PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
Menu
Guilherme Rosa Thiago, advogado e egresso do mestrado em Gestão Integrada do Território, apresentando trabalho na 3ª Conferência Internacional da Economia do Bem Comum, na Holanda

Egresso do GIT apresenta trabalho em Conferência da Economia do Bem Comum, na Holanda

11 junho, 2024

O advogado Guilherme Rosa Thiago é formado em Direito pela UFMG e mestre em Gestão Integrada do Território (GIT) pela UNIVALE, onde começou a desenvolver pesquisa voltada à preservação ambiental e recuperação de nascentes no Vale do Rio Doce. O trabalho de Guilherme é inspirado no Programa Olhos D’água (POD), do Instituto Terra, de Aimorés e a pesquisa do egresso do GIT, que busca estimular políticas públicas na região, foi apresentada na 3ª Conferência Internacional da Economia do Bem Comum, realizada em Amsterdã (Holanda), entre os dias 3 e 5 deste mês.

Guilherme Rosa Thiago, advogado e egresso do mestrado em Gestão Integrada do Território
Guilherme Rosa Thiago

Morador de Conselheiro Pena, Guilherme conheceu o GIT justamente devido ao desejo de fomentar ações que contribuam para o desenvolvimento do município. Em uma dessas atividades, Guilherme convidou o coordenador do mestrado, professor Haruf Salmen Espíndola.

“Atuo com atividades de educação política em Conselheiro Pena, pois queria contribuir de alguma forma com minha cidade. Conheci o professor Haruf quando o convidei para falar sobre a história do Vale do Rio Doce em uma dessas atividades. Ele me apresentou o programa de mestrado da UNIVALE, eu participei do processo seletivo seguinte e ingressei no curso. Decidi fazer o mestrado na UNIVALE pelas possibilidades que a interdisciplinaridade oferece, e pela possibilidade de desenvolver uma pesquisa voltada para a região do Vale do Rio Doce”, afirmou Guilherme.

A proposta da pesquisa de Guilherme está alinhada aos objetivos da Conferência Internacional da Economia do Bem Comum. A Economia do Bem Comum é entendida pelos organizadores do evento como um modelo econômico voltado à melhoria da vida das pessoas, com empreendimentos voltados a valores comprometidos com a dignidade humana, solidariedade e justiça social, sustentabilidade ambiental e transparência.

Políticas públicas e a economia do bem comum

O Programa Olhos D’água, estudado pelo egresso do GIT, tem o objetivo em longo prazo de restaurar as 300 mil nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, com metodologia de cercamento de nascentes e instalação de fossas sépticas e, a partir deste ano, também de miniestações de tratamento de esgoto. Ao longo da pesquisa, Guilherme relata que foi identificada uma lacuna na literatura sobre o período após a execução do POD.

“Nesse sentido, nossa pesquisa buscou identificar os impactos do Programa através das percepções de produtores rurais que já participaram e tiveram suas nascentes restauradas. Os resultados das entrevistas que fizemos validaram a hipótese de que o POD tem um impacto positivo em nível de microbacia hidrográfica. O trabalho do Instituto Terra é desenvolvido há tantos anos na região de Aimorés, que alguns produtores até mesmo pensam se tratar de uma política pública do Município ou Estado. Então nós perguntamos: por que o POD ainda não é uma política pública municipal?”, declarou.

Ao concluir o mestrado, Guilherme foi incentivado a tornar a pesquisa uma tecnologia social de fato, uma política pública que pudesse vir a ser implementada em um município – e a partir dessa sugestão, feita pela banca que aprovou a dissertação no GIT, a produção acadêmica o levou até a Conferência da Economia do Bem Comum, na Holanda. A própria participação no evento de Amsterdam é mais um passo para que o projeto seja aplicado, conhecendo experiência semelhante na cidade holandesa.

“Estou aproveitando a oportunidade que o artigo sobre a pesquisa foi aceito para apresentação oral na terceira Conferência Internacional da Economia do Bem Comum, aqui na Holanda, para fazer contatos com o grupo responsável pela execução desta política pública específica de Amsterdam. O GIT me fez repensar minha carreira profissional e me despertou um profundo interesse pelo meio acadêmico. Mais artigos virão como resultado dessa pesquisa e, quem sabe, mais parcerias e mais bons ventos para nosso Vale do Rio Doce”, concluiu.

Veja mais fotos da 3ª Conferência Internacional da Economia do Bem Comum, em Amsterdã:

Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down