Grupo vencedor do 3º Palco de Ideias da UNIVALE, composto por estudantes de Agronomia

Estudantes de Agronomia vencem 3º Palco de Ideias com projeto para melhorar produtividade na adubação

24 junho, 2024

O Palco de Ideias é uma iniciativa ligada à disciplina Cultura Empreendedora, ministrada a todos os cursos da UNIVALE. A cada edição, estudantes devem propor soluções inovadoras para alguma demanda da sociedade. Dos cerca de 20 grupos que se apresentaram no III Palco de Ideias no sábado (22), os vencedores do primeiro prêmio foram alunos do 3º período de Agronomia, que receberam R$ 1.500 e ingressos para o Reload (evento de marketing digital do Sebrae que será realizado na UNIVALE em 16 e 17 de agosto), com a BioColeta Rural, um projeto para reaproveitar esterco e melhorar a produtividade na adubação do solo.

A aluna Núbia Ferreira Santos conduziu a apresentação. Ela explica que a BioColeta busca uma forma ampla de minimizar os danos causados por dejetos e transformá-los em adubo orgânico de qualidade, podendo até mesmo substituir adubos químicos. A ideia, ela reforça, é solucionar o descarte incorreto de dejetos, que causa a contaminação dos recursos naturais e pode tornar o solo inviável para a pastagem. “Vem sendo observada, aqui na região, grande perda de área de pastagem, devido a inviabilidade do solo. Os dejetos muitas das vezes são um dos vilões causadores dessa perda de pastagem, porém muitos produtores não conseguem ver dessa forma”, avaliou a estudante.

Núbia Ferreira, aluna de Agronomia, em apresentação no 3º Palco de Ideias da UNIVALE
Núbia Ferreira

Além do solo, acrescenta Núbia, os resíduos podem contaminar a água e até mesmo o ar. “Nossa principal preocupação é como esses dejetos vêm sendo destinados pelos produtores, visto que um animal tem uma capacidade de produção de grande quantidade de dejetos ao dia. E, na maioria das vezes, esses dejetos são descartados ou utilizados de maneira incorreta na propriedade, sendo muito comum o descarte em rios ou mantidos em pilhas”, alerta a aluna.

A conquista no Palco de Ideias

Também participaram do grupo vencedor do Palco de Ideias os estudantes Sabrina Pereira de Araújo, Walter Junio de Sousa Nascimento, Gabriel Rocha Flores e Gabriel Henrique Miranda de Carvalho. Núbia considera a conquista do primeiro lugar do Palco de Ideias um marco importante para toda a equipe, pelo reconhecimento ao trabalho e pela oportunidade de apresentar o projeto de BioColeta Rural a potenciais investidores.

Público no auditório da UNIVALE para apresentações do 3º Palco de Ideias

“É uma oportunidade de trabalhar uma ideia a fim de resolver um problema dos produtores. Foi uma caminhada enriquecedora, ouvindo algumas avaliações dos produtores para trabalhar em cima da dificuldade apresentada. Aprendemos a lidar com as adversidades, e como resolvê-las. Mas, de forma geral, ter ficado em primeiro lugar no Palco de Ideias nos traz um gás para seguirmos em frente em nossa trajetória, buscando, enquanto profissionais, alternativas de maneira inovadora para possíveis problemas”, afirmou.

Para o coordenador do curso de Agronomia, o professor Maykon Dias Cezário, os alunos demonstraram, de forma prática, um conhecimento que pode ser aplicado para a solução de um problema na agropecuária que é enfrentado por produtores rurais em diversas partes do país.“Existem algumas formas de tratar esse resíduo, para que seja aplicado com maior qualidade, justamente buscando a maior produtividade das plantas, onde o resíduo pode ser uma solução para a fertilização. Foi muito bom ver os alunos desenvolvendo também as habilidades de apresentação, explicando uma proposta em um curto período, que é o formato de pitch. O grupo teve essa expertise de identificar um problema, desenvolver uma solução e vender essa solução para ganhar o prêmio final”, declarou o docente.