Foto dos alunos com altas habilidades do Craedi em aula prática na Univale

Craedi leva alunos com altas habilidades para aulas na UNIVALE

24 outubro, 2024

Oficinas de botânica e arte estimulam o aprendizado de alunos com altas habilidades

O programa de desenvolvimento da capacidade e do talento do Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Dr. Dilermando Dias Miranda (Craedi) leva estudantes das oficinas de ciências e artes para aulas na UNIVALE, com objetivo de estimular o aprendizado de estudantes com altas habilidades. O ensino de Botânica oferece uma experiência rica e prática. Ao longo de um ano, os estudantes participam de aulas teóricas e práticas de laboratório em parceria com Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Nesta quarta-feira (23), um grupo de dez alunos esteve no laboratório do curso de Agronomia da UNIVALE em uma aula prática, para entender o processo de fotossíntese.

Os alunos aprendem sobre temas essenciais da Botânica. Entre os tópicos abordados estão estudo morfológico das folhas, classificação taxonômica de alguns exemplares de plantas medicinais, produção de exsicatas, estudo sobre o pH do solo e sua influência no desenvolvimento das plantas, o processo de fotossíntese, responsável pela produção de energia a partir da luz solar, e o estudo de plantas medicinais, explorando suas propriedades curativas, além de visita de campo à Fazenda Experimental da UNIVALE, para explorar a flora de nossa região. As aulas são dinâmicas e envolventes, permitindo que os alunos relacionem teoria e prática.

Foto: Leonardo Morais (PMGV)

A professora e engenheira agrônoma, Janaína Gonçalves Gomes, explicou o que os alunos com altas habilidades estão aprendendo nas aulas práticas de laboratório. “Este é o nosso sexto encontro e estamos trabalhando com as plantas medicinais. Em cada encontro desenvolvemos alguma área dentro da Agronomia, como a produção de mudas. Eles também conheceram um pouco sobre o solo, e hoje nós despertamos a curiosidade deles em relação à fotossíntese e à anatomia vegetal. Eles vão ter a oportunidade de ver alguns cortes anatômicos, as células de partes da planta no microscópio, para ver os pigmentos que são importantes no processo fotossintético”, afirmou a docente.

A professora da oficina de ciências do Craedi, Silvia Mara Barbosa, era só orgulho dos pequenos aprendizes. “Essa abordagem prática e interativa enriquece o processo de aprendizagem, oferecendo aos alunos a oportunidade de desenvolver suas habilidades científicas de forma aprofundada e aplicada, sempre com o suporte e a orientação de um profissional altamente capacitado. O resultado é um ensino diferenciado, que estimula a curiosidade e promove o desenvolvimento do pensamento crítico. O trabalho tem a participação ativa dos estudantes no planejamento e na escolha do conteúdo. Busquei a parceria com a UNIVALE porque acredito que a universidade tem muito a agregar ao aprendizado deles, e espero que possamos repetir a parceria”, enfatiza.

Maria Luisa Alves Simões, de apenas 9 anos, considera as oficinas uma oportunidade de conhecer coisas que ela não aprenderia no dia a dia. “A aula no laboratório é muito interessante, porque a gente consegue descobrir mais sobre o mundo das plantas, como elas se reproduzem, como elas têm seus pigmentos. Aprendi também sobre pH do solo, que é a parte que eu achei mais legal”, disse.

Foto: Leonardo Morais (PMGV)

Outra aluna fascinada com aulas práticas é Rebeca Vitória Fernandes Rios. “As aulas são muito divertidas porque a professora Silvia sempre tenta trazer algo novo, e quando não entendemos ela tem toda aquela paciência para explicar. Ela sempre fica atenta quanto às nossas dúvidas. Eu tinha uma plantinha em casa que plantei e não estava crescendo por nada, aí eu aprendi durante as aulas a medir o pH do solo. Agora posso cuidar melhor das minhas plantas”, acrescentou.

Para Yasmin Sâmara Lopes Fernandes, de 14 anos, as aulas integradas são especiais, porque conscientiza e ensina a cuidar do meio ambiente. “Eu faço oficina de arte e genética. As oficinas de arte e de ciências são interligadas uma com outra e, para mim, acompanhar as aulas de Botânica está sendo uma experiência ótima. Além de aprender mais sobre algo que eu já tinha curiosidade, vou aprender mais coisas sobre a natureza, plantas medicinais, o solo, e tudo isso vai me ajudar em várias coisas no meu dia a dia”, afirmou.

Os alunos com altas habilidades que participaram da aula são de quatro escolas municipais de Governador Valadares: Professor Helvécio Dahe, José Ângelo de Marco, Octávio Soares Ferreira e Maria Elvira Nascimento. Todos os conhecimentos adquiridos sobre a Botânica são também levados para a oficina de arte, onde eles trabalham cores, texturas e formas das plantas, onde eles produzem pintura e desenho com a professora Adriana Monteiro.

As oficinas das Altas Habilidades

A pessoa com altas habilidades apresenta um desempenho excepcional em uma ou mais áreas do potencial humano, como inteligência espacial, corporal, musical, linguística, lógica, interpessoal e intrapessoal. Além de atendimento especializado para crianças com deficiência, o Craedi também oferece diversas oficinas para expandir o dom dos alunos com altas habilidades, como artes, cinema, inglês, produção de textos, jogos de matemática, educação financeira, geografia e ciências. (Material produzido pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Governador Valadares)

Foto: Leonardo Morais (PMGV)

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG