Sumário
A infraestrutura está em construção e supre uma necessidade da região leste, que que sofre com a escassez de centro veterinário para animais de grande porte
Inovando nas políticas públicas para a saúde animal em Governador Valadares e região, estão em andamento as obras do 1º Centro Veterinário para animais de grande porte da cidade.
Para se ter ideia da representatividade dessa iniciativa é importante saber da escassez na região de serviços para animais de grande porte, como exemplifica o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Univale, Victor Negrão: “em um raio de 250 KM não há atendimento especializado para animais grandes... Se um cavalo tem uma cólica, que é uma das questões mais comuns, e precisa de um tratamento de urgência, emergência ou cirúrgico, não tem onde fazer na nossa região. Esse animal normalmente precisa ser transportado até BH, se ele suporta a viagem.” Na prática, a construção pioneira nessa especialidade vai melhorar a qualidade de vida dos animais que se enquadram nas espécies a serem atendidas. Entre as vantagens, o atendimento mais imediato e o menor tempo de viagem, no caso de animais vindos de cidades vizinhas.
A atuação do Centro contará com profissionais especializados no atendimento de quatro espécies, mas a expectativa é que duas correspondam ao maior fluxo de demandas:
- Equinos: cavalos e éguas (maior fluxo)
- Bovinos: bois, vacas e bezerros (maior fluxo)
- Ovinos: carneiros e ovelhas
- Caprinos: bode, cabra e cabrito
O novo Centro funcionará no Parque de Exposições José Tavares e, além de prestar serviços à comunidade, será para os estudantes de Medicina Veterinária da Univale um espaço de práticas dos fundamentos e teorias aprendidos em sala de aula.
A construção Pioneira do Centro Veterinário para animais de grande porte
A construção do 1º Centro especializado em atender animais de grande porte é mais uma contribuição da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) para o desenvolvimento da região. Neste caso, a iniciativa que está sendo custeada 100% pela Instituição, tem como propósito atender uma necessidade da comunidade rural, como os pecuaristas.
Para aproximar a demanda da região com o Centro, a construção da infraestrutura está sendo realizada no Parque de Exposições José Tavares, que é resultado de uma parceria com a União Ruralista Rio Doce.
Infraestrutura para atender os animais de grande porte
As obras iniciaram dia 4 de fevereiro e estão avançando dentro da programação esperada. De acordo com a engenheira responsável pelo projeto, Raissa Ferreira, “os serviços estão acontecendo de forma simultânea, visando agilizar o trabalho”. No projeto, a composição da obra inclui:
- área de Exames;
- sala de Cirurgia;
- sala de Apoio para Cirurgias;
- sala de Plantonista;
- laboratório;
- expurgo;
- copa;
- almoxarifado;
- departamento de Materiais de Limpeza;
- vestiários;
- diversas Baias para os animais;
- ambiente externo amplo.
“A atual fase das obras contempla a execução da parte elétrica em geral e a hidrossanitária. Uma equipe trabalha internamente, enquanto outra equipe trabalha na estrutura do observatório e vestiários. Já a estrutura de içamento de animais, está em fundação”, conclui a engenheira.
O novo Centro Veterinário trará mais experiência prática para os alunos do curso de Medicina Veterinária
Em consonância com o atendimento à demanda da comunidade pecuarista com os animais de grande porte, outro propósito do Centro é ampliar a experiência e prática dos alunos da Univale do curso de Medicina Veterinária. Com o novo espaço, os estudantes terão a oportunidade de concluir a graduação tendo a real vivência profissional com atendimento de animais grandes.
O coordenador de Medicina Veterinária, Victor Negrão, classifica essa conquista como um ganho acadêmico imensurável, um marco na história da Univale. “Sendo um diferencial que fortifica a experiência dos alunos, coloca no mercado profissionais mais capacitados e agrega para a Instituição quanto à avaliação do MEC e requisitos das Diretrizes Curriculares Nacionais”.