Sumário
A aula magna irá acontecer nesta terça-feira (30/08), no auditório A do campus II da UNIVALE, e abordará questões de acessibilidade e inclusão
Por: Natalia Lima Amaral
Com o objetivo de ampliar o debate a respeito da acessibilidade e da inclusão no ensino superior, a aula magna do curso de Pedagogia da UNIVALE propõe iniciar os preparativos para o seminário integrador, atendendo e ampliando uma demanda institucional. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2018, apenas 0,59% do corpo estudantil acadêmico brasileiro é formado por pessoas com deficiência.

Wildma Mesquita Silva, coordenadora do curso, acredita que discussões como essas podem potencializar a construção de uma cultura de inclusão e acessibilidade mais forte. “Juntamente com o movimento institucional da UNIVALE, podemos atender o direito de todos os grupos à educação, visto que nossos egressos podem atuar em múltiplos espaços educativos”, explica a professora.
A aula magna contará com uma mesa redonda, chamada “Acessibilidade e inclusão: perspectivas pedagógicas”, além da abertura do seminário integrador, apresentando o contexto histórico e marco legal assim como as definições e conceitos sobre a temática. O plano institucional da UNIVALE também será apresentado pelo professor Edmarcius Carvalho Novaes, tendo ênfase nas acessibilidades física, metodológica e atitudinal.