Sumário
Trabalho do estudante do curso de Direito, foi selecionado e publicado na obra “Direito Internacional, Processo e Tecnologia”, que reúne pesquisadores de seis países
A UNIVALE mais uma vez avançou fronteiras com suas pesquisas acadêmicas e garantiu participação na prestigiada obra “Direito Internacional, Processo e Tecnologia: Gênero em Perspectiva”, que acaba de ser publicada pela Editora Antítese. A obra é organizada por professores do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDIR) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em colaboração com a Cátedra Abierta Latinoamericana de Derecho Internacional Privado, com sede na Argentina, que conta com a participação de pesquisadores do Brasil, Espanha, Suíça, Portugal, Argentina e Uruguai.
O livro reúne parte das reflexões apresentadas durante o Seminário Gênero, Tecnologia e Processo: Fronteiras em Debate, realizado entre os dias 24 e 26 de outubro de 2024, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
O capítulo publicado foi elaborado pelo acadêmico Mateus Martins Ribeiro, do 8º período do curso de Direito da UNIVALE, orientado pelo professor Luciano Souto, das cadeiras de Direito Processual Civil, Deontologia Jurídica e Tecnologias em Gestão de Conflito, Luciano Souto e aborda “o impacto da tecnologia no direito de acesso à justiça para mulheres: facilidades e avanços”.
Você pode se interessar por:
- Encontro Interinstitucional discute Território, Patrimônio e Gestão das Paisagens na UNIVALE
- UNIVALE marca presença na 54ª ExpoAgro GV com estande inovador, ações educativas e clínica veterinária 24h
- Resultado — Bolsa de Pós-Doutorado PPG GIT/UNIVALE Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território - Edital Nº 0516/2025

O estudante Mateus Martins Ribeiro, que também é supervisor de Posto de Atendimento Pré-processual (CEJUSC), Governador Valadares e conciliador judicial em formação comemorou a publicação da pesquisa no livro: “É com imensa satisfação e entusiasmo que recebi a notícia de que nossa pesquisa foi publicada nesta concorrida e prestigiada obra. Agradeço especialmente ao meu orientador, Luciano Souto, com quem divido a coautoria do texto publicado e à UNIVALE, cuja orientação e apoio foram fundamentais nesse processo. Este é um passo significativo em minha trajetória acadêmica, especialmente para quem almeja um mestrado em Gestão de Conflitos. Que venham mais conquistas e publicações no futuro!”
O professor da UNIVALE, Luciano Souto, orientador do trabalho, comentou a respeito da publicação: “É gratificante acompanhar o sucesso do trabalho institucional envolvendo nossos estudantes, sobretudo quando voltado para a pesquisa e a produção científica, com temáticas jurídicas relevantes e atuais. Com essa publicação, avançamos fronteiras, em um contexto de internacionalização e avançamos com contribuições para a reflexão crítica, o avanço e o desenvolvimento do próprio sistema jurídico. Queremos envolver cada vez mais os alunos nesses projetos.”
O Coordenador do Curso de Direito da Univale, professor André Rodrigues comentou acerca da publicação: “Essa publicação é motivo de orgulho para todos nós. Ver nossos estudantes e professores sendo reconhecidos em uma obra internacional reforça o compromisso da Univale com a pesquisa e a excelência acadêmica. Que este seja apenas o início de muitas outras conquistas”