Abertura do 6º Seminário Internacional Ligações Migratórias Contemporâneas: Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa

6º Seminário Internacional discute mudança no perfil migratório

15 agosto, 2024

De quarta a sexta-feira (de 14 a 16), a UNIVALE realiza o 6º Seminário Internacional Ligações Migratórias Contemporâneas: Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. São três dias de debates e apresentações de trabalhos que discutem a mudança no perfil migratório, entre outros aspectos ligados à mobilidade humana.

O Seminário Internacional é organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional (Neder), laboratório ligado ao mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), coordenado pela professora Sueli Siqueira, uma pesquisadora que é referência internacional em trabalhos sobre fluxos migratórios.

Professora Sueli Siqueira, na abertura do 6º Seminário Internacional Ligações Migratórias Contemporâneas: Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa
Professora Sueli Siqueira

“Esse evento está na 6ª edição, buscando discutir mudanças, avanços e características, apresentando isso de uma forma internacionalizada, com pesquisadores de outros países, que estudam não somente a migração brasileira, mas de um modo geral. O objetivo é criar um espaço de debate, discussões e reflexões sobre a mobilidade humana. Esse é um elemento importante para políticas públicas, e uma das missões da universidade é possibilitar saberes que permitam o desenvolvimento regional”, explicou Sueli.

Abertura do Seminário Internacional

Presente à abertura do Seminário Internacional, a reitora Lissandra Lopes Coelho Rocha destacou que a UNIVALE desenvolve pesquisas importantes sobre migração, inclusive em parceria com instituições estrangeiras – como o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, da Universidade de Lisboa (Igot-ULisboa), representado no evento pela professora Maria Lucinda Fonseca, que fez a conferência de abertura.

Professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, no 6º Seminário Internacional Ligações Migratórias Contemporâneas: Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa
Reitora Lissandra Lopes Coelho Rocha

“A Universidade Vale do Rio Doce mantém o compromisso em abraçar a migração com a seriedade que o tema merece, visto o impacto que ela tem nas mais diversas esferas da vida dos seres humanos e suas transformações ao longo dos tempos. Seu caráter internacional vai ao encontro da missão da UNIVALE em oferecer conhecimento da mais alta qualidade aos nossos alunos, de forma que eles sejam capazes de adquirir uma formação para além das fronteiras nacionais, que atenda às demandas não apenas do mercado de trabalho local, mas também global”, afirmou a reitora.

Ao ministrar a conferência de abertura, a professora Maria Lucinda falou sobre o panorama atual dos fluxos migratórios, citando o exemplo português. “Portugal está numa situação entre o Norte e o Sul, numa posição de uma semiperiferia. É um país membro da União Europeia e está enquadrado no Norte Global, e foi uma potência colonial, mas é também tradicionalmente um país de partida, de emigração, e que continua sendo. E, portanto, nesta dupla posição entre país de partida e também, cada vez mais, um país de chegada. Efetivamente, se nós pensarmos na regulação das migrações, quando é que entra mais gente ou sai, a situação econômica é extremamente importante”, comentou.

Professora Maria Lucinda Fonseca, em palestra no 6º Seminário Internacional Ligações Migratórias Contemporâneas: Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa
Professora Maria Lucinda Fonseca

A abertura do Seminário Internacional também foi marcada pela apresentação de dança típica da Pomerânia (região situada entre a Polônia e a Alemanha), executada pelo grupo Pomerisch Dansgrup, de Itueta.

Apresentação de dança típica da Pomerânia no 6º Seminário Internacional Ligações Migratórias Contemporâneas: Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa
Apresentação de dança típica da Pomerânia