Faz parte da iniciativa das Bibliotecas o empréstimo de eletrônicos, objetos de papelaria, jogos lúdicos e guarda-chuvas
A “Biblioteca das Coisas” é o mais recente projeto do Sistema de Bibliotecas da Universidade Vale do Rio Doce (Univale). A ideia tem o primordial objetivo de ajudar e otimizar o dia a dia dos alunos e colaboradores da instituição. Na prática, a dinâmica consiste no empréstimo de itens que podem ter utilidade coletiva, interna e externa. Isso significa, o uso dentro das Bibliotecas ou fora, de acordo com a necessidade do usuário e regulamento da iniciativa. O projeto foi desenvolvido pelo time de bibliotecárias da universidade, que formulou quatro grupos de itens para compor a Biblioteca das Coisas:
Essa categoria está voltada para gerar entretenimento, distração e descanso. O empréstimo é concedido para uso nos campi
A ideia dessa categoria é atender uma demanda corriqueira e imediata de todos os estudantes. Nesse caso, o empréstimo dos itens será feito para o uso dentro das bibliotecas.
Vale lembrar que o Sistema de Bibliotecas já dispõe de 10 tablets. Mas, com os novos itens, o atendimento com eletrônico se ampliará, trazendo mais comodidade para quem precisa dos objetos emprestados.
Outra proposta desse novo projeto é, além da cultura de compartilhamento, criar e ampliar uma rede de doação, estimulando o reaproveitamento de objetos não mais úteis para si, mas relevantes em outros espaços. É por isso que a iniciativa tem como base de planejamento a arrecadação dos itens a serem disponibilizados. Sendo assim, qualquer pessoa, aluno ou colaborador da instituição, pode doar objetos para a Biblioteca das Coisas.
Assim como os alunos, colaboradores administrativos e professores usufruem do acervo de livros por meio de cadastro que dá direito ao empréstimo, a Biblioteca das Coisas também funcionará com registro no sistema. Dessa forma, os que já possuem cadastro nas bibliotecas já estão automaticamente aptos para ser um usuário da Biblioteca das Coisas.
A bibliotecária líder, Carolina Pereira, explica que a ideia do projeto compreende o atendimento de uma demanda solicitada por todos que passam boa parte do dia nos campi. “Em junho realizamos a ‘Semana do Café Mundial': propondo novidades em produtos e serviços’, e nessa ação, onde os usuários escreviam suas sugestões de melhorias em produtos e/ou serviços, nas mesas, tivemos o insight que poderíamos ir além dos tablets. Pesquisando cases de sucesso de bibliotecas universitárias, encontramos a ‘Biblioteca das Coisas’ de outras instituições, como por exemplo a da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), localizada em Florianópolis (SC). Daí, as sugestões propostas no Café, e as concepções que eu, e as bibliotecárias Isis e a Ana Luísa, que atualmente não está mais conosco, mas que contribuiu com a elaboração, propomos a nossa ‘Biblioteca das Coisas’ que foi aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUNI) em setembro, e publicado em outubro.”
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios