O trabalho foi premiado no II Simpósio Catarinense Multiprofissional sobre Prematuridade (SIMCAP) da Universidade Federal de Santa Catarina
Nos dias 7 e 8 de setembro, cinco alunas do curso de Fisioterapia da Univale participaram do II Simpósio Catarinense Multiprofissional sobre Prematuridade, da Universidade Federal de Santa Catarina. Com a orientação da professora Rosalina Tossige, as estudantes submeteram um artigo científico, feito por elas como um trabalho de conclusão de curso, e receberam o prêmio de melhor resumo do evento.
A pesquisa, realizada pelas alunas Nicoly Uzai Valadares, Andressa Tavares Campos, Letícia de Melo Marques, Francyele Gonçalves Vidal e Allice Luana Guimarães Barros, avaliou a utilização dos meios não farmacológicos, para alívio da dor, por fisioterapeutas que atuam dentro das Unidades de Tratamento Intensivo — UTIs neonatais, em todo o estado de Minas Gerais. Profissionais da Fisioterapia de todo o estado participaram da pesquisa, feita pelas alunas via formulário digital, o que possibilitou um resultado extremamente abrangente e a catalogação de diversos métodos.
A pesquisa aconteceu durante a pandemia e, por isso, as alunas precisaram repensar o método de coleta de dados. A orientadora do trabalho ressaltou que, ao final, o resultado foi muito positivo. “Devido à pandemia, a coleta de dados presencial ficou mais difícil, mas depois das adaptações, tivemos outro lado: alcançamos várias regiões, coisa que se a gente tivesse feito de forma presencial talvez a gente não teria, porque seria mais restrito. O trabalho foi um motivo de grande orgulho pra mim, pra elas e para todo o curso. Estamos levando os dados, levando o nome da Univale e divulgando aí a pesquisa que nós fazemos na universidade”, disse Rosalina.
A aluna Nicoly Uzai falou sobre a experiência de desenvolver a pesquisa com as colegas de curso. “Foi um privilégio fazer parte desse artigo. A gente conseguiu levar nosso conhecimento e o desses fisioterapeutas para o trabalho, trazendo assim um conhecimento muito grande para a área, o que beneficia tanto a nós, alunas, quanto os próprios profissionais. Tenho certeza que trará bastante retorno e benefícios”, disse.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios