Sumário
Cadeira de rodas adaptada foi desenvolvida para criança atendida pelo Laboratório de Cinesiologia, do curso de Fisioterapia da universidade
A Júlia agora é só sorrisos: está de cadeira de rodas nova, e com muito mais conforto. Ela convive há cinco anos com um diagnóstico de paralisia cerebral e hidrocefalia, e vem sendo acompanhada por profissionais e alunos do Laboratório de Cinesiologia, em uma das clínicas do curso de Fisioterapia da UNIVALE.
As atividades que Júlia realiza têm o objetivo de melhorar sua condição motora. Durante os atendimentos, a professora Laura Oliveira Campos e o aluno Jorge Luiz Alves perceberam que a cadeira de rodas utilizada por Júlia estava inadequada para o desenvolvimento dela. Após essa observação, a cadeira foi convertida e adaptada, até ser entregue. Tudo isso em um intervalo de três semanas.

“Pensando em favorecer o desenvolvimento dela, a gente pensou em tentar fazer uma adaptação na cadeira dela. Convidei o Jorge, que além de aluno de Fisioterapia também é engenheiro, para ele me dar uma ajuda nisso. Passei para ele a minha ideia de colocar um suporte no meio da perna, para ela não ficar escorregando, e um suporte para conseguir apoiar o braço. A partir disso, o Jorge conseguiu fazer o desenho desse projeto”, afirmou a docente.
Você pode se interessar por:
De acordo com a professora da UNIVALE, a parceria com Jorge foi fundamental. Ele ajudou desde o desenho e a escolha dos materiais, até a montagem da cadeira de rodas. “A cadeira não tinha um assento adequado, então fizemos um trabalho que pudesse dar a altura para ela ficar, e também uma inclinação, para que ela pudesse se acomodar mais no encosto da cadeira, e aproveitar esse design para trabalhar a coluna dela. Fizemos um amparo, para que ela não pudesse escorregar da cadeira, e uma proteção para os braços não irem às rodas. Esse é o mecanismo mais adequado, mais ergonômico e mais tranquilo para trabalhar a criança dentro da cadeira”, explicou o estudante.

O resultado final foi aprovado pela família de Júlia. A mãe da menina, Ana Paula Barbosa, comemora o uso da nova cadeira de rodas: “Ficou muito bacana, agora a Júlia vai ter conforto, com estofados na cadeira. Ficou muito legal, foi um trabalho incrível. Estou muito realizada e muito feliz, porque agora a Júlia vai ter conforto, mais acessibilidade e vai poder passear mais, com a cadeira. Porque agora ela vai conseguir observar mais, uma coisa que não dava para fazer no carrinho”.
Veja também a matéria da UNIVALE TV sobre a adaptação da cadeira de rodas:










