A UNIVALE está capacitando colaboradores que compõem o pessoal técnico-administrativo (PTAs) para primeiros socorros em situações de urgência. O treinamento foi orientado pela professora do curso de Enfermagem, Aline Valéria de Souza, com participação de alunos do mesmo curso que integram a Liga Acadêmica de Trauma e Emergência em Enfermagem (Latenf) e estudantes de Medicina que fazem parte da Liga Acadêmica de Cirurgia, Trauma e Emergência (Lacite).
A capacitação em primeiros socorros foi ministrada nesta terça-feira (30) no campus II, e na quarta-feira (31) é a vez dos colaboradores do campus I. Com orientações e demonstrações práticas, os trabalhadores da UNIVALE aprendem a melhor maneira de lidar com pessoas que sofram desde quedas e engasgos, até a situações como acidente vascular (popularmente conhecido como derrame), parada cardíaca, desmaio, convulsões, hipoglicemia ou choque elétrico.
Aline Valéria lembra que um grande número de pessoas frequenta os campi da universidade, incluindo alunos, professores, PTAs e usuários de serviços oferecidos pela instituição. “Temos um universo aqui dentro. E as urgências podem acontecer em qualquer local, inclusive aqui na UNIVALE, como já tivemos alguns eventos aqui. Temos um setor de Biossegurança e Acolhimento para as pessoas que passam mal no campus. Porém, temos situações que precisam de ação imediata da pessoa no local, não dá tempo desse serviço chegar, não dá tempo do Samu chegar. Então, a gente precisa que todos os funcionários conheçam as regras básicas de um atendimento de emergência”, avaliou a professora.
Enfermeira do Setor de Biossegurança da universidade, Camila Castro também destacou a importância de que o corpo técnico da UNIVALE esteja preparado para prestar os primeiros socorros. “Nós vamos ensinar [nesses dois dias] para os colaboradores as práticas de urgência e emergência para pessoas que não têm a formação [em atendimentos de emergência], para que assim eles consigam ter uma noção básica de atendimento, caso tenha alguma intercorrência dentro da instituição”, comentou Camila.