PortugueseSpanishEnglish
Marca da Univale azul em fundo branco
Menu
queda idosos

UNIVALE promove o 3º Arraiá da Prevenção de Quedas na Praça de Esportes

09 junho, 2025
O evento foi planejado pelos sete cursos de graduação que realizam ações semanais com as pessoas idosas que frequentam as atividades na Praça

Abrindo o mês de festividades juninas, integrantes do projeto de extensão “UNIVALE na Praça: cuidando de pessoas idosas” realizou o 3º Arraiá da Prevenção de Quedas na Praça de Esportes, unindo a tradição das festas juninas com ações educativas voltadas à promoção da saúde e bem-estar da população idosa de Governador Valadares.

WhatsApp Image 2025 06 09 at 09.08.41

O evento foi planejado pelos sete cursos de graduação que realizam ações semanais com as pessoas idosas que frequentam as atividades na Praça: Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia e Farmácia. Com o objetivo de conscientizar sobre os riscos e formas de prevenir quedas na terceira idade, o evento se consolida como uma atividade de sucesso, reunindo diversão, cultura e informação em um ambiente acolhedor e comunitário.

Por trás do clima festivo, o foco é sério: informar e alertar sobre os cuidados necessários no dia a dia para evitar acidentes domésticos e quedas, que podem ter consequências graves para a saúde dos idosos. “A proposta desse evento, que já faz parte do calendário de eventos do projeto e da Praça, é agregar às festividades culturais juninas o conhecimento e conscientização do público sobre os riscos e a prevenção. As quedas representam um problema de saúde pública, por sua frequência e impactos negativos, como fraturas, hospitalização, perda da independência funcional e até mesmo morte na população que envelhece”, disse a coordenadora do projeto, a professora Geane Dutra.

O assunto foi tratado com leveza, muita música, brincadeiras, jogos de perguntas e respostas e até uma peça teatral foi apresentada para chamar a atenção dos participantes para o tema. “A temática junina torna tudo mais alegre, mas cada atividade tem o objetivo de educar e prevenir. Unimos a cultura popular à conscientização, promovendo integração e reforçando os vínculos comunitários. Tudo o que tem dado certo a gente continua, porque sabemos que tem impacto real na vida das pessoas”, completou Geane. 

Gostou? Compartilhe!

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down