Sumário
A UNIVALE realizou no sábado (2), no auditório do campus I, a 2ª edição do Palco de Ideias, atividade vinculada à disciplina Cultura Empreendedora, realizada por todos os cursos da universidade. A proposta era de que os estudantes se reunissem em grupos e apresentassem projetos inovadores para solucionar problemas da sociedade, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“A Cultura Empreendedora estimula nossos alunos a pensarem em soluções de problemas de forma inovadora. Esse evento do Palco de Ideias é o ápice da disciplina Cultura Empreendedora, então é quando os alunos apresentam essas ideias, sempre pensando em uma solução para a comunidade, e sempre trazendo uma ideia inovadora. Para nós, este evento é fantástico”, comentou a reitora da instituição, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha.

A disciplina Cultura Empreendedora é uma iniciativa do Núcleo Universitário de Empreendedorismo (Nuvem), e desde 2017 promove o empreendedorismo no ambiente acadêmico. “As ODS trazem uma gama de problemáticas que são pertinentes a toda a comunidade e a toda a população. Isso nos dá direcionamento para que os alunos pensem nos problemas que a comunidade onde eles estão inseridos realmente vivenciem”, afirmou a coordenadora do Nuvem, professora Rossana Ribeiro.
Você pode se interessar por:
- Mestranda quilombola representa a UNIVALE na Cop30
- Em entrevista à Rádio Justiça, professor da UNIVALE analisa temas jurídicos em filmes latino-americanos
- Edital UNIVALE Nº 097/2025 - Retificação do Edital UNIVALE Nº 085/2025 — Edital de Chamada Pública Para Submissão de Histórias Inspiradoras Projeto “SEMENTES DO CONHECIMENTO”
As ideias que subiram ao palco
Os projetos demonstrados trouxeram ideias criativas, abordando uma grande diversidade de problemáticas, e os melhores foram premiados por jurados parceiros, que avaliaram critérios como relevância do problema, viabilidade da solução, criatividade e clareza da apresentação.
“Eu achei fantástico, algumas ideias são bem disruptivas. Outras precisam de um pouco de lapidação, mas é algo que faz parte do processo. Uma das ideias em particular chamou minha atenção, até forneci apoio e patrocínio. É muito relevante a acessibilidade da comunicação em Libras, foi algo que me chamou bastante a atenção”, frisou o jurado Matheus Lima, da empresa Braip.

O projeto avaliado com o 1º lugar no Palco de Ideias tratou da remoção de ninhos de pássaros debaixo de placas solares. “Desse jeito, nós vamos aumentar a eficiência da produção e vamos reduzir riscos de desabamentos e até de incêndios, por causa dos gravetos que o pássaro traz”, explicou o aluno Adonias Ferreira, do curso de Engenharia Civil e Ambiental. O grupo autor da proposta vencedora faturou um prêmio de R$ 2 mil.
Professora da disciplina Cultura Empreendedora e secretária municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Beatriz de Almeida avalia que as propostas de empreendedorismo social do Palco de Ideias podem ser, simultaneamente, lucrativas e de interesse da sociedade. “A UNIVALE, trabalhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no empreendedorismo, faz os alunos refletirem sobre isso. Nosso papel é cumprir esses objetivos e mostrar como a gente pode ter negócios de impacto social, que sejam lucrativos e prósperos, mas que também impactem positivamente a humanidade em algum sentido”, afirmou.








