Alunos de Odontologia em cima do palco do Hermirão, comemorando após a Cerimônia do Jaleco

Cerimônia do Jaleco marca início da vida acadêmica para alunos de cursos da área da Saúde

14 abril, 2023

A Cerimônia do Jaleco é um rito de passagem que marca o início da vida acadêmica para estudantes de cursos da área da Saúde. Na UNIVALE, esse momento foi marcado por emoção e apoio das famílias dos calouros, em solenidades que estão acontecendo no auditório do Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, o Hermirão.

Aluno do 1º período de Enfermagem, Fabrício Rodrigues Freire Júnior recebeu seu jaleco das mãos de sua mãe e irmã, e admite que se emocionou com a cerimônia. “Isso representa a experiência de ter o primeiro contato com o jaleco, usado na área da saúde por todo o período da formação, e depois de formado também. Representa o cuidado com o próximo, a proteção de mostrar que está seguindo os protocolos”, afirmou o estudante.

Coordenadora dos cursos de Biomedicina e de Estética e Cosmética, a professora Daniele Altera avalia que a cerimônia é um momento de transição e símbolo da jornada dos futuros profissionais. “O jaleco não é apenas um equipamento de proteção individual, é também uma marca universal para nós, da área da Saúde. A cor branca representa limpeza e fraternidade. Para nós, profissionais, significa proteção. Para os pacientes, significa cuidado e preocupação com a saúde no ambiente de trabalho”, declarou a docente.

Alunos do curso de Odontologia com braços estendidos, fazendo juramento durante a Cerimônia do Jaleco

“É como se fosse a primeira formatura”

Para o coordenador do curso noturno de Odontologia, João Pedro Albuquerque, a solenidade tem peso semelhante ao do fim da graduação. “A Cerimônia do Jaleco é como se fosse a primeira formatura para o aluno. É a entrada deles neste mundo da universidade, do ensino superior e do conhecimento mais avançado de uma profissão que eles estão escolhendo. E o símbolo das profissões da área da Saúde é o jaleco branco com o nome deles e o brasão da profissão, que aqui é a Odontologia”, disse.

Para as futuras dentistas Dyana Fernanda e Laryssa Valentim, a Cerimônia do Jaleco também demonstra um acolhimento aos calouros. “A gente se sente mais acolhida, faz parte do ambiente. Na minha turma tem muita gente que veio de fora, é muito importante este acolhimento da UNIVALE com a gente”, disse Dyana. “Isso representa para mim um rito de iniciação, um acolhimento da universidade conosco. É uma iniciação da carreira que a gente escolheu para a vida”, acrescentou Laryssa.

Aluna de Odontologia vestida em Jaleco branco e sendo abraçada por seu pai

A mais recente Cerimônia do Jaleco foi realizada na noite de quinta-feira (13), para alunos de Medicina Veterinária. “É um momento deles se conectarem à saúde, à profissão que eles vão exercer. É um símbolo da Veterinária o uso do jaleco, então é para eles também um momento de confraternização e união. É importante as famílias darem essa importância e esse estímulo também”, observou o coordenador do curso, professor Victor Negrão. “Estudar Veterinária sempre foi meu sonho, e estar na cerimônia é muito gratificante. Meu pai e minha mãe estavam muito ansiosos por isso”, disse o aluno Carlos Neto.

Antes disso, as cerimônias aconteceram para os cursos de Farmácia, Fonoaudiologia e Nutrição, em 23 de março; para Odontologia, em 30 de março; e para os cursos de Biomedicina e de Enfermagem, em 5 de abril. A próxima solenidade será em 27 de abril, para Fisioterapia, Estética e Cosmética e Terapia Ocupacional. Em seguida será a vez do curso de Medicina, em data ainda a ser definida.

Veja vídeo que a UNIVALE TV fez da Cerimônia do Jaleco do curso de Odontologia:

Veja também o registro que a UNIVALE TV fez da Cerimônia do Jaleco do curso de Medicina Veterinária: