O evento, realizado nos campi de Coronel Fabriciano e Ipatinga, foi uma excelente oportunidade para os alunos envolvidos no universo acadêmico
O Centro Universitário Católico do Leste de Minas (UNILESTE) sediou no último dia 28, a 16ª edição da Semana de Iniciação Científica e Extensão (SICEX), um dos maiores eventos acadêmicos da instituição. O tema principal do evento, “IA e Humanização: caminhos para uma educação significativa e inclusiva”, refletiu a crescente importância da inteligência artificial na educação e em diversas outras áreas. A programação contou com apresentações de trabalhos científicos, palestras, oficinas e minicursos.
Entre os participantes, um grupo de alunos do curso de Odontologia da UNIVALE se destacou ao apresentar dois resumos científicos na área de Odontogeriatria, especialidade que vem ganhando relevância no setor odontológico. Os alunos do segundo período, que participaram da disciplina de Metodologia Científica no primeiro semestre do curso, submeteram seus trabalhos para o evento. Os resumos apresentados receberam os títulos: “Envelhecimento e Saúde Bucal: a Necessidade de Profissionais Capacitados”, com autoria principal de Yuri Alves, e “Odontogeriatria: Atendimento Humanizado”, de Henrique de Paula.
Os resumos foram frutos de um único trabalho desenvolvido durante a aula de Metodologia Científica da professora Sandra Nicoli. Mesmo sendo calouros no curso, os alunos mostraram grande interesse e empenho no tema e, com o apoio da docente, conseguiram aprofundar suas pesquisas, que resultaram na aprovação e exibição na SICEX. Os dois trabalhos receberam elogios dos avaliadores, destacando a qualidade e relevância dos temas abordados.
A professora Sandra Nicoli, que orientou os alunos durante a elaboração dos resumos, compartilhou sua satisfação. “Para mim é extremamente gratificante poder orientar e ver os alunos se dedicando ao desenvolvimento de resumos científicos. Ver a emoção dos alunos ao ter seus trabalhos aprovados e, principalmente, a troca de saberes com outros acadêmicos, é uma experiência enriquecedora para todos”.
Impacto para os estudantes
Para os alunos, participar do SICEX foi um marco em suas trajetórias acadêmicas. Autor do resumo “Envelhecimento e Saúde Bucal: a Necessidade de Profissionais Capacitados”, Yuri Alves expressou sua satisfação com a oportunidade: “A experiência de ter nosso trabalho aprovado foi única. Fomos a um evento em outra cidade e tivemos a chance de testemunhar uma diversidade de conteúdos e perspectivas. A pesquisa é uma das minhas áreas favoritas, e ver os frutos desse esforço desde o início da faculdade é algo que só fortalece minha paixão pela Odontologia. Acredito que esse tipo de experiência é um grande incentivo para outros estudantes também buscarem se destacar academicamente”.
O autor do resumo “Odontogeriatria: Atendimento Humanizado”, Henrique de Paula, também compartilhou suas reflexões: “Foi uma experiência extremamente gratificante. Elaborar e apresentar meu primeiro trabalho científico fora da UNIVALE foi um marco, não apenas no meu percurso acadêmico, mas também no meu desenvolvimento pessoal. A troca de conhecimentos com outros estudantes e professores no SICEX foi enriquecedora e fez com que eu enxergasse o quanto ainda posso crescer”.