Sumário
Considerado de alto risco para o animal e de longa duração, o procedimento para cólica em equino foi um sucesso e um marco para o município e região
O mês de outubro começou com novidades para os criadores e amantes de cavalos. O Centro Veterinário para animais de grande porte, mantido pela UNIVALE, realizou a primeira cirurgia para tratamento da cólica em um equino. O tratamento, que antes exigia a transferência dos animais para Matipó ou Belo Horizonte, agora pode ser realizado em Governador Valadares — uma boa notícia que ameniza os impactos negativos sofridos pelos animais ao longo das viagens.
Professores e alunos do curso de Veterinária se dedicaram ao trabalho, que durou cerca de 4 horas, entre a preparação e a cirurgia propriamente dita. O procedimento exige muito preparo profissional e um grau substancial de tecnologia em equipamentos e materiais. “Foi necessária uma equipe muito grande, de médicos professores e alunos do sexto, sétimo e nono período e todo um aparato para o sucesso da cirurgia que consiste em abrir o animal e desfazer a compactação intestinal que causa muito dor e pode levar à morte do mesmo”, o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNIVALE, professor Victor Negrão.
Por se tratar de uma operação emergencial, com tantos riscos envolvidos, pelo porte físico dos equinos, a cirurgia nunca havia sido feita no município, que até julho do ano passado não tinha uma estrutura veterinária que comportasse um procedimento desse tamanho, e o destino de grande parte dos animais acometidos de cólica, era a morte.
Cirurgião veterinário e professor, Bruno Freitas diagnosticou a patologia e realizou a operação. “O animal chegou com dor abdominal, tinha uma compactação do segmento intestinal causada por alimentação inadequada, consumia capim picado. A cirurgia foi um sucesso e o cavalo está se recuperando bem”, conta.
A experiência do médico anestesista, o professor Caio Bustamante, além do protocolo predeterminado, manteve o paciente estável, com todos os parâmetros e sem nenhuma complicação. “Isso fez com que a cirurgia ocorresse de forma adequada e tranquila, o que possibilitou uma rápida recuperação. Estamos trabalhando para sermos o Centro Médico Veterinário reconhecido na região”, concluiu Caio.
Cólica em equino
A cólica em equinos pode levar a complicações graves e até mesmo à morte do animal. Ela pode ser desencadeada por diferentes fatores, incluindo alimentação inadequada com poucos nutrientes ou alimentos de pouca qualidade, baixa ingestão de água, estresse causado por excesso de atividade ou mudanças na rotina animal.
O controle da dor do animal deve ser primordial nessas situações. O médico-veterinário é a pessoa mais capacitada para conduzir esses casos adequadamente e, a partir do exame clínico e complementar, optar pelo tratamento clínico ou cirúrgico.
Centro Veterinário para animais de grande porte
Inaugurado em julho de 2022, o Centro Veterinário para animais de grande porte possui equipamentos especializados e espaço adequado para atendimento. Localizado no Parque de Exposições José Tavares Pereira, é uma parceria entre a UNIVALE e a União Ruralista do Rio Doce (URRD).
Além de consultas agendadas e cirurgias diversas, o Centro Veterinário oferece exames laboratoriais, tratamento de feridas e atendimentos de urgência e emergência, incluindo procedimentos de imagens como ultrassonografia e raio-x. Tudo ofertado com valores abaixo da média do mercado.
A atuação do Centro conta com profissionais especializados no atendimento de quatro espécies — equinos: cavalos e éguas (maior fluxo); bovinos: bois, vacas e bezerros (maior fluxo); ovinos: carneiros e ovelhas e caprinos: bodes, cabras e cabritos.
A unidade clínica também funciona como espaço de aprendizado para os alunos do curso de Medicina Veterinária da UNIVALE.