Um marco importante para o curso de odontologia, que completa 50 anos em 2025
Por Lígia Heringer
No último sábado (27), os alunos da primeira turma de Odontologia da UNIVALE retornaram à universidade para comemorar os 45 anos de sua formatura. O evento reuniu 53 egressos da turma de 1979, em um momento de celebração e nostalgia, marcado pelo descerramento de uma placa comemorativa e visitas aos modernos laboratórios da instituição.
A turma teve a oportunidade de ver de perto os avanços tecnológicos que transformaram a estrutura dos laboratórios de Odontologia da UNIVALE. “É um momento ímpar na vida de cada um”, comentou Ivan José Figueira, especializado em saúde pública e ex-aluno do curso. “Retornamos aqui aos 20 anos de formados e voltamos hoje mais uma vez para ver os colegas, com saudades de alguns que já se foram. Queremos fazer encontros anuais. Fizemos história na faculdade, era tudo muito novo para nós, e voltar aqui hoje com toda essa estrutura é emocionante”.
Ivan não visitava a UNIVALE há 25 anos e ficou impressionado com as mudanças. Para o coordenador do curso de Odontologia, Cláudio Manoel Cabral Machado, o encontro foi um marco importante. “É um momento único, estamos recebendo a primeira turma. Entraram em 75 e se formaram em 79, antes era chamada de Faculdade de Odontologia de Governador Valadares (FOGV), e em 92 transformou-se em UNIVALE”.
O professor Armando Gobira, que deu aula para a turma e foi convidado para a cerimônia, discursou sobre o impacto da UNIVALE em sua vida e carreira. Formado em Itaúna-MG e com mestrado em Porto Alegre-RS, Gobira recebeu o convite para abrir a escola de Odontologia em Governador Valadares. “Foi uma dificuldade muito grande na época. Hoje, temos uma universidade que nos beneficia muito”, refletiu o professor, emocionado ao rever seus ex-alunos.
A visita não só celebrou os 45 anos de formatura da turma pioneira, mas também marcou o início das comemorações dos 50 anos do curso de Odontologia na cidade, que serão completados em 2025.