O curso de Enfermagem da UNIVALE realizou seu 19º Encontro Acadêmico na noite de quinta-feira (22), promovendo integração entre corpo docente e estudantes de todos os períodos. Nesta edição, a novidade foi a realização de oficinas, conduzidas pelos próprios alunos e sem a participação de professores. Com o tema “Repensando o curso de Enfermagem”, as oficinas foram um momento de avaliar pontos fortes e aspectos que os estudantes consideram que pode haver melhorias.
Coordenador do curso, o professor Micael Alves dos Santos entende que as oficinas foram uma oportunidade para que os próprios estudantes reflitam sobre a formação dentro da universidade. “Essas oficinas são conduzidas pelos próprios alunos, sem a participação dos professores, para avaliar o curso de Enfermagem. Eles identificam aquilo que tem dado certo, que são potencialidades e fortalezas do curso, e identificam também os pontos que precisam ser melhorados, na perspectiva deles. E a partir disso eles também vão listar ações e estratégias que eles gostariam que a gestão do curso e os professores adotassem para o enfrentamento desses desafios”, explicou o docente.
Experiências no curso de Enfermagem
Por ser um evento inaugural do semestre letivo, o Encontro Acadêmico também foi um espaço de apresentações, com alunos veteranos falando das experiências no curso – como aprovação de trabalhos em congressos e participação em eventos e programas de extensão. A aluna Lorrayne Felício avalia que essas orientações podem auxiliar, principalmente, a turma de calouros.
“O Encontro de Enfermagem é muito importante, porque é uma apresentação do curso para os alunos, principalmente para quem está chegando agora, no 1º período. A gente reforça todas as atualizações que temos no curso e na coordenação, além de momentos novos que a gente vai ter durante o semestre. Isso é ótimo para os meninos do 1º período conhecerem, porque a gente apresenta a Atlética e a diretoria do Centro Acadêmico, todos os professores e representantes, quem eles devem procurar para pedir ajuda, e onde procurar essa ajuda. É algo bem bacana para os alunos”, afirmou Lorrayne.
Egressa do curso e atualmente se preparando para o Exame Nacional de Residência (Enare), Giovanna Aniele também participou do Encontro Acadêmico, falando de sua experiência em congressos e da importância de fazer parte da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben). “Vim compartilhar minha experiência, de quando estive em um Congresso na UFMG, e explicar a importância de estar nesse tipo de eventos, além de falar da inscrição na Aben, que proporciona vários cursos e muitas oportunidades para ampliar a visão a respeito da Enfermagem”, relatou Giovanna.