A Ortodontia é uma especialidade odontológica dedicada a prevenir e tratar problemas de crescimento e desenvolvimento da posição de dentes e ossos maxilares. Esse ramo de estudos foi o foco da 19ª Jornada Acadêmica de Odontologia da UNIVALE (Jauni), realizada no campus II ao longo de toda a terça-feira (12). O evento é sempre realizado por alguma Liga Acadêmica, todas formadas por estudantes, e neste ano a tarefa coube à Liga Acadêmica de Ortodontia (Laorto).
A presidente da Liga, Flávia Rodrigues, relata que organizar esta edição da Jauni foi uma das atribuições que a Laorto assumiu após ser reformulada, no início do semestre passado, sob orientação do preceptor, o professor Guilherme Marigo.
“A gente vem batalhando para fazer uma edição diferenciada da Jauni, para poder agregar conteúdos aos alunos e profissionais, e também para a gente, da Liga. Tem sido uma experiência cansativa, mas de excelência. Nós buscamos ortodontistas de renome, para tratar de assuntos relevantes. Nós buscamos fazer o melhor”, disse Flávia.
Palestrantes da Jauni
Entre os palestrantes convidados havia professores da UNIVALE, como Guilherme Marigo, e também dentistas de renome, que vieram a Governador Valadares somente para participar da Jornada Acadêmica, como Silvia Reis e Edson Chaves Júnior, que fez a palestra de abertura. Ao abrir a Jauni, Edinho, como é conhecido, tratou de assuntos como o bruxismo, distúrbio que leva a pessoa a ranger e apertar os dentes, principalmente durante o sono.
“Existe uma epidemia do bruxismo após a pandemia de covid, talvez por mudanças de comportamento social. Esse sobreuso traz uma força mecânica muito grande sobre os dentes, levando a muitas fraturas. Os trabalhos reabilitadores precisam entender as causas desse processo, sabendo prevenir e proteger pacientes contra recidivas do problema”, comentou o palestrante.
O odontólogo tem experiência com atuação em próteses, implantes e reabilitação oral, e também é professor de pós-graduação. Edinho elogiou a qualidade dos debates científicos realizados durante a Jauni. “Eu dou muito valor a esse tipo de evento, porque nós estamos na academia. Aqui é a fonte de produção de conhecimento científico e embasado. O aprendizado tem sido, de certa forma, contaminado via instagram, e são extremamente válidos eventos como esse, que são científicos, com bons profissionais e que apresentam artigos consolidados na literatura. O esforço dos alunos em realizar o evento é muito legal”, disse o dentista.