Com ações de prevenção e promoção à saúde, a UNIVALE segue indo ao encontro das necessidades da comunidade. Em uma manhã diferente no galpão da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi), alguns dos 32 colaboradores da entidade participaram de uma blitz educativa, com foco na saúde.
Sob orientação da professora Mônica Valadares, alunos dos cursos de Enfermagem e de Fisioterapia que participaram da blitz da saúde levaram orientações e atendimentos, como massagem e aferição de pressão arterial. Ainda foram usadas peças do Laboratório de Anatomia que representam partes do corpo, para facilitar a compreensão das informações;
“Nós estamos aproveitando a oportunidade para falar de três assuntos muito importantes. A prevenção das doenças cardiovasculares; a prevenção do câncer de intestino, e hoje a gente tem tido muitos diagnósticos; e também trabalhar a qualidade de vida, com fatores que podem propiciar uma vida mais saudável para todos nós”, explicou Mônica.
Para Letícia Batista Oliveira, aluna de Enfermagem, o contato com os colaboradores da Ascanavi na blitz da saúde foi um momento importante para colocar em prática os aprendizados teóricos da sala de aula. “A gente tem um contato muito direto com o pessoal e ouve alguns relatos do que eles vivem aqui. A gente tem mais acesso à realidade e pode pensar em melhorias para essa situação”, disse a estudante.
A blitz da saúde é uma iniciativa para aproximar a comunidade dos projetos de extensão da UNIVALE. Para os catadores, o horário da jornada de trabalho dificulta o acesso a postos de saúde, e eles comemoraram a oportunidade de serem atendidos no galpão da Ascanavi, com dicas sobre como adotar hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida, tanto em casa quanto no ambiente de trabalho.
“Está sendo muito bom, muito proveitoso, a gente adquire muita experiência. Nosso trabalho aqui é um trabalho muito longo, das oito horas da manhã até umas quatro e poucas da tarde, e a gente não tem tempo de procurar um posto de saúde. A UNIVALE vir aqui nos dá um apoio muito grande”, afirmou a catadora Maria Aparecida Rocha.