O curso de Medicina Veterinária da UNIVALE fez sua aula magna na manhã desta segunda-feira, 9 de setembro, Dia do Médico-Veterinário. Com o tema “Justiça e cuidado: a contribuição da veterinária na defesa dos direitos humanos e dos animais”, profissionais da área e de outros segmentos – como o Direito, polícia ambiental e Corpo de Bombeiros – participaram de uma mesa redonda, debatendo assuntos como perícia judicial e a relação entre bem-estar animal e saúde humana.

Coordenador do curso, o professor Victor Negrão Póvoa afirma que há uma ligação entre justiça e a contribuição da Medicina Veterinária para a saúde humana e animal. “É algo que não se trabalha tanto dentro de sala de aula e oportuniza para os alunos outras frentes de trabalho, que às vezes eles nem imaginam. Existem médicos-veterinários que trabalham praticamente com o Direito, por exemplo, e a gente vai fazer esse link”, declarou o docente.
Medicina Veterinária Legal e maus-tratos contra animais

Um dos convidados da aula magna foi o veterinário Aníbal Felipe Da Silva, que é membro da Comissão de Medicina Veterinária Legal do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais.
Você pode se interessar por:
- 4º Work Engagement: comemoração na UNIVALE pelo Dia do Trabalhador tem atividades voltadas ao bem-estar físico, mental e emocional
- Edital UNIVALE Nº 049/2025 — Processo Seletivo para participação em Projeto COIL - Collaborative Online International Learning
- Associadas da Ascanavi recebem orientações sobre saúde bucal e cuidados com a pele

“É uma alegria muito grande estar aqui na UNIVALE, instituição onde já dei aula. Nossa mesa redonda discute esses assuntos tão importantes, relacionados aos direitos humanos, maus-tratos, e tudo que envolve o contexto da Medicina Veterinária Legal, que é o nosso ramo de atuação maior. Temos uma comissão que trata desses assuntos, tanto na parte normativa quanto na parte orientativa, para que os médicos-veterinários possam contribuir com esse trabalho de monitoramento, fiscalização e prevenção aos maus-tratos contra animais”, disse Aníbal.

Outra participante da mesa redonda foi a professora Lívia Andrade Alves, que falou sobre as possibilidades de atuação do veterinário em perícia judicial. “A Medicina Veterinária Legal é uma especialidade que visa auxiliar a Justiça, por meio da realização de perícias veterinárias. Existe uma pós-graduação para se tornar especialista nessa área, e também precisa se habilitar no Conselho, com uma prova da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal”, explicou Lívia.
Veja mais fotos da aula magna:


