Estudantes de Arquitetura e Urbanismo estarão no campus II da Univale neste sábado (17) para a sétima edição da Maratona de Projetos. A participação é obrigatória para alunos de todos os períodos do curso, já que a Maratona também contará como atividade prática supervisionada valendo nota. Divididos em equipes que disputarão o reconhecimento pelo melhor projeto, os alunos serão testados quanto à habilidade para resolver problemas cotidianos em Arquitetura e Urbanismo.
O tema da Maratona de Projetos deste ano será revelado na abertura do evento, às 8h, no Auditório A. Nesse momento também haverá a formação das equipes e os estudantes conhecerão o detalhamento das regras. Entre 9h15 e 12h30 os alunos usarão as salas do CTC para desenvolver os trabalhos. A partir das 14h, após o intervalo para almoço, será feita a apresentação dos projetos, que serão avaliados e classificados. O resultado será anunciado às 15h30.
A professora Marianna França destaca que os estudantes são desafiados a trabalhar em equipes grandes, com alunos de períodos diferentes, e que terão de mostrar rapidez para propor suas ideias.
“O mais interessante é eles terem um prazo curto para resolver um problema, e em grupo com alunos de períodos diversos. Os alunos dos períodos iniciais podem observar como os mais velhos já trabalham, como pensam o processo criativo com análise crítica. Os grandes escritórios de arquitetura são multidisciplinares e têm equipes grandes. E um grupo grande vai ajudá-los a lidar com as divergências que vão acontecer, inclusive de ideias”, disse Marianna.
Durante o desenvolvimento dos projetos, os professores do curso participarão como mentores e poderão orientar as equipes, sanando dúvidas de ordem técnica a respeito da conceituação, desenvolvimento e apresentação da proposta. Marianna França afirma que a Maratona de Projetos é um diferencial que mostra a qualidade do curso da Univale. “Ideias muito boas saem das Maratonas”, acrescentou.