Evento pioneiro na região reuniu alunos do 9º período da disciplina de Tecnologias em Gestão de Conflitos na mediação de conflitos
No sistema jurídico contemporâneo, os métodos consensuais para resolução de conflitos como a mediação e a conciliação têm ganhado destaque, mostrando-se necessários e eficientes na aplicação do Direito, promovendo a rápida solução de conflitos e garantindo o acesso à justiça aos cidadãos.
Atento à relevância jurídica, social e acadêmica dos métodos autocompositivos diante do sistema multiportas de acesso à Justiça, o curso de Direito da UNIVALE instituiu a disciplina Tecnologias em Gestão de Conflitos, conduzida de forma compartilhada no nono período do curso pelos professores doutores Luciano Souto e Bernardo Nogueira. Os conteúdos abordados durante o semestre permitem aos estudantes avançados estudos e experiências que contribuem expressivamente para a preparação dos alunos para futura atuação no mercado de trabalho.
E foi a partir das habilidades, técnicas e competências desenvolvidas que os estudantes protagonizaram um evento inovador pioneiro na região, ao participarem, na última sexta-feira, da 1ª Competição de Mediação da UNIVALE. Na ocasião os estudantes simularam sessões de mediação a partir de dois casos referenciais, sendo que o primeiro envolvendo discussão entre genitores acerca de direito de convivência e pensão para os filhos e o segundo, extinção de sociedade empresarial.
Você pode se interessar por:
O professor Bernardo Nogueira comentou sobre o sucesso da competição: “Na medida em que os alunos e alunas se envolvem com as mais diversas experiências em face da gestão de conflitos, eles se tornam hábeis bastante para vivenciar com apuro o mundo do trabalho. A competição desenvolve um rol interessante de habilidades e competências e já coloca em prática as construções teóricas estabelecidas durante as aulas. A competição, tal qual a própria disciplina, são inovações pedagógicas que elevam o nível de formação discente.”
O professor Luciano Souto ressaltou a dedicação e o excelente desempenho dos estudantes na competição, avaliada por ele e pelo professor Bernardo: “Trata-se de iniciativa inovadora e pioneira, que desafiou os alunos, a partir da necessidade de conhecimento e aplicação de técnicas de mediação diante de problematizações que retrataram situações corriqueiras na dinâmica dos conflitos. Orgulha-nos atestar que o desempenho dos estudantes superou as expectativas, uma vez que eles souberam conduzir com excelência as sessões simuladas. Inegavelmente a competição representou uma experiência enriquecedora e marcante na jornada universitária desses estudantes.”
O estudante Victor Moura da Cunha Pereira, que atuou como mediador e líder do grupo que se sagrou vencedor da 1ª Competição de Mediação comentou sobre a experiência de participar da competição: “Participar da competição de mediação foi uma experiência muito divertida e enriquecedora. Pude aprender bastante na prática, o que ajudou a entender melhor como tudo funciona fora da sala de aula. Além disso, as dicas dos professores Bernardo e Luciano fizeram bastante diferença durante as etapas da competição. Evoluímos muito na aplicação das técnicas para gerir e solucionar conflitos.“
Em razão do sucesso do evento, a segunda edição está programada para o próximo semestre.
Veja fotos da competição:










