou seja, ela limpa o trato vocal. Além disso, a própria mastigação desta fruta exercita a musculatura responsável pela a articulação das palavras, melhorando a fala.
É muito difícil manter o volume da voz quando há sons externos muito altos, a tendência é sempre tentar competir com o som. O grito é muito danoso às cordas vocais.
Durante essas crises a gente só quer ficar quietinho, não é? Confie no seu corpo e repouse suas cordas vocais, pois é prejudicial forçar a voz nesses momentos.
Quem nunca teve uma inflamação na garganta e comprou uma pastilha para aliviar a dor que atire a primeira pedra! Mas não é recomendável, o efeito anestesiante dessas pastilhas diminui a dor que está ali para alertar você de que algo não está certo e de que deve repousar a voz. Forçar a voz não é saudável.
Gostou das nossas dicas? Você pode aprender muito mais no nosso curso de Fonoaudiologia. Já pensou em trabalhar cuidando daquela cantora ou cantor que você ama?! Essa é a sua chance!
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios